Empresas devem estar atentas ao bem-estar dos colaboradores e à legislação
Uma das primeiras medidas adotadas por grande parte das empresas, assim que a pandemia teve início, foi a adoção do home office. Com as equipes trabalhando em casa e evitando aglomerações, a proliferação do vírus diminui, o que beneficia a todos. A atuação remota, porém, exige cuidados por parte dos gestores e do RH, bem como o retorno gradual dos profissionais aos seus postos de trabalho. Para o bem-estar geral, ambas as práticas não podem ser implementadas de qualquer forma.
No caso da volta ao trabalho presencial, as questões que envolvem a biossegurança precisam estar bem alinhadas. Por outro lado, na implementação do home office, é preciso estar de olho na legislação vigente para evitar problemas legais. “As organizações devem se assegurar que estão cumprindo os requisitos ligados a temas como jornada de trabalho, horas extras, ergonomia, segurança do trabalho e saúde ocupacional. É preciso estar atento ainda à aderência a convenções coletivas na área de teletrabalho, orientando gestores quanto ao seu papel no que diz respeito a relações trabalhistas”, explica Cleo Carneiro, diretor da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Telatividades (SOBRATT) e diretor do Grupo de Consultoria em Teletrabalho (GCONTT).
Cuidados na Organização
Para implantar o home office de forma adequada, Carneiro elenca cinco cuidados que as organizações devem tomar:
- Garantir que as ferramentas ligadas à Tecnologia da Informação (TI) e à Segurança da Informação, que permitem o acesso a dados e comunicação remotos, estejam asseguradas;
- Editar um aditivo ao contrato dos colaboradores que contemple as especificidades do trabalho remoto e que blinde a empresa e o colaborador de problemas trabalhistas;
3 – Estabelecer uma Política de Teletrabalho que contemple todas as questões envolvendo o Trabalho Remoto – regime, benefícios, regras de ergonomia, de TI, compromissos, monitoramento e avaliação;
4 – Capacitar gestores e participantes para os seus papeis no processo;
5 – Monitorar e avaliar continuamente o processo.
Protocolos de biossegurança devem ganhar atenção
Pouco a pouco, as funções que não podem ser exercidas em home office estão voltando a serem praticadas nas empresas. Contudo, é importante que existam regras claras de segurança que sejam seguidas por todos.
Na Metadados, protocolos de biossegurança foram criados visando a saúde e bem-estar das equipes. O material recebeu o nome de Cartilha de Medidas de Proteção ao Colaborador – Contingência Covid-19 e é personalizado à realidade da empresa. O conteúdo oferece informações detalhadas de todas as medidas de segurança que devem ser aplicadas e tem como objetivo reforçar e disseminar informações sobre as medidas de prevenção individual, promoção da saúde e bem-estar, bem como medidas de proteção coletiva e notícias atualizadas sobre a pandemia.
Por fim, confira algumas diretrizes do conteúdo:
- A máscara deve ser utilizada por todos ambientes da empresa durante a permanência do colaborador no local;
- A limpeza das mãos deve ser intensificada, aumentando a frequência das lavagens ao longo do dia;
- O colaborador deve realizar a higienização diária, com solução de álcool 70% e papel toalha, da mesa e materiais de uso como computador, monitor, celular, mouse e teclado;
- Todos devem manter um distanciamento mínimo de 2 metros de outro colega de sala, respeitando também a capacidade máxima de ocupação do ambiente.

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