Impulsione seu negócio com decisões assertivas agora!
Metadados

Impulsione seu negócio com decisões assertivas

Com a automatização dos processos, todos os dados poderão ser acessados em tempo real.

O Brasil possui aproximadamente 5 milhões de empresas, de acordo com as últimas pesquisas do SEBRAE. Somente em janeiro de 2017, conforme a divulgação da Serasa Experian, foram criadas quase 200 mil empresas de negócio, o maior número para o mês desde 2010. Destas, cerca de 159,5 mil são Microempreendedores Individuais (MEIS).

Outro dado interessante é o que tange os tipos de empresas. Segundo a Serasa, 12,7 mil unidades são de Sociedades Limitadas; 12,9 mil são Empresas Individuais; e as empresas de outras naturezas somam 9 mil unidades. Ou seja, em sete anos, a participação delas entre os novos registros de empresas passou de 25,5% para 82,1%, mesmo com a crise financeira e política que o país atravessa.

Com base nestas informações, é visto como uma consequência o aumento de Diretores Administrativos para gerenciar essas novas empresas. Ou seja, à medida que novos empreendimentos vão surgindo no cenário brasileiro, novos profissionais vislumbram alternativas para que as corporações consigam se manter competitivas. E, ainda que as informações revelam um aumento de MEIs, há um nicho muito grande de pequenas, médias e grandes empresas.

Nesse sentido, como um Diretor Administrativo com grande aptidão profissional é capaz de gerenciar uma corporação com assertividade? Quais as ferramentas essenciais para que ele possa atingir o êxito? Como deve ser sua organização a fim de que possa manter-se competitivo e a tomar decisões corretas? Como posso me preparar para as mudanças trabalhistas?

Você é administrador financeiro, possui grandes responsabilidades dentro da sua empresa e não sabe como focar em soluções eficazes para qualificar os trabalhos diários das suas equipes? Então este artigo é para você! Aqui, você encontrará sugestões que abrirão um leque de possibilidades e visões estratégicas para que suas escolhas sejam 100% assertivas. Acompanhe!

Como agir estrategicamente em seu negócio

O Diretor Administrativo é responsável por diversas operações dentro da corporação, por isso, precisa ter duas características fundamentais: organização e habilidade analítica para a execução de operações diárias. Isto é, para que consiga organizar as ações a serem tomadas, precisa de ferramentas tecnológicas que possibilitem mostrar dados reais, informações precisas, confiáveis e um controle geral dos setores aos quais coordena. Assim, terá a visão do todo e conseguirá tomar as decisões mais sensatas.

Mas, além disso, como citamos acima, é preciso ter habilidade analítica, isto é, ter a capacidade de analisar profundamente os prós e contras antes de agir, mesmo que isso exija cautela em momentos que o tempo não permita.

Dentro desse raciocínio, parece lógico que tendo os dados da empresa em mãos e observando analiticamente cada um deles, é possível tomar decisões assertivas. Porém, a realidade diária é outra, não é mesmo? Não é todo Diretor Administrativo que possui as ferramentas adequadas, que conta com o apoio de softwares especializados, que tem os dados reais e atualizados acerca de toda sua corporação, que é capaz de manter a calma e pensar estrategicamente.

Além disso, no dia a dia, a correria é grande e o Diretor acaba ficando sem tempo para juntar todos esses dados e, a única solução, é direcionar as informações para uma base comum, onde tudo possa ser gerado automaticamente. Isto é, automatizar os processos. Já pensou nisso? Imagina poder controlar com exatidão os valores das folhas de pagamentos, dos benefícios, ter a gestão dos recursos com agilidade, provisionar os próximos investimentos, calcular sua produtividade, estar preparado para alterações na legislação!? Isso pode ser uma realidade.

Veja como pode ser simples realizar atividades diárias que até então não estão conseguindo gerar retornos positivos com o auxílio da ferramenta adequada: um software de gestão de pessoas. Confira! 

1. Automatização de processos

O primeiro passo para o sucesso de uma gestão administrativa é valorizar a importância de se ter os processos automatizados. Somente um software é capaz de englobar todas as informações em uma plataforma de fácil acesso, de consulta imediata e em tempo real.

Automatizar os processos é inserir os controles paralelos e de planilhas, que (infelizmente) ainda é utilizada por muitos profissionais, em um único sistema. Assim, elas estarão unificadas e padronizadas de acordo com a necessidade da empresa.

2. Informação em tempo real

Com a automatização dos processos, todos os dados poderão ser acessados em tempo real, ou seja, não haverá a necessidade de consultar outros bancos de dados como planilhas, por exemplo. Aliás, as planilhas não apresentam dados em tempo real, visto que elas precisam ser atualizadas manualmente.

Assim, podemos observar que a inserção de um software adequado ao dia a dia da corporação traz um leque de oportunidades para que o Diretor Administrativo possa gerenciar todos os processos com assertividade. Esse leque se abre à medida que novas soluções são apresentadas. Ou seja, a partir da automatização, temos a informação em tempo real e assim teremos maior assertividade, confiabilidade e objetividade, conforme veremos nos próximos itens.

3. Assertividade, confiabilidade e objetividade

Para que o leque de possibilidades se abra por completo, o Diretor Administrativo vai percorrendo um caminho de acertos. Primeiro a automatização, depois passa a receber os dados em tempo real. O próximo abrir do leque é a assertividade, a confiabilidade e a objetividade.

Isso porque a gestão com o auxílio de um software, que forneça dados confiáveis faz com que possibilidade de erros e retrabalhos sejam minimizados, trazendo maior objetividade para o profissional e, consequentemente, para a gestão do Diretor Administrativo.

4. Indicadores

Após ter todos os processos automatizados, é muito mais efetivo ao Diretor obter as informações que precisa para conseguir aperfeiçoar sua gestão. Isto é, medir seus indicadores. No setor de Recursos Humanos, por exemplo, é possível medir diversos indicadores fundamentais, como os de riscos trabalhistas, de resultados financeiros, de gestão, de engajamento e o ROI.

Os indicadores são essenciais para uma gestão eficaz. Afinal, é a partir deles que o gestor pode identificar os processos que estão transcorrendo bem e os que precisam ser melhorados. Como estão seus indicadores? Como as mudanças trabalhistas/eSocial afetarão seu custo com pessoal?  Saiba mais aqui!

Meio-Artigo

5. Controle

Todo Diretor Administrativo precisa ter o controle das suas equipes e de seus processos. Com um software de Recursos Humanos é possível controlar desde os benefícios para que a empresa não perca dinheiro, até a orçamentação com o pessoal.

Todos esses processos podem e devem ser mensurados, pois qualquer erro é capaz de levar a empresa a um rumo sem volta. Aliás, você tem o total controle da sua gestão? Se alguém lhe pedisse seus recursos disponíveis para novos investimentos daqui a 10 meses, qual seria sua resposta?

6. Tomada de decisão

Com base em todas essas vantagens, é evidente que as tomadas de decisões passam a ser mais assertivas, até porque ficará muito mais fácil ao gestor, administrar seus processos e equipes com autoconfiança, visto que terá maior credibilidade também, devido à sua organização e resposta rápida. Assim, poderá também negociar com maior facilidade para que as tomadas de decisões tragam lucratividade.

Ainda, as tomadas de decisões no que tangem os processos internos de recursos humanos, serão mais assertivas, de acordo com as exigências legais e os profissionais do setor conseguirão agir estrategicamente e a empresa só terá vantagens.

São muitos os benefícios proporcionados por um software para a gestão do Diretor Administrativo, não é mesmo? Quer saber mais sobre o caminho que todo diretor deve percorrer para que sua gestão tenha êxito? Confira no nosso infográfico!