Imagem de um grupo de colegas reunidos trabalhando

eSocial, projeto do Governo Federal, tem tirado o sono de muitos profissionais de Recursos Humanos de empresas de todos os portes e segmentos. Afinal, a estimativa é que 60% das informações requeridas tenham origem no setor de RH. Apenas 40% seriam de outros departamentos.

Com os prazos chegando e multas à vista para possíveis atrasos, a Metadados - empresa que desenvolve sistema para a gestão de RH - elencou neste artigo, os passos que deverão ser dados para que sua empresa não seja autuada por não enviar os dados corretamente.

É responsável pelo eSocial na sua empresa e não sabe por onde começar? Então acompanhe este artigo e descubra tudo que você precisa saber. Boa leitura!

Relembrando (ou frisando) o eSocial

O eSocial é um sistema do Governo Federal que compreende dados cadastrais das empresas e emite uma guia para as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias. Na prática, isso significa que ao invés da corporação enviar o SEFIP, CAGED, RAIS e demais obrigações trabalhistas, enviará todas essas informações através do sistema eSocial.

Segundo o Governo, a intenção é deixar o processo mais simples para o empregador e, ao mesmo tempo, facilitar o gerenciamento dos dados pelo próprio Governo, o que qualificaria as fiscalizações e evitaria a sonegação.

O cronograma prevê o início do envio dos dados em janeiro de 2018 para empresas que obtiveram faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016 e para as que o faturamento foi menor de R$ 78 milhões, o prazo é julho de 2018.

Mas então, por onde começar? 

Primeiramente, é preciso que a gestão perceba as mudanças culturais que atingirão a empresa. Diversos processos internos serão diretamente impactados e deverão ser observados com antecedência. Corporações que possuem os processos automatizados e já utilizam um software de gestão saem na frente, visto que o layout precisará ser padronizado com o do eSocial.

O que isso quer dizer? Empresas que não consigam gerar as obrigatoriedades atuais com facilidade estão mais propensas a não conseguirem efetuar o envio dos dados dentro do prazo estabelecido, uma vez que os encaminhamentos terão prazos estabelecidos. As multas por atrasos serão de até 0,2% sobre o faturamento da empresa. Assim, o processo ficará muito mais fácil para aquelas empresas que já usufruem de sistemas, como o da Metadados, por exemplo.

Além disso, muitos processos com os quais a corporação já está familiarizada deverão ser revistos ou até deixarão de existir, trazendo um novo posicionamento no cotidiano dos colaboradores da empresa, tanto durante a implantação, como após.

Por tudo isso, os gestores terão de mudar a maneira como tomam suas decisões, bem como os demais profissionais, principalmente os do setor de RH, pois o eSocial exigirá agilidade e assertividade nos processos, desde a admissão de novos colaboradores, como o desligamento, entre outros. Assim, planejamento antecipado será essencial.

O eSocial e suas etapas

Para compreender, então, todas as etapas para o início da implantação do eSocial, vamos dividir em passos. Confira:

1º passo: Informe-se e conheça sobre o eSocial 

Toda a empresa, desde colaboradores até a direção, devem se informar sobre o eSocial, afim de avaliar os impactos que ele poderá trazer para o negócio da corporação. Ainda, é essencial que neste primeiro momento seja realizado um levantamento da atual situação da empresa no que tange sistemas atualização de dados, pois as obrigações legais deverão ser cumpridas.

Por isso, talvez, a melhor alternativa seja repensar ou escolher um novo software de apoio à gestão de pessoas. Já existem equipamentos programados e adequados ao layout do eSocial, como o Flow, que irá facilitar os envios e obrigações do eSocial. 

2º passo: Mapeie os sistemas da empresa 

Consequência do passo um, esta etapa é essencial para que a corporação mapeie o sistema da empresa e o compare com os campos do eSocial que serão necessários preencher. Assim, será possível garantir que os dados estejam de acordo com o que for exigido a partir de janeiro de 2018.

E, caso sua empresa execute os processos e as rotinas trabalhistas manualmente, talvez, seja necessário automatizá-los, visto que as informação serão por meio de arquivos .xml. Lembre-se que a multa será de até 0,2% sobre o faturamento da empresa.

3º passo: Avalie os processos da empresa

Este é o momento da gestão identificar o que realmente será necessário mudar, sempre com base na avaliação dos processos. Todos os processos deverão estar parametrizados de acordo com o padrão que será exigido pelo eSocial. E se a empresa não possuir automatização, certamente será um pouco mais trabalhoso.

4º passo: Alinhe o processo interna e externamente

Chegou o momento de capacitar a equipe para a chegada do eSocial. Diversas empresas oferecem treinamentos, inclusive a Metadados. Algumas instituições e profissionais já se anteciparam. 

Também nesta etapa será preciso alinhar com empresas terceirizadas as quais sua corporação possua contrato e que de alguma maneira serão responsáveis por prestar alguma informação que tenha relação com sua empresa.

5º passo: Atualize os dados dos funcionários

Para antecipar, os profissionais de RH podem verificar se os dados cadastrais dos funcionários estão atualizados, tanto no cadastro da empresa, quanto junto ao INSS.

É necessário ainda que os colaboradores estejam engajados com o eSocial. Isso porque deverão informar a empresa de todas as alterações da sua vida física como: mudança de endereço, escolaridade, estado civil, situação familiar, entre outros.

 6º passo: Pesquise sobre consultorias especializadas

O eSocial é um grande projeto. E, como já citamos, atingirá todas as empresas, independentemente do seu tamanho ou segmento. Para auxiliar profissionais nessa "viagem" chamada eSocial, a Metadados oferece capacitações in company ou a distância, para que nada fique perdido nessa transição e/ou no "caminho". Assim como a Metadados, empresa especializada em soluções tecnológicas e serviços de apoio à gestão de pessoas. Somos especialistas em assuntos de Recursos Humanos, assim como do eSocial.

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre o eSocial e o RH, inscreva-se na nossa newsletter e receba semanalmente conteúdos gratuitos e inéditos.