7 problemas para o RH resolver em 2020

Descubra se você enfrenta algum destes obstáculos no seu dia a dia e saiba como solucioná-los agora!

Já é rotina. Quando o final do ano se aproxima, é preciso traçar seu planejamento de recursos humanos para os próximos 365 dias. Colocando-se no centro das atenções, seu maior objetivo é resolver os problemas do dia a dia que impactam na execução dos processos. E, por mais que pareçam triviais quando comparados aos desafios de pensar estrategicamente em toda a corporação, estes problemas diários podem trazer grandes consequências à empresa e aos profissionais, que sentem na pele as dificuldades.

 Na sua empresa, quais são os desafios para 2020? Você já parou para pensar nestes problemas que afetam o sucesso e o bom andamento dos processos internos do seu RH? Para que você possa fazer uma reflexão sobre a atual conjuntura da sua área, elencar os problemas que deseja resolver ainda em 2020 e traçar o melhor plano para isso, nós, da Metadados — empresa que desenvolve Sistema para a gestão eficiente de Recursos Humanos — produzimos este conteúdo. Acompanhe!

Vai aguentar até quando, RH?

Antes de tudo, precisamos entender que cada empresa e setor de RH têm suas particularidades. Questões como o porte, a estruturação e a própria cultura influenciam no que é considerado um problema. Para tanto, existem aspectos que toda corporação precisa evitar para que os profissionais de Recursos Humanos se sintam mais motivados, tenham maior produtividade e, claro, alcancem os objetivos propostos.

Conviver com processos engessados, centralizados e muito burocráticos não oxigenam o ambiente, dificultam o dia a dia e trazem insegurança. Até quando você está disposto a aguentar esses problemas no seu RH? Confira abaixo 7 problemas que você pode ter e deve resolver ainda em 2020. Ah, conte com a ajuda da Metadados para isso!

#1 Sistemas desintegrados e instáveis

Este, talvez, seja um dos principais problemas do RH: ter um sistema diferente para cada processo. Para o ponto, o software utilizado é um. Para a folha de pagamento, outro. Para a compra e gerenciamento de benefícios, o processo é todo manual e controlado em planilhas. Quando falamos em recrutamento e seleção, o sistema não atende por completo e é preciso fazer controles paralelos. Treinamento e desenvolvimento, então, são realizados todos em planilhas.

No final do mês acontece o óbvio: nenhum desses sistemas se integram. Os registros do ponto precisam ser digitados manualmente na folha. Para os lançamentos de benefícios, o mesmo. Depois, é preciso fazer a conferência e torcer para que não tenha lançado nada errado e que o sistema tenha realizado os cálculos corretamente.   

Já imaginou isso todos os meses? Sim! Isso é muito comum. Ter sistemas desintegrados e instáveis é um problema que afeta muitas áreas de RH. Para que haja sincronia entre os processos, segurança no cumprimento da legislação e nos cálculos da folha de pagamento, o ideal é ter um sistema único para todos os processos. Assim, por meio da integração automatizada, há o mínimo de interferência do profissional de RH, mantendo o processo mais seguros.

Além disso, a integração entre os sistemas evita outros problemas que podem desencadear deste, como custos extras com folhas de pagamentos erradas, com suporte para cada um dos sistemas, entre outros.

#2 Atendimento e suporte demorados

O segundo problema que elencamos diz respeito ao atendimento e suporte dos Sistemas de RH. Empresas que não têm o cliente como prioridade, oferecem péssimos atendimentos e chamados de suporte que demoram meses para serem atendidos.

 Já imaginou você estar fechando sua folha de pagamento e precisar de um suporte e seu fornecedor simplesmente não fornecer o atendimento? Ou ainda: para que consiga ser atendido, será preciso desembolsar um valor extra?

Isso é muito comum. Por isso, se esse problema acontece na sua empresa, está na hora de repensar seu fornecedor e escolher empresas certificadas internacionalmente como referência em suporte a software (Certified Software Support – HDI).  Este é mais um problema que você deve resolver em 2020.

#3 Custos extras constantes

Recursos limitados. Qual é a empresa que não trabalha assim? A verba destinada ao RH precisa ser utilizada, sem gastos extras. Por isso, cada custo precisa ser planejado. Contudo, não é bem isso que muitas empresas de softwares oferecem. Profissionais de RH relatam que após a contratação do produto e serviço, os custos extras começam a surgir.

Entre eles, os principais são: horas a mais de implantação do sistema do que proposto no projeto inicial; taxa para atualização de versão do sistema; custos de customização para atendimento da legislação; e serviços de assessoria de suporte cobrados à parte, sem conhecimento prévio do cliente.

Este é um problema que você enfrenta hoje e quer resolver em 2020? Então saiba que não são todas as empresas que agem desta forma. Profissionalismo e respeito ao cliente é fundamental.

# 4 Retrabalhos

Outro problema enfrentado por muitos profissionais de Recursos Humanos é o retrabalho. Às vezes, esse trabalho extra nem é percebido, afinal, o foco é manter os processos corretos e dentro do prazo.  

Mas, se pararmos para observar, conseguimos identificar todas as tarefas paralelas que ocupam o tempo do profissional que poderia ser destinado para ações mais pontuais e resultados mais visíveis. Se a equipe tiver mais do que um sistema, por exemplo, a mesma informação deverá ser lançada em mais de uma tela/sistema. Além disso, as conferências, nestes casos e, em sistemas falhos, são outra atividade desnecessária quando é possível confiar em um sistema de RH.

#5 Relatórios manuais e duvidosos

O quinto problema a ser resolvido em 2020 são os relatórios. Questione-se: quanto autônomo eu sou no momento de personalizar e extrair meus relatórios? Minha equipe e eu entregamos relatórios 100% seguros e fidedignos com a realidade ou meus controles são passíveis de erros?

Bem, profissional de RH, saiba que ter relatórios manuais e duvidosos é um grande problema, não só para você e sua área, mas para a empresa. Afinal, como é possível que a gestão ou direção tome decisões — que muitas vezes precisam ser imediatas — baseadas em dados (fornecidos pelo RH) inconfiáveis?

Em 2020, conte com um Sistema de RH pensado para facilitar seu dia a dia e deixe este problema no passado.

#6 Dificuldade na compilação e visualização dos dados 

Não possuir os dados em um único banco dificulta sua visualização e, por este problema, muitos profissionais de RH passam horas e horas compilando os dados que, muitas vezes, podem estar desatualizados.

E engana-se quem pensa que esse problema está enraizado apenas em pequenas empresas que não possuem um Sistema de RH. Ele está presente também em grandes corporações em que o atual fornecedor de RH permite apenas compilações estáticas e sem possibilidade de customização.

#7 Perda da credibilidade do RH 

Todos estes problemas acarretam em outro: a perda de credibilidade da área. Infelizmente, com processos engessados, demorados e informações incorretas, os profissionais passam uma imagem diferente da que gostariam de transmitir e que realmente trabalham para conquistar.

Vivendo neste universo atribulado e sem forças para mudar o cenário, a área deixa de inovar, de agir estrategicamente e tem alto custo para manter operações simples. Assim, a direção tem grande dificuldade de mensural o valor da área para a organização. Por isso, este é mais um problema a ser resolvido em 2020.

E então, quais dos problemas acima você enfrenta hoje? Em 2020, pense mais em você; no tempo —precioso — gasto com atividades desnecessárias e que poderia ser utilizado não só para qualificar seu trabalho, mas para você ter mais tranquilidade e segurança. Tenha um suporte mais acessível e ágil. Confie no seu fornecedor e seja mais produtivo.

Reflita e aproveite para testar sua maturidade no RH. Quanto seu RH está preparado para os próximos meses?