Notícia eSocial: nova versão do manual de orientação
Metadados

Notícia eSocial: nova versão do manual de orientação

Se você pensou que as mudanças do eSocial tinham terminado, sentimos em dizer, mas você estava enganado. 

Elas continuam e, por isso, é fundamental manter-se atualizado. A última delas, publicada no dia 18 de junho de 2018, é a atualização do Manual de Orientação para o Empregador e Desenvolvedor.

Se você ainda não sabe o que mudou, continue acompanhando nosso artigo, desenvolvido pela Metadados – empresa que desenvolve sistemas para a gestão de Recursos Humanos há mais 32 anos, inclusive para o gerenciamento do eSocial. Confira!

Versão 3.0 do Manual

Como falamos anteriormente, o Manual de Orientação para o Empregador e Desenvolvedor passou por atualização, de acordo com a divulgação da Caixa Econômica Federal (CEF). A publicação – Circular Caixa nº 814/2018 – DOU 1 de 18.06.2018 – lança a versão 3.0, que trata da solução sistêmica e operacional para a comunicação com o FGTS e geração da guia de recolhimento do FGTS (GRFGTS), para uso em ambiente de produção restrita do FGTS e ambiente de produção após a vigência do eSocial.

De acordo com a publicação, para a geração desta guia, o empregador poderá optar pela utilização de aplicativo de folha de pagamento (webservice) ou pela utilização de funcionalidade na Internet (online), gerando a guia com base nas informações prestadas pelo empregador por meio do eSocial, entre outras formas aprovadas pelo Agente Operador do FGTS.

A comunicação com o FGTS, em ambiente de produção, observa o cronograma publicado pela Resolução CD-eSocial nº 1/2017, que divulgou o cronograma e o prazo de envio de informações definindo o início da obrigatoriedade de transmissão dos eventos, validado pela Circular Caixa nº 802/2018.

Caso você não tenha tempo suficiente para acompanhar todas as notícias do eSocial, assine nossa Newsletter e receba semanalmente todas as atualizações do eSocial e das demais legislação que afetam o seu RH. Além disso, você pode acessar nossos conteúdos sobre este e outros assuntos do seu setor, aqui!

Fonte: Portal eSocial e Editorial IOB.