Foto com toda equipe Metadados com o selo GPTW

Para a Metadados, empresa especializada em sistemas para RH, o trabalho feito por várias mãos é o que multiplica resultados. Cada colaborador carrega em si a satisfação em fazer parte de um time que joga para vencer. Dedicamos toda essa energia no que fazemos. E nós amamos o que fazemos! Juntos, atingimos a carga necessária para renovar a certificação Great Place to Work

O que é o Great Place to Work? 

O Great Place to Work (GPTW) é um certificado mundialmente reconhecido no que se refere à gestão de pessoas nos ambientes organizacionais. 

O selo foi criado na década de 80, quando Robert Levering, jornalista que cobria assuntos ligados ao trabalho e conflitos trabalhistas, foi convidado a escrever um livro sobre as melhores empresas para trabalhar nos Estados Unidos. Após uma primeira recusa, alegando que não existia nenhuma boa empresa para trabalhar, Levering foi convencido a aceitar o projeto, mas sob as suas condições. 

O jornalista entrevistou milhares de colaboradores em todo o país. Conforme esperado, ele realmente encontrou pessoas que odiavam os seus empregos. Mas contrariando uma conclusão infeliz, Levering também se deparou com pessoas que adoravam o que faziam, onde trabalhavam, seus colegas e líderes. 

O resultado deixou o jornalista tão impressionado que ele abandonou a profissão e abriu um pequeno escritório, ao qual deu o nome de Great Place to Work. E foi assim que Levering fez uma descoberta ainda mais valiosa: qualquer empresa no mundo pode se tornar um excelente lugar para se trabalhar.

Dos anos 80 para cá, o selo GPTW atingiu grande reputação no mercado, uma vez que a pesquisa considera a perspectiva dos colaboradores. A instituição também auxilia empresas a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. O propósito da organização é contribuir com a construção de uma sociedade melhor e igualitária. 

O GPTW desenvolveu uma ferramenta on-line para o diagnóstico do clima organizacional. Por meio de pesquisa com aplicação de questionários, é possível medir a percepção dos colaboradores em relação ao local onde trabalham. A participação na pesquisa é voluntária. Para receber o certificado de melhor empresa para trabalhar, são avaliados dois fatores: número de participantes e o seu nível de satisfação. Anualmente, mais de 10 mil organizações fazem parte do estudo, realizado em mais de 90 países ao redor do mundo.    

Novos rumos da certificação 

O cenário atual é definido pela velocidade, tecnologia e valorização das pessoas. Essas transformações sociais também traçaram novos desafios às corporações. O momento exige melhorias nos resultados por meio do desenvolvimento máximo do potencial de todos os indivíduos no ambiente de trabalho. Ou seja, além de um clima organizacional saudável, as lideranças precisam fortalecer a cultura organizacional. Assim, o GPTW entende que as empresas podem e devem ser um “Great Place to Work For All”. A fim de avaliar essa nova atmosfera, a pesquisa acrescentou à sua metodologia cinco componentes apoiados pela confiança:

  • Valores;
  • Eficácia da liderança;
  • Maximização do potencial humano;
  • Inovação por todos;
  • Crescimento financeiro.

Ranking GPTW 

O Ranking Melhores Empresas para Trabalhar é o padrão de qualidade para a definição de excelentes ambientes de trabalho. Também conduzida pelo Great Place to Work, essa pesquisa é realizada em 53 países nos seis continentes. No Brasil, o GPTW promove e divulga, além do ranking nacional, mais de 20 setoriais e regionais. A atuação global permite unir os resultados das pesquisas e classificar as melhores empresas para se trabalhar por continentes e até mesmo em todo o mundo. 

O certificado é pré-requisito para qualquer empresa participar dos rankings. Após receber o selo de certificação, a organização tem até 30 dias para entregar os documentos: relatório de práticas culturais, perfil organizacional e questionários complementares. A posição nos rankings será calculada com base na pesquisa realizada com os colaboradores e na avaliação dos documentos entregues.

A partir do momento em que uma empresa é reconhecida e ranqueada pela GPTW, ela se torna mais atrativa para o mercado. A reputação de ter um bom ambiente de trabalho atrai novos talentos. Além disso, os atuais colaboradores se tornam mais valorizados.

É sabido que a motivação pessoal é fortemente influenciada por um ambiente de trabalho bem estruturado. Empresas que prezam pela harmonia de suas equipes tendem a conquistar engajamento e melhores resultados.  

Metadados no Ranking 

Ser Metadados é viver uma inspiração em comum: sempre fazer o melhor pelas pessoas. Com essa conexão fluída, leve e acolhedora c, realizamos os nossos sonhos e os sonhos de milhares de clientes. Afinal, o propósito de transformar organizações em lugares melhores para se viver e trabalhar começa aqui dentro. É essa a essência que nos faz ser Metadados!

Certificada por 12 anos consecutivos, a Metadados já foi destaque no Ranking GPTW por 30 vezes, entre as categorias Tecnologia da Informação, Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, Brasil e América Latina.    

Lista de premiações Metadados

 

CATEGORIA

ANO

POSIÇÃO

América Latina

2016

48º lugar

Brasil

2015

18º lugar

2019

26º lugar

2020

30º lugar

Tecnologia da Informação

2011

45º lugar

2012

79º lugar

2013

29º lugar

2014

32º lugar

2015

20º lugar

2016

31º lugar

2017

63º lugar

2018

38º lugar

2019

17º lugar

2020

28º lugar

2021

38º lugar

 

2022

52º lugar

Rio Grande do Sul

2011

15º lugar

2012

19º lugar

2013

10º lugar

2014

6º lugar

2015

3º lugar

2016

7º lugar

2017

20º lugar

2018

14º lugar

2019

8º lugar

2020

8º lugar

2021

10º lugar

2022

10º lugar

Serra Gaúcha

2019

2º lugar

2020

1º lugar

2021

1º lugar

 

2022

1º lugar

Ranking 2022

Como este ano não poderia ser diferente, a nossa paixão por servir, unida à potência do nosso trabalho em equipe, ajudou a Metadados a conquistar o 10º lugar no Ranking GPTW 2022 entre as melhores empresas para se trabalhar na categoria Rio Grande do Sul.

É com essa sintonia que celebramos as nossas conquistas! Além de nos fortalecer ainda mais no mercado, esse reconhecimento nos motiva a seguir apoiando os nossos clientes na construção de ambientes saudáveis e produtivos, que unem desempenho e qualidade de vida. Somente com a união de todos os esforços é que será realmente possível entregar uma sociedade melhor e igualitária.