Imagem de pessoas fazendo recrutamento online em uma empresa

Quando uma organização busca por profissionais, ela precisa fazer a divulgação das vagas e a atração de candidatos para participar da seleção. Nós chamamos esta etapa do processo de recrutamento. Com a revolução nas telecomunicações e os novos recursos tecnológicos, o RH percebeu que podia contar com a informática para agilizar suas atividades.recrutamento online veio surgindo aos poucos e ganhando cada vez mais espaço nas organizações.

E então? Pronto para conhecer essa ferramenta inovadora da gestão de pessoas e não deixar sua organização desatualizada? Confira nosso post, produzido pela Metadados - empresa que desenvolve sistema para a gestão de RH - e saiba mais!

Como funciona o recrutamento online?

recrutamento online é quando a organização divulga vagas de emprego no meio virtual, através de páginas especializadas. Ela recebe os currículos e faz a triagem de candidatos pela internet. A plataforma também permite a visualização das vagas disponíveis e concorridas pelo candidato na organização.

Em alguns processos, a organização pode incluir testes virtuais, por exemplo quando a vaga disponível necessita o conhecimento de uma ferramenta específica. Além disso, a comunicação pode ser feita pela plataforma ou e-mail, inclusive para as convocações e devolutivas das etapas da seleção.

Quais as vantagens do recrutamento online?

O uso de recursos tecnológicos no processo de recrutamento ganhou muito espaço nas organizações porque traz uma série de benefícios. Confira abaixo as maiores vantagens!

Facilidade de cadastramento e acesso

O recrutamento online torna muito mais fácil a identificação da vaga e a candidatura para ela. Para isso, basta cadastrar o currículo e enviá-lo pela web para a organização.

Dessa forma a área de Recursos Humanos têm mais opções para avaliar, sem restrições por causa de distâncias. Candidatos muito competentes às vezes podem estar um pouco longe, mas com a ferramenta, é possível superar esse entrave.

O recrutamento pela web também facilita a acessibilidade. Pessoas com deficiência, com variadas condições financeiras ou com dificuldades de horários podem encontrar vagas e se candidatar com praticidade, custos reduzidos e sem dificuldades com mobilidade.

Praticidade na atualização de dados

Às vezes quando a organização mantém um banco de currículos por muito tempo, os dados ficam desatualizados, o que pode dar trabalho para o RH. Imagine você tentando contatar o candidato para o agendamento de uma entrevista e descobrindo que o número de telefone ou o email dele mudaram.

Com o recrutamento online, o profissional atualiza seus dados com um simples acesso. A organização para convocá-lo pode entrar em contato sem dificuldades. Isso otimiza as ações da equipe de RH responsável pela gestão de pessoas.

Eliminação da duplicidade de currículo

Na triagem de currículosé comum o que o RH receba mais de uma vez o mesmo currículo de candidato. Ou a repetição passa despercebida que acaba levando o desgaste e erros da gestão de pessoas.

Os meios virtuais evitam a repetição de informação. A própria plataforma virtual maneja os dados de forma que não aconteça a duplicidade de currículos. Com isso a equipe de RH pode concentrar seus esforços na assertividade do recrutamento e da seleção, não perdendo o foco para falhas operacionais.

Padronização do currículo

Às vezes ocorrem casos de algumas pessoas não terem tanto conhecimento sobre a montagem do currículo e escreverem coisas desnecessárias e indevidas. É comum ocorrer também a falta de dados importantes. Isso pode gerar desgaste e fazer os profissionais de RH perderem tempo.

As plataformas de recrutamento virtuais pedem o preenchimento de várias informações no cadastro. Dessa forma, os currículos vêm padronizados e os gestores de Recursos Humanos podem fazer a triagem com facilidade, sem problemas com informações faltosas ou totalmente inadequadas para o progresso.

Redução de custos e ganho de tempo

profissional e a organização saem ganhando quando se trata de custos com o recrutamento online. Divulgar as vagas no meio virtual implica em gastos mínimos, diferentemente da terceirização desse serviço ou da divulgação em jornais ou murais públicos.

Além disso, o candidato evita gastos com impressão, envelopes e deslocamento para entregar o currículo. Ele envia suas informações pela internet, podendo contatar várias organizações em um curto período de tempo.

banner ebook recrutamento e seleção

Respeito ao meio ambiente

Sustentabilidade já é uma preocupação de todos. Minimizar o uso de papel é uma medida importante nessa postura e cada vez mais as organizações procuram estratégias para alcançar essa meta.

Imagine que você receba a candidatura de 200 profissionais para uma vaga. No caso de um recrutamento convencional, são 200 folhas, mais 200 envelopes. Com o processo sendo online, você recebe tudo pelo computador e usa papel só com os 15 ou 20 candidatos que convocar para os testes do processo seletivo.

ganho em sustentabilidade é enorme. Além de ser muito mais fácil manusear e armazenar os arquivos. Nada de encher o armário com uma pilha de papeis. Os documentos ficam todos no espaço digital, sem dificuldades, com fácil acesso e praticidade.

Manutenção da segurança da informação

As plataformas de recrutamento online têm a capacidade de armazenar as informações dos candidatos e do recrutamento e seleção. Com elas dá para fazer backup dos dados. Isso dá mais segurança e praticidade para guardar e acessar os arquivos.

Assim você não precisa ficar guardando tudo em pastas no computador, com risco de perder os registros se ele estragar ou ocupando o disco rígido da máquina. Também não vai ter problemas com a armazenagem, catalogação e organização de um monte de papeis.

Além disso, a confidencialidade fica garantida, pois para acessar os dados é preciso fazer login. Assim, só quem tem a senha pode entrar na plataforma de acompanhamento do recrutamento e a seleção.

Que cuidados ter no processo?

Recrutar pela internet é uma excelente estratégia para as organizações, mas é importante ter alguns cuidados nas atividades. Veja a seguir!

  • Valorizar etapas presenciais: você pode fazer muitas coisas pela web, mas não é bom deixar o processo totalmente impessoal. A internet permite o ocultamento de dados relevantes. Assim, é preciso incluir fases presenciais, pois você pode conhecer melhor a forma de o candidato interagir.
  • Saber manejar a ferramenta: a equipe de RH precisa utilizar bem as tecnologias para fazer um recrutamento virtual de qualidade. É necessário saber personalizar os campos de pesquisa, para triar os currículos que mais se adequam ao perfil desejado.

O recrutamento online é uma ferramenta que permite que o acesso e a candidatura às vagas de emprego sejam realizados por meio virtual. O recurso possibilita mais sustentabilidade, agilidade, redução de custos, praticidade no manejo da informação, segurança e minimização de erros.

Cada vez mais as organizações adotam esse sistema por suas vantagens, mas é importante ter cuidado ao utilizar essa tecnologia. Assim a modernização pode trazer resultados efetivos e assertividade no recrutamento e seleção.

Gostou de saber mais das inovações do RH para atrair candidatos? Esperamos que tenha gostado! Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no Blog e siga nossas redes sociais!