Metadados

Notícia: eSocial lança ferramenta de monitoramento

Semáforo: este é o nome dado à ferramenta lançada pelo eSocial, para dar mais transparência ao projeto. 

Por meio dessa ferramenta, o usuário poderá verificar se os Web Services do Ambiente Nacional estão operando normalmente ou se há algum problema no tráfego.

Segundo o Comitê Gestor do eSocial, o Semáforo vai monitorar os ambientes de produção (dados oficiais) e de produção restrita (testes). Assim, é possível checar, por exemplo, se há acúmulo de eventos processados pelo eSocial, o que ocasionaria uma demora no envio das respostas aos usuários ou se o próprio sistema do eSocial está fora do ar.

A notícia divulgada no Portal oficial do eSocial diz que além de ser mais uma medida de segurança para os empregadores, o Semáforo permitirá que os desenvolvedores e usuários saibam a origem de atrasos e problemas, isto é, se eles ocorreram no Ambiente Nacional do eSocial ou no sistema de gestão da folha de pagamento.

O Comitê divulga ainda que a verificação acontecerá a cada 15 minutos e recebeu o nome de Semáforo porque usará códigos das cores de um semáforo de trânsito, seguindo essa lógica:

  • Verde: para as operações que estão ocorrendo de forma normal;
  • Amarelo: o sistema do eSocial está operando, mas há acúmulo de informações a serem processadas, o que levará maior tempo para a resposta ao usuário;
  • Vermelho: para quando os Web Services dão respostas negativas às conexões.

Veja o modelo abaixo, disponibilizado no Portal do eSocial:

eSocial e suas constantes atualizações

As últimas atualizações do eSocial demonstram o que muitos profissionais e empresas esperavam no decorrer do projeto: ajustes constantes. Isso ocorre, em tese, por ser um desafio muito grande para todos — governo e usuários.

Pode-se considerar até “normal” que essas atualizações aconteçam. O que não se pode aceitar é que as empresas/usuários fiquem vulneráveis às mudanças, sem o apoio de especialistas ou, ao menos, conhecer as novas funcionalidades do sistema.

No mercado, já existem ferramentas até mais funcionais que o próprio sistema do eSocial oferece, visto a expertise de desenvolvedores de soluções, como a Metadados — empresa que desenvolve e oferece sistema para a gestão de Recursos Humanos. Com o Sistema gerenciador do eSocial da Metadados, as empresas ficam mais seguras em relação ao projeto como um todo, já que recebem, além dos retornos automáticos dos eventos enviados ao eSocial, auditoria de campos e validações de informações.

Quer conhecer mais sobre essa solução? Acesse aqui e tenha um eSocial sem surpresas!