Metadados

4 argumentos para convencer seu chefe a investir em software de RH

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player acima!

Como está a produtividade da equipe de Recursos Humanos da sua empresa? Baixa e com muitos erros e desorganização? Você já imaginou que toda sua empresa pode estar sendo afetada pela falta de inovação? Se sua resposta foi sim, entendemos que diversos fatores contribuem para a direção não investir em ferramentas tecnológicas adequadas. Mas, isso não deve ser um empecilho para a corporação parar de crescer.

Afinal, só quem sente na pele a dificuldade de organizar e gerir um setor de Recursos Humanos com ferramentas obsoletas e defasadas sabe a importância que um software de RH faria na execução do trabalho diário, não é mesmo?

Porém, a maioria dos profissionais, inclusive os de Tecnologia da Informação, acabam barrados pela direção quando o assunto é investir em tecnologias para os demais setores da empresa, como o RH, por exemplo.

Pensando em apresentar argumentos para que você consiga convencer seu chefe a adquirir um software de RH, nós, da Metadados — empresa que desenvolve e oferece sistema para a gestão de Recursos Humanos — elaboramos este artigo. Aqui, você encontrará a solução que tanto procura para ajudar sua empresa a voltar a crescer. Confira!

O RH no dia a dia

Há tempos, o RH deixou de atuar e se ver como um setor apenas operacional e passou a ser estratégico para a empresa. Assim, além de realizar as atividades corriqueiras como a gestão da folha de pagamento, férias de colaboradores, admissões, desligamentos, entre outros, o RH passou a agir de acordo com o plano de crescimento da empresa, potencializando as pessoas como ferramentas ímpares para esse progresso.

Nesse contexto, o RH passou a ser um dos pilares para o sustento dos negócios de toda empresa. Com isso, a responsabilidade do setor também cresceu e os desafios são diários.

Por isso, ferramentas antiquadas para o desenvolvimento do trabalho do setor já não deveriam mais ser aceitas no dia a dia, pois impactam diretamente nos resultados. Essa informação é comprovada no levantamento de uma empresa americana chamada Humanos Bambo RH, que revela que 90% das planilhas de empresas que ainda não utilizam um software de RH contêm erros significativos. A pesquisa aponta ainda que 50% dessas empresas já sofreram algum tipo de processo por questões trabalhistas, oriundas de erros gerados pela não utilização de uma ferramenta confiável.

Ou seja, cada dia mais os profissionais estão se convencendo que a tecnologia deve ser a principal aliada da empresa, junto das pessoas. E, que as pessoas e a tecnologia andam juntas quando o assunto é crescimento. Na sua empresa, essa ideia ainda não foi observada pela direção? Que tal iniciar convencendo seu chefe da melhor alternativa? Confira 4 argumentos que você poderá utilizar para provar que um software de RH é a peça-chave para o crescimento da corporação!

1. Confiabilidade da informação

Saber que as informações contidas nos documentos são verdadeiras, precisas e confiáveis traz mais segurança ao setor de RH e à empresa. A confiabilidade é essencial para que o profissional produza mais e

m menos tempo, pois não terá a necessidade de retrabalho.

Assim, a produtividade gerará economia de tempo e dinheiro para a empresa, informação imprescindível para seu chefe, concorda? Pois é, o software permite que os profissionais executem suas tarefas operacionais com maior agilidade e precisão, diminuindo o tempo despendido para isso e possibilitando ações estratégicas como retenção e recrutamento de talentos, treinamento de colaboradores, plano de carreira e endomarketing.

Além disso, as informações corretas e a confiabilidade desses dados geram economia à empresa, vis

to que a probabilidade de erros em cálculos como férias, rescisões, ou até do próprio salário, são praticamente nulas. Ou seja, o RH terá a certeza de que suas atividades estão corretas e poderá se ocupar com ações que geram mais resultados para a empresa a médio ou a longo prazo.

2. Centralização das informações

Quem nunca precisou de uma informação em cima da hora e teve dificuldade para encontrar? Isso é mais comum do que se pensa. Sem uma ferramenta adequada para compilar essas informações, é até normal que elas se percam no meio do caminho. Por isso, a centralização das informações se faz necessária. E somente um software pensado e programado para isso será capaz de atender essa necessidade de todos os setores e especialmente a do RH que contém todas as informações da empresa.

Assim, encontrar os dados de dias, meses ou anos anteriores será muito mais ágil e seu chefe entenderá que até ele poderá acessá-las sem a necessidade do auxílio de um profissional de RH ou da Tecnologia da Informação. 

3. Autonomia

O acesso às informações, como citado no item 2, pode ser facilitado quando, além de centralizadas, elas estejam disponíveis para os profissionais. Isso é autonomia, pois elimina o tempo que o RH precisaria aplicar para consultar determinada informação e permite que o profissional designado com login e senha tenha autonomia para consultar quando necessário. Isso inclui a direção, a gerência e demais colaboradores.

Ou seja, é uma forma de minimizar o impacto do tempo que pequenas consultas ocasionam ao setor de RH. Afinal, dúvidas com o ponto e com a folha de pagamento são comuns, né!?

4. Suporte próprio

Claro que quase toda empresa possui um setor de Tecnologia da Informação que presta suporte para os demais setores. Contudo, o profissional de TI não pode estar a todo momento prestando esse auxílio. Por isso, ter um software que ofereça suporte próprio é um dos principais argumentos que você terá para convencer seu chefe.

Isto é, um software com suporte próprio dará maior liberdade para o setor de RH resolver questões que ainda não tem o domínio. Da mesma forma, o profissional da TI também ficará mais tranquilo para realizar outras tarefas, fundamentais para o desenvolvimento da empresa.

Assim, todos saem ganhando. A empresa por perceber que a melhor solução para seu crescimento é um software aliado às pessoas; os profissionais de RH que ganharão autonomia, agilidade, confiabilidade e assertividade em todos os processos; e o profissional de TI que conseguirá desenvolver suas atividades normalmente, sem precisar estar prestando suporte ao RH diariamente.

Aqui na Metadados, empresa especializada em soluções tecnológicas e serviços de apoio à gestão de pessoas, nosso suporte tem mais de 96% de aprovação dos clientes. Conheça mais sobre nossos produtos e serviços especializados em RH aqui!

E então, você será capaz de convencer seu chefe a adquirir um software de RH? Acreditamos que sim! Por isso, após convencê-lo, você precisará escolher o melhor software do mercado, certo? Facilitamos esse processo para você! Descubra nesse infográfico quais as etapas de compra que deverão ser avaliadas para acertar na compra!