Notícia eSocial: mudança no prazo de envio de eventos - Blog do RH
Metadados

Notícia eSocial: mudança no prazo de envio de eventos

O Comitê Gestor do eSocial confirmou, nesta primeira semana de junho, a mudança no prazo de envio de eventos.

Isso mesmo! A notícia tão esperada por profissionais de Recursos Humanos foi confirmada pelo Comitê Gestor do eSocial nesta primeira semana de junho: a mudança no prazo de envio de eventos.

Isso quer dizer que, durante o período de implantação do eSocial, o prazo de envio dos eventos que vencem no dia 07 do mês seguinte ao da competência informada, incluindo o fechamento da folha no evento S-1299, passa para o dia 15 de cada mês.

A alteração, que já passa a valer para os eventos relativos à competência maio de 2019, que vencem em junho, contempla também os demais eventos periódicos, não periódicos e de tabela que seguem a regra geral.

Confira mais detalhes sobre a mudança nos prazos do eSocial neste artigo produzido pela Metadados — empresa que desenvolve um completo Sistema de RH.

eSocial: os prazos que não mudam

Ainda que o prazo de envio tenha sido alterado, é importante lembrar que os prazos legais de recolhimento dos tributos e FGTS não mudam.

Além disso, os prazos diferenciados estabelecidos no Manual de Orientação do eSocial – MOS, permanecem. Assim, eventos como S-2200 e S-2190 (Admissão) deverão ser informados até o dia anterior ao do início da prestação dos serviços, por exemplo. Outro exemplo pode ser o prazo para os eventos de desligamentos, que permanece o décimo dia após a data da rescisão, entre outros.

Aproveite para baixar o cronograma completo do eSocial com todas as fases do projeto.

Motivos da protelação

De acordo com a publicação no site oficial do eSocial, a dilatação do prazo tem o objetivo de atender as solicitações feitas pelas empresas, já que, durante o período de implantação do eSocial, não deve haver impacto no vencimento dos recolhimentos devidos.

Evite surpresas!

É fato que uns dias a mais no prazo trazem mais tranquilidade para o profissional de RH que deve informar os eventos ao eSocial. Porém, é preciso ficar atento e evitar surpresas, pois mesmo com um tempo maior, as inconsistências das informações podem atrasar os envios, até mesmo com o prazo estendido.

O ideal é poder contar com o apoio especialistas em folha de pagamento e eSocial, como a Metadados que, pensando em facilitar o trabalho de milhares de profissionais, desenvolveu um Sistema Gerenciador do eSocial, que traz todas as alterações do projeto e garante entregas consistentes. Conheça mais sobre ele aqui!

Conheça também o que falam alguns profissionais de RH que já utilizam o Sistema Metadados:

 “No momento que decidimos pela Metadados, nós aderimos ao projeto do eSocial completo. Cumprimos o cronograma à risca, inclusive com antecedência. A Metadados é uma empresa com muitos anos de mercado, com credibilidade, profissionais qualificados e excelente atendimento. Recomendo a Metadados para que possamos chegar em casa e dormir tranquilos.”

Juliano Santos – Analista de RH na Agrimar

“ A Metadados foi nossa leal parceira neste período de mudanças, com capacidade técnica e inteligência. A forma com que foi desenvolvido o envio dos eventos facilitou bastante nossa rotina”.

Mariana Scalabrin – Gerente de RH na Translovato