Ilustração de bonecos em cima de obstáculos.

Em tempos de mercados tão dinâmicos, a boa reputação de uma organização é algo muito valorizado entre empresas e funcionários. Por isso o conceito de employer branding tem sido aplicado de forma cada vez mais potente no meio corporativo, interferindo diretamente na imagem das organizações e influenciando os processos de recrutamento e seleção.

Conquistar a imagem de um bom empregador se tornou algo muito importante para valorização do quadro de colaboradores, além de ser diferencial competitivo em diversos aspectos que iremos abordar a seguir.

Neste artigo vamos esclarecer os principais pontos envolvendo a ideia de marca empregadora e porque se tornar uma empresa atraente pode agregar valor, fortalecer propósitos, atrair talentos, elevar engajamento, entre outros benefícios.

Continue a leitura para saber mais!

O que é employer branding?

Employer branding significa marca empregadora. Trata-se de um conjunto de ações de gestão de pessoas, somadas às estratégias de marketing corporativo, que visam melhorar a reputação de uma organização empregadora no que diz respeito à qualidade dos ambientes de trabalho, bem-estar dos funcionários, propósitos fortes, entre outros benefícios.

Desta maneira, determinadas empresas conquistam destaque no âmbito corporativo ao se tornarem locais interessantes para se trabalhar, ambientes onde os funcionários têm admiração e identificação com os valores dessas empresas.

Muitas vezes essa boa reputação também se reflete no marketing externo, voltado aos clientes. Apesar deste não ser o principal objetivo das estratégias de employer branding.

A diferença entre EVP e employer branding

EVP é uma sigla em inglês que significa Employee Value Proposition. Traduzindo significa “proposta de valor ao empregado”.

Algumas pessoas eventualmente confundem os conceitos de EVP e marca empregadora. Isso inclui, por exemplo, benefícios como plano de saúde, vale-refeição, flexibilidade de horários, possibilidades de desenvolvimento profissional, clima organizacional e cultura empresarial. O EVP está relacionado à experiência interna que é proporcionada aos colaboradores dentro de uma organização.

Enquanto o employer branding, como vimos, são as estratégias de marketing corporativo que reforçam essas experiências perante o mercado. Por exemplo, a empresa Google é conhecida por sua cultura organizacional inovadora e descontraída, que valoriza a criatividade e o trabalho em equipe. Essa imagem atrai muitos profissionais que se identificam com esse tipo de ambiente de trabalho.

As propostas de um EVP trabalham em conjunto com a valorização da marca e ambas são adotadas pelas organizações visando elevar a reputação da empresa como empregadora, perante seus colaboradores e demais profissionais de mercado.

Sendo assim, tanto o EVP quanto o Employer Branding são importantes para a construção de uma imagem forte e positiva da empresa como empregadora. Por meio de uma proposta de valor ao empregado consistente e coerente com os valores e a cultura organizacional, a empresa consegue atrair e reter talentos que estejam alinhados com seus objetivos e valores.

Ao mesmo tempo, o employer branding ajuda a disseminar essa imagem positiva da empresa para o mercado, o que pode contribuir para o sucesso da marca como um todo.

Quais os benefícios do employer branding?

Atração de novos talentos

A marca empregadora está diretamente conectada ao objetivo de atrair novos talentos que elevem ainda mais o nível das equipes.

Atração de candidatos mais alinhados

Ao colocar uma imagem positiva no mercado corporativo, as empresas se tornam conhecidas e são mais almejadas por profissionais que se identificam com elas. Este ponto proporciona uma procura mais orgânica pelo desejo em trabalhar em empresas com esse perfil, além de melhorar a assertividade dos processos de recrutamento e seleção.

Retenção de talentos atuais

O employer branding é mais um importante recurso, que ajuda a fortalecer o sentimento de pertencer das pessoas a uma empresa que tem um propósito maior para, assim, reter talentos que reconhecem e valorizam isto na empresa.

Consolidação da marca

Uma estratégia de employer branding bem aplicada consolida a imagem de uma organização em diversos níveis para além do meio corporativo, resultando até mesmo em uma melhor recepção de um produto final perante o público/clientes.

Colaboradores vestindo a camisa

A força da marca empregadora proporciona um sentimento de pertencimento, o que resulta em um maior engajamento dos colaboradores.

Redução da rotatividade

A ideia de que as vagas da empresa são disputadas por talentos emergentes no mercado, poderá influenciar na diminuição do turnover geral de uma organização.

Redução nos custos em processos de recrutamento

O employer branding ajuda a atrair e reter talentos. Portanto, é possível executar uma gestão de pessoas mais otimizada e realizar contratações com mais assertividade - reduzindo custos com recrutamento e seleção.

Fortalecimento da cultura organizacional

Uma marca empregadora forte alinha os valores, hábitos e propósitos da empresa, tornando-os mais presentes na conduta dos colaboradores.

Ilustração de bonecos andando de bicicleta.

Os 9 passos para implementar employer branding  em sua organização

A seguir, sugerimos um passo a passo sobre como as lideranças e profissionais de RH podem roteirizar a implementação da marca empregadora em suas empresas.

1. Conheça suas equipes

Analise os perfis. Dessa forma será possível entender os desafios e quem são as pessoas que serão referências profissionais e comportamentais.

2. Crie um plano estratégico claro

Gaste tempo e energia em um processo de planejamento que seja capaz de lidar com contratempos, seja edificante e que tenha solidez a longo prazo.

3. Defina um EVP adequado aos seus objetivos

Não desvie de seus propósitos e sempre direcione suas propostas de forma que elas sejam realmente atrativas para suas equipes.

4. Marketing potente

Um plano de marketing completo é fundamental dentro de uma real execução de um bom employer branding.

5. Trabalhe sua cultura organizacional

Consolide seus valores, crenças e hábitos. A cultura organizacional precisa estar completamente alinhada com sua EVP.

6. Fortaleça o fit cultural

Ações visando flexibilidade e bem-estar estão entre os diferenciais mais vitais no que diz respeito a uma boa reputação corporativa.

7. Reconheça seus talentos

Equipes de talentos engajados e em processos de carreira a longo prazo são outra boa evidência de um employer branding que está sendo bem aplicado.

8. Transforme seus colaboradores em promotores da marca

A boa impressão dos colaboradores sobre a empresa é a prova social mais importante de um processo de marca empregadora. Incentive-os a compartilhar suas experiências de forma orgânica.

9. Avalie os resultados e aperfeiçoe suas ações

É necessário coletar indicadores internos e externos. Por meio das ferramentas de marketing é possível analisar, ajustar e evoluir as ações do employer branding.

Conclusão

Após a leitura, fica claro que o employer branding é uma ferramenta valiosa para valorizar as empresas, promovendo o bem-estar dos colaboradores e aumentando sua aprovação e engajamento. No entanto, é importante lembrar que essa estratégia só é possível com o total apoio dos profissionais de marketing, que são responsáveis por conectar essas ideias e divulgá-las, construindo uma reputação positiva gradualmente.

Por isso, é essencial avaliar como essas ações podem ser implementadas na realidade da sua empresa e buscar referências de sucesso em diferentes contextos e tamanhos. Por meio de um bom planejamento e execução é possível fortalecer a marca empregadora e se destacar no mercado.

Então, siga em frente e bom trabalho!

Para seguir ampliando seu conhecimento, leia o artigo sobre Offboarding.