Relatórios: entenda como gerá-los com facilidade

Os relatórios são grandes trunfos para uma gestão de sucesso. Eles são fundamentais para as tomadas de decisões, pois apresentam os dados atualizados e que podem ser gerados com rapidez. Edwards Deming, consultor americano reconhecido por melhorar processos produtivos afirmou um dia que “Não se gerencia o que não se mede. Não se mede o que não se define. Não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”.

Ou seja, ter dados confiáveis em mãos faz toda a diferença no processo de gestão das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Além disso, os relatórios são a maneira mais eficiente de conhecer a situação da empresa, auxiliam na geração de indicadores e a qualificar as ações da corporação.

Mas como fazê-los com precisão e agilidade? Se sua empresa ainda utiliza planilhas ou controles paralelos, esqueça relatórios eficientes! Para que eles ajam de forma 100% assertiva é preciso de ferramentas adequadas para isso, um sistema por exemplo. Com o auxílio de um sistema é possível gerar relatórios de forma prática e automatizada. E mais! Todo profissional é capaz de realizar. Não é preciso que o profissional da Tecnologia da Informação despenda seu tempo para ajudar na emissão, por exemplo.

É possível gerar relatórios em diversos setores, áreas e segmentos. Hoje falaremos especialmente dos relatórios de Recursos Humanos, que podem ser emitidos das mais variadas formas, de acordo com a parametrização da empresa.

É gestor, profissional da TI ou de Recursos Humanos e ficou interessado em conhecer detalhes desse recurso? Acompanhe nosso post, produzido pela Metadados — empresa que desenvolve e oferece sistemas para a gestão do RH — e se sobressaia sobre os concorrentes, aumente a produtividade, a competitividade e invista em tecnologias que trarão resultados positivos para sua corporação. Boa leitura!

A importância dos relatórios para a gestão

Todo gestor precisa tomar decisões que tragam resultados positivos à corporação. Para isso, é preciso informações claras e objetivas. E, a melhor maneira de obtê-las é através de relatórios. As informações contidas em um relatório devem ser usadas para apoiar todo o planejamento, formular as próximas metas e a necessidade de mudanças.

Isto é, o futuro da empresa precisa tomar o rumo certo e para isso é essencial ter uma base sólida, pois quanto mais assertivo o planejamento da empresa, melhor para todos. Além disso, o relatório fornece maior segurança ao gestor, visto que terá informações reais em mãos.

Ainda, é preciso destacar que os relatórios podem e devem ser gerados por gestores e profissionais de todas as empresas, desde as micros até as multinacionais, uma vez que a gestão deve ser igualmente levada a sério.

O relatório pode ser considerado o início de um processo de melhoria e, mais importante do que apenas obtê-lo, é analisá-lo para que as mudanças iniciem.

Relatórios do RH

Poder emitir relatórios específicos é uma vantagem de empresas que possuem ferramentas apropriadas. A parametrização dentro de um sistema de RH deve permitir isso. É uma espécie de relatório personalizado, ou seja, alinhado ao tipo de negócio da empresa. Além disso, filtros possibilitam selecionar apenas o que interessa ao profissional no momento de gerar o relatório. Esse tipo de manipulação eleva a performance do controle do setor, possibilitando dados mais claros que auxiliem na tomada de decisões.

Os relatórios para o RH são os mais variados possíveis, como resumo de folhas de pagamento, controle de absenteísmo, de horas extras, entre outros. Por isso, aqui na Metadados, empresa especializada em soluções tecnológicas e serviços de apoio à gestão de pessoas, utilizamos os relatórios emitidos pelos nossos sistemas. Assim, é possível acompanhar os dados de forma prática e com autonomia, já que o sistema é tão simples que todo profissional é capaz de emiti-lo. Além disso, para nossos clientes, há um treinamento específico para que ele tenha autonomia para criar seus próprios relatórios, o que facilita o dia a dia dos profissionais de RH. Ficou interessado e deseja receber esclarecimentos de nossos profissionais? Contate-nos aqui! 

Vantagens dos relatórios de RH

Existem diversas vantagens ao emitir relatórios de Recursos Humanos. Mas, citaremos apenas três. As que consideramos mais incisivas e que qualificam os processos do setor. São elas:

1. Agilidade:

As tarefas de um setor de Recursos Humanos são muitas. É preciso realizar controles diários, recrutar, treinar, desenvolver, avaliar, organizar as políticas da empresa, aplicar melhorias, fechar as folhas de pagamento, entre tantas outras. E, além disso, precisa comprovar os resultados do seu trabalho, ou seja, repassar as informações sobre a real situação dos colaboradores à sua gestão.

Para que o profissional não precise parar tudo que esteja fazendo para gerar um relatório, é possível que com o auxílio do sistema de RH, selecione os campos que deseja unir e automaticamente sejam geradas as informações. É ágil. É prático.

2. Parametrização:

O dicionário trata a parametrização como a definição dos parâmetros para uma especificação. Neste sentido, parametrizar o sistema de RH de acordo com a necessidade da empresa é estabelecer as regras de negócio, ou seja, sempre que precisar gerar informações que já tenham sido parametrizadas, a sincronização dos dados será automática.

Por exemplo: ao parametrizar o quinquênio como uma regra específica para a empresa, o sistema vai entender automaticamente que todos os colaboradores que completaram cinco anos de casa deverão recebê-lo. Isto é, não será necessário que o profissional de RH selecione separadamente cada colaborador no momento da emissão de um relatório sobre o assunto. Além disso, é possível gerar o relatório por colaborador, cargo, centro de custo, unidade, entre outros. 

3. Autonomia:

Toda essa praticidade e facilidade proporcionam maior autonomia para os profissionais, isto é, não será necessário depender do auxílio de outros profissionais, como da tecnologia da informação, por exemplo.

O sistema é intuitivo e, além disso, é possível um treinamento específico. Ou seja, são vários fatores que facilitam os processos diários do RH e, como consequência, elevam o crescimento da corporação.

Gostou do nosso conteúdo sobre relatórios? Confira também o infográfico com 13 dicas para identificar o melhor sistema para sua empresa. Confira!