Utilizamos dados de cookies para garantir o funcionamento do website, para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a METADADOS a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades, e concorda com a nossa política de privacidade

Recrutamento e Seleção1 de julho de 2025

Saiba como fazer a triagem de currículos com eficiência!

As transformações no cenário econômico e no mundo empresarial exigem cada vez mais habilidades dos recrutadores!

Saiba como fazer a triagem de currículos com eficiência!

A triagem de currículos é chave pra achar a pessoa certa pro trabalho. Com o mercado mudando, o RH precisa ser rápido, e é aí que softwares de recrutamento e seleção entram. Eles deixam a seleção mais ágil, organizam tudo, padronizam a conversa e guardam o histórico dos candidatos, garantindo contratações mais rápidas e que dão certo.

Em outras palavras, a triagem de currículos é uma ferramenta importante para que o setor de Recursos Humanos encontre o candidato ideal para a vaga, de acordo com os requisitos solicitados pelo contratante.

Para isso, os profissionais de RH precisam cada vez mais otimizar o seu trabalho, de modo a tornar o processo de recrutamento cada vez mais ágil e alinhado com os objetivos da empresa, oferecendo o máximo de qualidade e excelência.

Nós, da Metadados, empresa que desenvolve sistemas para a gestão de Recursos Humanos, da Folha de Pagamento ao R&S, te explicamos melhor o que é a triagem de currículos e como aplicar essa estratégia na sua rotina de RH.

O que é triagem de currículos?

A triagem de currículos é o processo que compara as características, habilidades, perfil profissional e experiência do candidato com os requisitos da vaga disponível.

Ao longo da triagem, é necessário que o recrutador trabalhe com critérios claros e bem definidos, a fim de tornar essa avaliação o mais clara e objetiva possível.

A partir da filtragem realizada por meio dos requisitos exigidos pela empresa, a triagem elimina os currículos que estão fora do perfil e seleciona os candidatos mais adequados para a vaga, que vão para a próxima etapa do processo seletivo.

A importância da triagem de currículos

Muitos recrutadores e profissionais de RH não conhecem a importância da triagem de currículos, seja por inexperiência ou pelo excesso de atividades delegadas a esses colaboradores.

É importante ressaltar que o currículo é a primeira apresentação do perfil profissional de um candidato, com destaque para suas competências, capacidades, escolaridade e trajetória profissional. Ou seja, o primeiro passo para uma possível contratação.

Ao avaliar o perfil de cada candidato, o responsável pelo processo de seleção deve observar os critérios que podem definir se o inscrito é adequado ou não para a função em destaque.

Na divulgação de uma vaga de emprego, uma empresa pode receber uma infinidade de currículos, oriundos de profissionais com características muito distintas, que devem ser avaliados de forma bastante criteriosa.

Para selecionar os mais aptos para a vaga, é preciso fazer uma triagem de currículos eficiente, de modo a selecionar os melhores candidatos.

Report: segredos para o RH melhorar o recrutamento. Acesse!

4 fatores de análise na hora da triagem

Fazer uma triagem de currículos rápida não é uma tarefa simples. Mas, além de agilidade, o processo também exige qualidade e bom senso por parte do recrutador, que precisa escolher as pessoas que vão para a próxima fase do processo.

Por mais pragmático que o profissional de RH seja, nem sempre é fácil realizar a seleção com rapidez e perspicácia. Ao longo da filtragem de profissionais, vários critérios devem ser observados para que a escolha seja certeira. Veja a seguir.

1. Apresentação do currículo

O prazo para a contratação de um novo funcionário é bastante curto, fazendo que os responsáveis por essa tarefa disponham de pouco tempo para a análise dos diversos currículos que recebem. E, claro, fazer a seleção dos mais indicados para a vaga no menor tempo possível.

Para agilizar essa tarefa, o ideal é começar selecionando currículos mais enxutos, com linguagem clara e direta, bem organizados e sem erros de português.

2. Escolaridade do candidato

Ao fazer a triagem de currículos, é importante observar qual a escolaridade exigida para o cargo em questão, o que já elimina vários candidatos que não atendem a esse requisito.

Outro ponto que merece atenção por parte dos profissionais de RH é analisar se os empregos anteriores do interessado estão de acordo com a sua formação. Essa informação demonstra se ele pretende seguir carreira na profissão escolhida ou não.

Pessoas que estudaram/estudam em uma determinada área e continuam trabalhando no mesmo nicho ao longo do tempo tendem a ser melhores funcionários, executando suas atividades da melhor forma possível, o que é importante para evitar a rotatividade.

Contudo, essa não é uma regra: muitos fatores influenciam na performance do talento escolhido.

3. Estabilidade nos empregos anteriores

Ao filtrar os currículos, dê atenção à ordem cronológica das experiências profissionais do candidato. Isso é importante para delimitar o seu histórico profissional e a sua evolução no mercado de trabalho.

Além disso, a trajetória da pessoa demonstra se ela criou vínculos nos empregos anteriores e se tende a seguir carreira e crescer na empresa.

Candidatos que entram e saem das empresas muito rápido podem passar a impressão de que podem também deixar este cargo a qualquer momento, o que é indesejável para qualquer organização.

Se a vaga for temporária, contudo, como no caso de substituição de funcionários por motivo de férias, essa regra não se aplica tanto.

4. Descrição das atividades realizadas

Durante a análise dos currículos, é importante visualizar a síntese dos trabalhos realizados anteriormente pelo profissional. Esse resumo, além de mostrar as suas principais competências e habilidades, acaba colocando em evidência o perfil da pessoa que se candidatou à vaga.

Além disso, existem colaboradores que, de fato, extrapolam as obrigações principais de seu cargo e possuem um bom histórico de evolução profissional. Isso demonstra proatividade e comprometimento. Pessoas com esse perfil são muito interessantes para os contratantes.

Como fazer a triagem de currículos mais rápido?

Com a agilidade exigida pelo mercado para preencher o quadro de funcionários da empresa – seja para um novo cargo ou substituição de um antigo colaborador – os recrutadores precisam fazer a seleção e a análise de currículos com o máximo de atenção e assertividade.

Por isso, o processo seletivo precisa ser otimizado, começando pela triagem de currículos recebidos para o preenchimento das vagas.

A seguir, veja como acelerar esse processo.

1. Escolha os currículos mais enxutos

O ideal é que o currículo do candidato tenha de 1 a 2 páginas. Mais páginas só devem ser consideradas para os cargos que exigem pessoas com maior experiência profissional.

É importante ter atenção a esses detalhes, pois muitos inscritos acabam se estendendo demais, informando detalhes que não são necessários, sem mostrar foco na área de atuação e nas competências que são mais relevantes nesse momento do processo de seleção.

2. Organize o recolhimento e armazenamento de currículos

Não é preciso se restringir a apenas uma modalidade de recebimento de currículos para encontrar os profissionais que se busca. No entanto, organizar todos os documentos em um só lugar torna o gerenciamento e a triagem muito mais simples para os recrutadores.

Você pode, por exemplo, separar seu e-mail em pastas, visando manter todos os currículos em um só lugar. Dessa forma, ficará muito mais fácil iniciar a triagem, tornando o processo mais direto e organizado.

3. Defina o perfil do candidato

Antes de começar a fazer a triagem propriamente dita, tenha detalhadamente o perfil desejado pela empresa de acordo com a função ofertada.

Para acertar na escolha, antes de começar faça uma lista dos requisitos exigidos para o profissional, tais como:

  • Nível de estudo (fundamental/médio/superior/pós-graduação);
  • Conhecimentos específicos;
  • Fluência em determinado idioma;
  • Entre outros.

Tudo isso para tornar o processo mais dinâmico e avaliar apenas aqueles que se encaixem no perfil desejado.

checklista-perguntar-aos-candidatos.webp

4. Estabeleça itens para a filtragem dos currículos

Depois de fazer a primeira análise para restringir os candidatos mais aptos para vaga, é preciso observar outros itens importantes, como objetivo profissional, experiência e formação acadêmica.

Essas informações são um pontapé inicial para que você possa fazer um filtro inicial mais abrangente, principalmente para descartar os candidatos que não atendem aos requisitos principais e reduzir o volume de pessoas avaliadas.

5. Prefira currículos com 70% de aderência à vaga

O profissional de RH responsável pelo processo nunca deve selecionar um candidato inadequado, mas também não deve excluir todos aqueles que não são totalmente compatíveis com a vaga. Afinal, mesmo não dando o match perfeito, eles ainda podem ter muitos dos requisitos necessários para a função.

Nessa hora, o ideal é usar o bom senso, pois, se a competência ou habilidade que falta ao profissional é algo que pode ser trabalhado, o mais indicado é dar a oportunidade para que ele vá para a próxima etapa do processo seletivo, incluindo a dinâmica de grupo e/ou a entrevista.

6. Conte com um software para otimizar o processo

O recrutamento de novos colaboradores mudou bastante ao longo dos anos. Para se conectar a tantas plataformas distintas, fazer o recrutamento online, otimizar os resultados e facilitar a comunicação entre os candidato e recrutador, é necessário contar com uma solução completa de tecnologia.

Nesse cenário, a seleção pode ser realizada por meio de softwares, que oferecem integração com sites de vagas e até mesmo com as redes sociais, gerenciando a divulgação das oportunidades de emprego, o armazenamento e a triagem de currículos.

Além disso, esse tipo de solução permite a aplicação de filtros de acordo com os critérios estabelecidos, além de possibilitar o envio de mensagens para vários candidatos de uma única vez, garantindo que todos recebam um feedback.

Uma dessas soluções é o Jobfy, da Metadados, que, além de auxiliar as empresas desde a atração até a admissão digital, também conta com a recomendação e o parecer textual de cada candidato com a ajuda da Inteligência Artificial. Dessa forma, o RH economiza tempo e contrata os candidatos mais alinhados para a vaga.

Fale com um especialista e conheça nosso sistema de recrutamento completo.

Banner do Produto Jobfy, da Metadados

Como nosso software pode garantir o sucesso do R&S?

Buscar pessoas, analisar candidatos, fazer a triagem de currículos, responder ligações e e-mails, realizar entrevistas e ainda reportar indicadores. São tantas as atividades dos profissionais de RH que não é incomum que esses colaboradores sofram com a sobrecarga de trabalho.

Para facilitar a vida dos recrutadores, as empresas podem investir em um sistema de recrutamento e seleção de pessoas, como é o caso do Jobfy. Veja, a seguir, como nosso software pode ajudar no seu processo seletivo.

Tenha o histórico de todos os candidatos

Você, como responsável por um processo seletivo, consegue se lembrar do nome de todas as pessoas que entrevistou no último ano? E no mês anterior?

Em média, um recrutador entrevista de 4 a 8 pessoas em um único dia, o que equivale a cerca de 1.500 pessoas em um ano. Com tantos candidatos e currículos, é impossível se lembrar de todos eles. Portanto, ter um histórico de candidatos é imprescindível.

Com o auxílio de um software voltado para recrutamento, é possível ter esse benefício, além de:

  • Não enviar para a empresa uma pessoa que já foi entrevistada para a mesma vaga;
  • Possibilitar o mapeamento dos candidatos;
  • Demonstrar o quanto o profissional evoluiu desde o seu último contato com o setor de RH.

Crie um processo organizado e unificado

Ter todos os dados organizados em um local garante agilidade ao recrutador na hora de fazer a triagem de currículos. Esse tipo de solução multiplataforma reúne todas as informações necessárias sobre os profissionais, otimizando o trabalho do responsável pelo processo seletivo.

Encontre os melhores profissionais para a vaga

De quais fontes vêm os candidatos mais qualificados? Para responder a essa questão com rapidez, a ajuda de um software faz toda a diferença. Um bom sistema de R&S aponta a origem de cada um, trazendo benefícios como:

  • Redução de despesas: ao saber de onde vêm os melhores talentos, você pode divulgar apenas job boards que gerem resultados de fato;
  • Mais agilidade: por meio da filtragem inicial de currículos, o número de inscritos a serem analisados para a etapa seguinte do processo seletivo será menor, proporcionando maior rapidez para encontrar os candidatos mais qualificados.

Otimize seu processo seletivo

Com a utilização de um software, o gestor consegue padronizar o seu processo seletivo e a forma como os profissionais de RH reportam seus números, indicadores e histórico.

Sem esse sistema, cada um realizaria o seu próprio controle, inserindo uma complexidade desnecessária para que os gestores de RH compreendam a visão do processo como um todo.

Uma solução de recrutamento calcula automaticamente os indicadores de RH em tempo recorde e emite alertas, caso as metas do setor fiquem abaixo do esperado.

Comunique-se com o candidato

Com tantos inscritos e tantas oportunidades de emprego, é complicado para o responsável pela seleção se comunicar com cada pessoa. Com o auxílio da tecnologia, é possível otimizar essa comunicação, oferecendo maior confiabilidade e transparência ao recrutamento.

Com a ajuda do Jobfy, você pode:

  • Mostrar ao candidato o andamento do processo;
  • Enviar e-mails padronizados para o agendamento de entrevistas;
  • Organizar o feedback aos interessados – seja ele positivo ou negativo, a respeito de sua continuidade no processo;
  • Contar com apoio da Inteligência Artificial para criar textos de recomendação e parecer de cada candidato.

O que saber na hora de escolher o melhor software de recrutamento

A primeira dica é: escolha um software para a triagem de currículos que permita ao menos algum nível de customização. Afinal, é muito importante que a solução a ser escolhida permita a personalização de certas etapas, de modo a atender às necessidades da sua empresa.

Na hora de analisar as opções, veja se a plataforma é moderna, de fácil interação, que se integre a sites de emprego e às redes sociais e permita a inclusão de candidatos de forma automática.

Uma boa solução tecnológica também oferece relatórios customizados, para dar suporte à gestão de RH da organização, a fim de analisar e trazer melhorias para o processo de triagem de currículos e para a análise de candidatos.

Nessa etapa, é importante ser criterioso ao escolher um software de RH. Por isso, busque pelas seguintes características:

  • Existência de uma interface de simples entendimento;
  • Customização da página de carreiras, o famoso trabalhe conosco;
  • Divulgação automática de vagas em portais de emprego e redes;
  • Um banco de talentos que armazene todos os currículos em um só lugar;
  • Um canal de comunicação automatizado;
  • Criação de filtros para facilitar a triagem e filtragem de candidatos, preferencialmente com o apoio da IA, como é o caso do Jobfy.

Conclusão

Como vimos, investir em um software especializado em R&S traz diversos benefícios para a sua empresa e para o RH como um todo.

Com o aumento do volume de candidatos a cada processo, o setor de Recursos Humanos precisa aderir a tecnologias que tornem todas as etapas de um processo seletivo mais ágeis e otimizadas, com uma gestão estratégica de pessoas.

Ao investir em um software como o Jobfy para facilitar a triagem de currículos, o recrutamento se torna diferenciado, oferecendo bons resultados sem a necessidade de fazer um alto investimento.

Gostou do conteúdo desse artigo? Quer receber as principais novidades da Metadados sobre o setor de Recursos Humanos? Então assine a Newsletter do RH e receba nossos novos artigos em primeira mão, diretamente no seu e-mail!

newsletter do rh: receba conteúdos sobre recrutamento e triagem de currículos

Conheça quem escreveu o artigo

  • Metadados
    Metadados

    O Sistema de RH que cuida das pessoas e do seu negócio! A Metadados é especializada em Sistemas para a gestão completa do setor de Recursos Humanos, como Folha de Pagamento, Indicadores de RH, eSocial e Gestão de Pessoas.

  • Bruna Valtrick
    Bruna Valtrick

    Bruna é jornalista, produtora de conteúdo e estudante de Filosofia, especializada em SEO e Inbound Marketing e com 10 anos de experiência em redação de textos. Acredita que boas histórias valem mais do que palavras difíceis e que todo texto existe por um propósito. Na Metadados, cria conteúdos estratégicos e sempre atualizados sobre Recursos Humanos.

Conteúdos que
você vai gostar