Recrutamento e Seleção20 de agosto de 2025

Headhunter: saiba o que é e se a sua empresa deve contratar um

Profissional que está cada vez mais em evidência no mercado, o headhunter busca ligar os candidatos às empresas

Headhunter: saiba o que é e se a sua empresa deve contratar um

Você já ouviu falar em headhunter? O termo tem ganhado bastante espaço nas empresas e, mesmo que você ainda não conheça, certamente sabe a importância de encontrar os candidatos que mais se identificam com a empresa, certo?

Sim, uma coisa tem a ver com outra! Para ajudar você a entender o que é um headhunter e como ele pode ajudar sua organização, a Metadados, empresa especialista em sistemas para RH, preparou um artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é um headhunter?

Para começar, vamos trazer o significado de headhunter, que é uma palavra em inglês. Sua tradução é “caçador de cabeças” e se caracteriza por ser o profissional responsável por reconhecer e selecionar os melhores talentos do mercado.

Assim, o trabalho de um headhunter é unir o que a empresa deseja e o que o futuro colaborador pode oferecer em um só pacote. Em outras palavras, é uma espécie de “mediador” entre a organização e os seus candidatos durante um processo de Recrutamento e Seleção.

Portanto, um headhunter é alguém que, antes de tudo, inspira confiança na empresa, uma vez que é ele quem irá encontrar as pessoas certas para fazer parte do quadro de funcionários.

O que faz um headhunter?

Conhecer a fundo como o negócio funciona, quais são suas necessidades, saber detalhes sobre as vagas e cargos oferecidos são algumas das responsabilidades de um headhunter.

Ele não analisa apenas o currículo técnico, dando atenção também para as soft skills e os sinceros desejos dos profissionais que têm em vista.

Isso porque muitos talentos já fazem parte de alguma instituição, o que exige desse “caçador” a habilidade de ir a fundo para descobrir se o candidato se sente realizado onde está ou se está aberto (e em quais condições aceitaria) começar uma nova experiência profissional.

Tem quem diga que para se destacar como headhunter é preciso ser um bom coach, estando aberto a ouvir empresa e candidato, intermediando as negociações entre os dois.

Características de um bom "caçador de talentos"

Um headhunter possui algumas habilidades específicas, que são importantes para desempenhar com excelência o papel a que se propõe.

Veja a seguir algumas fundamentais:

  • Ter uma capacidade de gestão sistêmica, de forma que enxergue a empresa como um todo (sua visão, missão e valores) e assim possa identificar o que de fato se espera daquele cargo;
  • Observar e ouvir com atenção para ir além do que está sendo dito nas entrevistas, percebendo o ambiente, as entrelinhas e sentimentos ocultos;
  • Comprometimento em acompanhar o desenvolvimento do candidato na empresa;
  • Discrição, já que grande parte das vagas é sigilosa e normalmente as negociações ocorrem “em off”;
  • Ser autoconfiante;
  • Ser persistente;
  • Ter foco para cumprir seus objetivos;
  • Ser ambicioso, desejando sempre o melhor para si e para os outros;
  • Ter facilidade em se comunicar de forma verbal e escrita;
  • Ser resiliente, não se deixando abater pelas frustrações;
  • Ser carismático.

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Diferenças entre um headhunter e um recrutador de RH

Por se tratar da contratação de colaboradores, pode haver confusão entre o trabalho de um headhunter e o de um recrutador do time de Recursos Humanos. É possível até pensar que são funções parecidas, mas não se engane: são bem diferentes.

  • De um lado, está o recrutador, que tem como principal atribuição buscar profissionais baseado nos seus currículos e, então, guiá-los em processos seletivos, que podem contar com fases como entrevistas, dinâmicas e testes de perfil;
  • De outro, está o headhunter, que vai ao encontro desses talentos em lugares e momentos que vão além da empresa, já que a busca por vezes é realizada fora do ambiente empresarial ou corporativo, em locais e situações específicas, não sendo incomum ele não ter um local fixo de trabalho.

Em relação a um headhunter, os profissionais de RH que realizam Recrutamento e Seleção atuam de forma mais passiva, já que, após a divulgação da vaga, só irão entrar em contato com os candidatos após a chegada dos currículos.

Vale a pena contratar um headhunter?

Essa não é uma pergunta simples, e não possui apenas uma resposta. Isso porque vai depender dos objetivos da empresa e do perfil de profissional desejado.

A seguir, confira algumas vantagens de contratar um headhunter:

Networking

Todo caçador de talentos possui uma vasta rede de contatos. E é assim mesmo que deve ser. Conhecer muita gente, de áreas diferentes, amplia as possibilidades de achar a pessoa certa, muitas vezes indo além dos estereótipos.

Experiência

O tamanho e o potencial do networking de um headhunter estão conectados à sua experiência, já que quanto mais contatos ele tiver, maiores são as chances de encontrar os melhores profissionais.

Além disso, é claro, um headhunter mais experiente possui um maior conhecimento de como as coisas acontecem no mercado.

Interesses unidos

Um headhunter não apenas faz bem o seu trabalho, mas também está atento ao que a empresa precisa para crescer. Isso porque busca se empenhar para contribuir ao máximo com o sucesso daquela contratação.

O headhunter sabe que essa é uma via de mão dupla: quando ele cumpre seu papel, a empresa e o candidato também prosperam. Ou seja, todos saem ganhando.

Como um headhunter pode colaborar no seu processo seletivo?

A seguir, você confere três tipos de vagas em que um headhunter pode contribuir.

1. Estratégicas

Como vagas estratégicas, podemos citar as de cargos de confiança.

Essas vagas costumam ser pouco divulgadas, por exigirem profissionais que não apenas sejam técnicos, mas possuam valores parecidos. Muitas vezes, também exigem uma maior disponibilidade de horário.

Dessa forma, são mais difíceis de serem encontrados em processos seletivos comuns.

2. Confidenciais

Quando as vagas são confidenciais, as principais informações não são divulgadas, o que dificulta o interesse de candidatos.

Nesse caso, o headhunter pode fazer contato com os profissionais que se encaixam no perfil, apresentando a vaga com mais facilidade e eloquência, mesmo sem passar todos os detalhes.

3. Vagas em outros locais/países

Na abertura de filiais em outras cidades, estados ou países, o headhunter pode trabalhar remotamente.

Ter alguém que mora no local onde a empresa contratará pode facilitar muito o processo de encontrar as pessoas certas para diversos cargos, principalmente os de alto nível, poupando tempo, energia e certamente dinheiro da empresa.

Como contratar um headhunter?

Para você saber como contratar um headhunter, trazemos algumas recomendações:

  • Faça uma busca nas plataformas automatizadas, no Google e em redes sociais, especialmente no LinkedIn;
  • Em seguida, avalie as referências e o conhecimento de mercado do profissional, analisando seus resultados e conversando com quem já o contratou;
  • Considere a capacidade de networking do headhunter, para saber como ele constrói sua rede e como normalmente é sua abordagem;
  • Por fim, pergunte o tempo médio que ele leva para concluir uma contratação, sendo seis semanas um período considerado ideal.

Com tudo isso resolvido, é chegada a hora da entrevista, onde é possível tirar dúvidas e checar se o profissional e a sua empresa possuem ideias compatíveis.

Esse também é o momento de saber quanto custa o serviço de um headhunter e se ele realmente é necessário na sua organização.

Conclusão

Na hora de recrutar, contar com o apoio de uma plataforma também faz toda a diferença para agilizar o trabalho e garantir mais assertividade nas escolhas.

Com a Jobfy, a plataforma de Recrutamento e Seleção da Metadados, sua empresa reduz o tempo de triagens e entrevistas em até 50%. Além disso, tem acesso a uma base de candidatos que não para de crescer, com três novos perfis cadastrados a cada minuto!

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Conheça quem escreveu o artigo

  • Glauci Cristiane Pereira
    Glauci Cristiane Pereira

    Formada em Direito e com pós-graduação e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Glauci é especialista e atua nas áreas de gestão de pessoas e folha de pagamento há mais de 20 anos. Atualmente é Consultora de Aplicação na Metadados.

  • Bruna Valtrick
    Bruna Valtrick

    Bruna é jornalista, produtora de conteúdo e estudante de Filosofia, especializada em SEO e Marketing de Conteúdo, e com 10 anos de experiência em redação de textos. Na Metadados, cria conteúdos estratégicos e sempre atualizados sobre Recursos Humanos.

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