[Entrevista]: equipe de alta performance - Blog do RH
Metadados

[Entrevista]: equipe de alta performance

Vania Ferrari é palestrante, escritora, graduada em Marketing e pós-graduada em Gestão de Pessoas, com especialização em Melhoria Contínua de Processos. Tem título de Green Belt pela GE e Black Belt pela VIVO.

A profissional desenvolveu ao longo de 28 anos uma carreira multidisciplinar com passagens pelas áreas de Marketing Direto, Publicidade, Relacionamento com Cliente, Qualidade, Processos, Comunicação Interna, Responsabilidade Social, Operações e Finanças.

Como se caracteriza uma equipe de alta performance?

Por meio dos resultados quantitativos é possível saber se estamos falando de um time que realmente tem alta performance. Quanto aos principais conhecimentos, habilidades e atitudes deste grupo, é possível observar seu alto engajamento com a marca, alinhamento com os valores da organização, se são impecáveis do ponto de vista técnico e comportamental, ou seja, se tem bom coração e são empáticos, criativos, animados e sobretudo se tem bom humor.

Quem é o responsável por formar essa equipe? É necessário um coach externo para realizar este treinamento ou pode ser realizado por um gestor da organização? Por quê?

O líder é o responsável direto por criar um time com estas características. Ele tem que servir de exemplo e de inspiração, portanto, ele – antes de mais ninguém – deve apresentar as características acima. Ele mesmo pode e deve treinar seu time, montando um material totalmente aderente à realidade e conhecimentos do grupo. Também pode fazer isso de forma colaborativa, dividindo os temas entre os participantes do grupo e contribuindo para um ambiente onde perguntar e argumentar são ferramentas de aprendizado.

Qual a diferença de uma equipe de alta performance para uma equipe tradicional?

Basta olhar indicadores como Pesquisa de Clima, Nível de Engajamento nas Ações da Organização, indicadores de vendas, batimento de metas e, sobretudo, se as pessoas são felizes. Num time de alta performance isso é visível, mas – novamente – são os indicadores que apontarão a alta performance.

Que tipo de profissional integra uma equipe de alta performance?

Uma equipe “multi-tudo”! Multi cultural, racial, multi gênero, com integrantes das minorias. Ou seja, o grupo deve representar a sociedade. Assim ele será criativo, inovador, animado e engajado.

E qual tipo não integra?

Os chatos de carteirinha, que não conseguem enxergar diversão no trabalho. Os que são extremistas e donos da verdade. Profissionais que não têm vida social e que descarregam nos colegas de trabalho as suas frustrações pessoais. Os arrogantes também não são indicados para este grupo.

post

Como se caracteriza um cenário de gestão de mudança?

Todos os cenários atualmente são de mudança: no clima, nas religiões, na política, na biologia, na ciência. Tudo é gestão de mudança. Então, todos estão neste cenário atualmente em uma ou muitas frentes diferentes.

Por que uma equipe de alta performance é necessária em um cenário de gestão de mudança?

Porque são as únicas capazes de perceber oportunidades e de criar rapidamente condições de atendê-las.

É possível realizar uma gestão de mudança sem uma equipe de alta performance?

Verdadeiramente, não. De mentirinha, sim. Diversas empresas estão comprando cursos de Inovação, de Design Thinking, entre outros, mas no dia a dia continuam burocratas e medrosos. Elas permanecem com seus sistemas, contratos, assinaturas e controles antigos e sem sentido. Mas uma empresa disfarçada de nova continua com resultados velhos.

Como essa equipe pode facilitar a gestão de mudança?

Com seus exemplos de sucesso no dia a dia. Mostrando que há vários caminhos diferentes para se chegar aos resultados esperados. Minhas equipes, por exemplo, estavam sempre chamando a atenção da empresa por ser disruptiva e por conseguir coisas incríveis com quase nenhum dinheiro, mas com muita imaginação. A frase de um grupo assim é a seguinte: “Faça o que pode, com o que tem, onde você estiver”. Esse texto é atribuído a Roosevelt, mas sempre foi apropriado para equipes de alta performance.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso informativo!