Dia das mães: descubra se você é (também) uma profissional multitarefa - Blog do RH
Metadados

Dia das mães: descubra se você é (também) uma profissional multitarefa

Se você é multitarefa, precisa dar mais atenção à qualidade de vida e a tantos outros fatores. Acompanhe!

Cada vez mais, e também devido à crise financeira do país, o mercado de trabalho brasileiro precisa de profissionais multitarefa, isto é, capazes de executar diversas atividades ao mesmo tempo.

Conhecidas como pessoas que conseguem realizar mais do que uma tarefa ao mesmo tempo, as mulheres têm ganhado espaço quando o assunto é este. Claro que aqui não estamos nos referindo às atividades de cuidados com os filhos, que nesse caso, sim, toda mãe é multitarefa. Mas, o que queremos descobrir é se realmente você é uma profissional multitarefa em sua função e se isso é bom ou ruim para sua carreira profissional.

Afinal de contas, já são cerca de 104 milhões de brasileiras no mercado de trabalho. Isso representa 43% de todo o quadro. Em média, as mulheres são chefes de 38% dos lares, além de ocupar mais as salas de aulas das universidades. Esses dados devem revelar alguma coisa, não é mesmo?

Então, se você é multitarefa, precisa dar mais atenção à qualidade de vida, à capacidade de organização e a tantos outros fatores. Pensando nisso, elaboramos este artigo para que possamos entender se além de mães multitarefa, você é uma profissional multitarefa. Acompanhe!

O que é um profissional multitarefa?

Podemos considerar um profissional multitarefa aquele que possui a capacidade de realizar mais do que uma atividade diferente ao mesmo tempo, sempre de forma organizada, desde o início até a conclusão total. Esse profissional precisa saber trabalhar de forma planejada e administrar muito bem o seu tempo. Caso contrário, não conseguirá desempenhar suas atividades com a qualidade necessária.

Aliás, a qualidade é essencial para o profissional ser considerado multitarefa, pois não basta assumir diversas tarefas e não conseguir executá-las. Quando isso ocorre, certamente haverá atrasos e acúmulo de trabalho, o que deixará o profissional sobrecarregado.

Além disso, quando pensamos em um profissional multitarefa, logo lembramos do quesito produtividade, maior produtividade, no caso. Porém, um relatório da Harvard Business sobre um estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria revela que nem sempre a lógica multitarefa é igual a maior produtividade. Ele demonstrou ainda que a troca frequente de atividades reduz a produtividade em 40% e o QI em 10 pontos.

Assim, é preciso considerar esses aspectos para podermos conceituar se o profissional é multitarefa ou muito atarefado.

Características do profissional multitarefa

Os profissionais que se enquadram no perfil multitarefa possuem algumas características semelhantes, entre elas podemos citar:

  1. Resiliência: o profissional multitarefa é, por natureza, resiliente. Ou seja, capaz de moldar-se às demandas que surgem ao longo do dia na empresa. Um profissional resiliente consegue voltar ao foco de uma atividade rapidamente, mesmo após ter sido chamado para uma reunião, após atender um telefonema, resolver um conflito, escrever um e-mail, por exemplo.
  1. Competência: normalmente, o profissional multitarefa tem uma formação multidisciplinar que ultrapassa os conhecimentos específicos de sua graduação ou especialização. Ele é capaz de aliar sua capacidade técnica com gestão de pessoas, finanças, vendas, liderança, entre outros, facilmente.
  1. Organização: outra característica presente nestes profissionais é a organização. Mesmo executando diversas tarefas ao mesmo tempo, o multitarefa possui capacidade de executá-las, principalmente por ter planejado e organizado.
  1. Adaptação: por conseguir se adaptar facilmente às atividades que deverá exercer dentro da empresa, o profissional multitarefa é muito disputado pelas empresas, já que conseguem fazer um “rodízio” dos colaboradores por setores, conforme as demandas que surgem. Nesse contexto, o multitarefa é essencial. 

Vantagens e desvantagens de ser um profissional multitarefa

É claro que ser um profissional multitarefa tem seus pontos positivos e negativos. Como tudo na vida, existe o ônus e o bônus, certo? Por isso, listamos aqui algumas dessas vantagens e desvantagens. Avalie!

Vantagens

  • Disponibilidade para auxiliar com ideias e conhecimentos;
  • Capacidade de gerir o tempo e as demandas;
  • Competências como proatividade e dinamismo;
  • Ser referência na empresa para desenvolver atividades mais completas e importantes;
  • Conquistar espaço por ser mais responsável;
  • Maior chance de crescimento profissional;
  • Capaz de lidar com a pressão do dia a dia;
  • Ser reconhecido pelos superiores e colegas;
  • Capaz de se autodesenvolver;
  • Maior potencial de liderança.

Desvantagens

  • Incapaz de dizer “não”;
  • Risco de maior sobrecarga de tarefas;
  • Centralizar o trabalho e impedir que outros colegas opinem e auxiliem;
  • Acúmulo de atividades e maior risco de atraso nas entregas;
  • Maior risco de sofrer com doenças como estresse, depressão, ansiedade;
  • Contínua sensação de cansaço físico e mental;
  • Centralização das atenções dos seus gestores, diminuindo a confiança dos colegas em executarem suas atividades;
  • Desenvolver a síndrome de Burnout, uma doença psicológica grave, ocasionada pelo excesso de trabalho.
  • Interferência na qualidade de vida, dentro e fora da empresa.

Dicas para ser um multitarefaanuncio lateral

 Se você ainda não é um profissional multitarefa, mas está pensando em se qualificar para isso, temos duas dicas valiosas. A primeira é quanto à atualização. Para ser um profissional multitarefa é preciso estar em constante atualização, isto é, buscar cursos, livros, conhecimentos que enriqueçam seu discernimento sobre o assunto que deseja ou que já trabalha. A atualização contínua é uma característica dos dias de hoje e, com os avanços tecnológicos, essa possibilidade está mais fácil do que nunca.

A segunda dica é que você aprenda a gerir seu tempo, elencando prioridades e executando-as conforme estabelecidas. Desenvolver o foco e a concentração são essenciais para isso. Desejamos sucesso!

Considerações

Só as mães sabem como é ser multitarefa todos os dias, não é mesmo? Levam seus filhos à escola, prepararam o lanche, os pegam na natação, no balé, no cursinho de inglês, os acompanham nas tarefas, entre tantas outras coisas.

E, além disso, também precisa “se virar nos 30” no trabalho. Mas isso não é tarefa difícil. Contudo, é necessário que a mãe fique atenta a essa correria do dia a dia que pode desencadear algumas complicações.

Mas, como vimos, é possível sim ser multitarefa na vida profissional também. O que cabe a toda mãe é ser vigiante e se dedicar sempre mais ao que a faz bem. O sucesso é consequência do trabalho, em todas suas instâncias. Desejamos sucesso!