Imagem de um homem e uma mulher conversando em uma sala de reunião.

O gestor que detém todas as respostas para os problemas organizacionais está com os dias contados. Isso mesmo! É que em tempos de mudanças tão rápidas, de perfis profissionais diversos e incertezas econômicas, continuar com um modelo de gestão centralizador já não é mais sustentável.

Importante destacar que essas transformações do mercado não são um acontecimento do agora. Tanto que Peter Drucker, considerado o pai da Administração moderna, já predizia tais mudanças humanas e econômicas há décadas. É dele a frase: “o líder do passado era o que sabia como dizer. Já o líder do futuro é o que sabe como perguntar”.

Fato é que as sucessivas crises sanitárias, humanitárias e econômicas – principalmente as causadas pela Covid-19 - aceleraram processos que já estavam em andamento e tendências de mercado que levariam mais alguns anos para se consolidar.  

Diante desse cenário, existe a expectativa por um líder capaz de acompanhar essa transformação com o intuito de contemplar as novas necessidades das equipes e o crescimento das organizações. Para essa tarefa, novas habilidades e competências se fazem necessárias.

Neste artigo elaborado por nós, da Metadados – empresa especializada em sistemas para a gestão de Recursos Humanos – vamos contextualizar quais características integram o perfil do líder do futuro e o impacto a ser observado nas relações de trabalho.

Ilustração de um boneco em um barco de papel

O que se espera de um líder do futuro?

O conceito de liderança, de forma geral, pode ser resumido à capacidade de influenciar pessoas para que elas trabalhem em conjunto e por objetivos compartilhados. Mas, no atual contexto, essa tarefa se torna ainda mais complicada, a partir das diferentes gerações que compartilham o mercado. Logo, a forma de estimular alguns liderados, pode não surtir o mesmo efeito em outros.

As novas gerações buscam empresas com propósitos claros e bem definidos, por exemplo. Para atrair e reter esses talentos, as relações de trabalho devem ser repensadas para além das hierarquias rígidas e de fórmulas prontas. O líder do futuro precisará adotar um caráter destemido, que consiga se adaptar com facilidade aos cenários de mudança, inovação e planejar estratégias adequadas a cada um deles.

Um líder completo, hoje, é aquele que sabe lidar com as oscilações do mercado, conflitos interpessoais e problemas complexos. Esse líder consegue edificar sua gestão a partir da confiança conquistada por ele e do respeito que tem aos diferentes jeitos de ser e de pensar dos colaboradores.

Um relatório divulgado pela consultoria global de recrutamento, Page Group, aponta algumas tendências em liderança para os próximos anos. Para chegar ao resultado, a consultoria ouviu pequenas, médias e grandes empresas, de 14 setores da economia. Entre as principais estratégias de negócios apontadas pela pesquisa para os próximos anos estão:

  • Sustentabilidade; 
  • Transformação digital; 
  • Inclusão social. 

Uma liderança com visão de futuro é um dos pontos essenciais para implementar a cultura de inovação nas organizações, com o objetivo de descentralizar decisões e proporcionar capacitação e autonomia aos liderados. Dessa forma, ele torna o relacionamento com o time mais horizontal, enriquece o debate de ideias no ambiente de trabalho e faz com que o dia a dia seja muito mais fluido e mantenha a boa performance das equipes.

Qual a diferença entre chefe e líder?

Se tem algo que as funções de chefe e líder têm em comum é estar à frente de um grupo de pessoas. É por isso que existe a tendência em acreditar que líder e chefe são palavras e posições sinônimas. Entretanto, a forma como chefe e líder as exercem é que os diferencia.

Listamos abaixo algumas atitudes comuns a chefes e líderes para tornar mais fácil a compreensão:

Como podes perceber, os chefes são figuras autoritárias, que não se encaixam no perfil exigido atualmente pelo mercado, com foco em inovação e mudança. Esse contexto exige a busca pelas melhores técnicas e a forma adequada para colocá-las em prática. É nesse cenário que surge a figura do líder coach. Um elemento transformador nas relações do ambiente organizacional.

Para chegar a esse modelo de gestão participativo e integrador, baseado em confiança, o líder não oferece soluções ou repostas prontas e já testadas. Ele usa perguntas abertas para estimular a reflexão de cada membro da equipe no que diz respeito aos seus valores, habilidades, metas e competências que necessitam ser aprimoradas.

É este o tipo de liderança que tende a suprir a necessidade de um mercado em constante transformação. Nesse caso, o foco não está apenas nos resultados da organização como, também, de torná-la um espaço de desenvolvimento e retenção de talentos.

Comprometimento é a peça-chave 

As pessoas tendem a se comprometer com aquilo que acreditam e dão valor, não com algo que não compreendem e não traz significado para elas. O comprometimento é uma reunião de vínculos psicológicos e emocionais capazes de motivar os liderados a fazer o que precisa ser feito.

Por isso, antes de se perguntar: por que as pessoas não fazem o que eu quero? Assuma seu principal desafio como líder, que é o de ser um gestor de percepções. Poucos líderes conhecem o conjunto de competências dos seus liderados. Lembre-se: quem busca obstinadamente por resultados, se esquece de prestar atenção ao que produz, de fato, resultados.

Uma vez comprometidas, as pessoas buscam aprender e correr atrás daquilo que é necessário para se tornarem ainda mais competentes. É assim que os resultados começam a aparecer.

Como motivar os liderados?

Como vimos até aqui, o líder do futuro deve estar preparado para alguns desafios que exigem um preparo tanto técnico quanto comportamental. Mas, sem dúvida, uma das principais tarefas é inspirar seus liderados. Para ajudar nessa caminhada, reunimos abaixo 10 pontos a serem observados e que impulsionam a motivação das equipes:

1 – Seja um líder humano

Trate os liderados com humildade e compreensão. Ser acessível é o primeiro passo para atrair e cativar as pessoas que trabalham com você. Ao invés de apenas dar ordens, compartilhe experiências e demonstre sentimentos.  

2 – Use a tecnologia a favor das equipes

É importante lembrar que as inovações podem ajudar muitos profissionais a crescer em suas carreiras, pois algumas ferramentas podem contribuir em diversas operações desgastantes.

3 – Promova a saúde mental 

Um líder humano deve estar atento à saúde mental dos colaboradores, tanto quanto à saúde física. Nesse sentido, pense em ações que contribuam para o aumento do bem-estar no ambiente de trabalho.

 4 – Dê exemplo 

Os liderados se sentem estimulados quando veem um líder ativo, engajado em seu trabalho, agindo de acordo com o que fala. Se o líder é irresponsável, como poderá exigir responsabilidade dos outros?

5 – Interaja com clientes e liderados

Os gestores precisam se conectar com as outras pessoas e se integrar em redes. Ao invés de passar horas e horas ao lado de mapas, equipamentos e planilhas, prefira a companhia dos colaboradores e clientes.

6 – Oriente a equipe nas mudanças

O líder do futuro não fica parado à espera das mudanças. Ele mesmo as promove e guia sua equipe no processo. Geralmente, ele desenvolve ações e pensamentos que fogem ao trivial, com a expectativa de conseguir vantagens competitivas, com a colaboração do time.

7 – Assuma riscos

Ao invés de se retrair diante dos desafios, que tal assumir que os riscos fazem parte do jogo? Considere-os como uma alavanca para a experimentação e novos conhecimentos.

8 – Tenha empatia

Se colocar no lugar dos liderados ajuda a compreender medos e motivações. Assim, se torna mais fácil ajuda-los no processo de crescimento pessoal e profissional.

9 – Realize feedbacks contínuos

Atualmente, muitos gestores ainda sentem dificuldades em dar e receber feedbacks. Mas, um verdadeiro líder não pode se deixar dominar por esse sentimento. Criar uma cultura de feedback é essencial para fomentar o diálogo na organização.

10 – Reconheça as próprias limitações

Diante das inovações constantes é natural não ter a resposta para todas as perguntas. Daí a importância e necessidade de não reter as decisões importantes da organização. Afinal, duas ou três cabeças juntas, pensam melhor que uma. Não é? 

Considerações sobre o líder do futuro

Se você chegou até aqui, percebeu que existe a necessidade de o gestor do futuro desenvolver tanto novas hard skills quanto soft skills, não é mesmo? Aliás, a relevância  das    habilidades comportamentais ganha uma ênfase ainda maior quando se fala em ser um gestor mais humano.

Ainda bem que, de acordo com o professor da Universidade de Harvard, consultor de empresas, palestrante e escritor Indiano, Ram Charan, “a liderança é uma habilidade que pode ser ensinada, aprendida e desenvolvida”. Nesse ponto, o departamento de Recursos Humanos também aparece como um braço importante da liderança do futuro.

Os métodos de treinamento e aprendizagem devem incluir os aspectos e características consideradas essenciais em uma liderança. Ou seja, se deve incluir as habilidades de comunicação, relacionamento e de capacidade para delegação de tarefas. 

Se os líderes estiverem preparados para lidar com a imprevisibilidade do mercado, passarão segurança a seus liderados, mesmo diante do inesperado. A pandemia da Covid-19, por exemplo, exigiu a adoção repentina de novos modelos de trabalho e trouxe o líder do futuro mais próximo do presente.

A partir das relações de trabalho que se estabelecem desde então, vimos que os gestores precisam entender e reconhecer suas limitações para enxergar as oportunidades de melhoria, pessoal e profissional.

É ao se abrir para o novo que se percebe o mundo de possibilidades para se criar um ambiente próspero de trabalho que favoreça o crescimento dos profissionais e da própria organização. Portanto, tenha em mente que o futuro já chegou! Não perca mais tempo! O líder do futuro deve, desde já, correr atrás das habilidades e competências necessárias para não ser deixado para trás!

Para te ajudar nessa tarefa, nós criamos o Guia de Líderes - “Práticas para o desenvolvimento de competências”. Nele, trazemos exemplos de como transformar em ações algumas dicas sugeridas neste artigo para que o líder do futuro se sinta seguro e perceba que mudar a forma de pensar e agir não precisa ser complicada. Isso, desde que ele conte com o conhecimento e as ferramentas necessárias. 

Para seguir ampliando os seus conhecimentos, veja nosso artigo sobre Liderança situacional, Mentoria de carreira e Desenvolvimento de lídres, ou ainda, você pode se inscrever na news do RH e receber materiais exclusivos como ebooks, vídeos, infográficos e muito mais!