Fachada da empresa Metadados

Para construir relações significativas, é preciso que haja confiança e liberdade. Esta lógica é um dos principais pilares que sustentam os valores da Metadados, empresa especializada em sistemas para Recursos Humanos. Mas esta premissa não é aplicada somente aos mais de 1500 clientes atendidos. O cuidado com as pessoas também faz parte da política interna da organização.

Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida a seus colaboradores, a empresa referência em tecnologias para a gestão de RH fará uma redução da jornada de trabalho. O programa, que iniciará em novembro deste ano, não implicará na diminuição de salários. A fim de evitar o comprometimento da qualidade dos serviços prestados, a redução gradual será realizada em três etapas. A adaptação começará com 18 minutos e seguirá com a diminuição de mais meia hora em 2023, somando 48 minutos a menos por dia. Ao final, deve ocorrer o desconto de quatro horas por semana e um total de 20 horas mensais a menos. Entenda:

  PERÍODO  MINUTOS/DIA
etapa Novembro 2022 18
2° etapa Maio 2023 15
3° etapa Novembro 2023 15

Para a Metadados, ações positivas inspiram e transformam as relações humanas. Esta iniciativa inovadora é um estímulo à satisfação profissional e uma oportunidade para melhorar o engajamento e a colaboração entre as equipes. Mais tempo livre para realizar as atividades pessoais representa um ganho na produtividade, já que a tendência é que os colaboradores aproveitem melhor o tempo de trabalho.

Além da redução de jornada, será implementada outra prática focada no bem-estar coletivo: a não-obrigatoriedade de “bater o ponto”. A ação será capaz de ampliar a confiança já existente entre times e gestores. Reforçar as relações de transparência e honestidade é seguir por um caminho de amadurecimento profissional.

O que é ponto por exceção? 

Com a não-obrigatoriedade do ponto convencional, será adotado o ponto por exceção. Como o nome já sugere, este tipo de registro é baseado na ideia de que os colaboradores apenas “batam o ponto” em situações excepcionais. Ou seja, as pessoas farão o registro da jornada apenas quando houver algum caso de atraso, saída antecipada, hora extra ou falta. Assim, a proposta é que todos cumpram os seus respectivos horários e registrem apenas as exceções.

Manter e até mesmo conquistar mais produtividade não é o único ganho para a empresa com a redução da jornada. Outro aspecto positivo está relacionado à atração e retenção de talentos. Pessoas em sintonia com a cultura da Metadados buscam novos formatos de trabalho, ambientes acolhedores, inovadores, conectados aos atuais cenários e que favoreçam o desenvolvimento.

Para conhecer mais sobre a Metadados, você pode ver também esse artigo sobre a Metadados no ranking do GPTW ou conhecer mais sobre a nossa cultura