Imagem de uma mulher de camisa na cor lilás mexendo no notebook.

A evolução tecnológica tem acelerado processos e contribuído para qualificar a eficiência das empresas, nos últimos anos. A área de Recursos Humanos (RH) não é exceção e pode se beneficiar a partir da implementação de novas tecnologias e conhecimentos. O ChatGPT é uma dessas ferramentas disponíveis, a partir de estudos sobre Inteligência Artificial (IA).

Neste artigo, que preparamos aqui na Metadados – empresa especializada em sistemas para a gestão de Recursos Humanos – vamos explorar como o RH pode utilizar o ChatGPT em diversas atividades.

Ilustração de robô analisando as tarefas,

 

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial (IA) é um campo da Ciência da Computação que cria sistemas e programas de computador capazes de executar tarefas que, normalmente, exigiriam raciocínio humano. Ações como aprendizado, tomada de decisões, reconhecimento de fala, reconhecimento de imagens e linguagem natural são alguns exemplos.

A IA utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para gerar uma reação a dados e experiências armazenadas. Com isso, a tendência é de que a performance desse tipo de sistema ou programa melhore ao longo do tempo, sem ser explicitamente programada ou atualizada por comando.

Algumas tecnologias de IA mais conhecidas incluem assistentes virtuais, carros autônomos, reconhecimento facial e de voz, além de sistemas de recomendação. Foi nesse contexto que surgiu o ChatGPT.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT, Generative Pre-trained Transformer, é uma ferramenta de IA que permite diálogos sobre diversos temas por meio de um modelo de linguagem natural. A ferramenta utiliza respostas anteriores dos usuários e sintetiza informações da internet para fornecer uma resposta adequada e de forma rápida durante a interação.

Desenvolvido pela OpenAI, ainda em fase de testes, o programa colocou em alerta grandes empresas de tecnologia, no final de 2022, logo após seu lançamento. No entanto, é importante destacar que o objetivo das tecnologias de IA não é substituir o trabalho humano, mas sim o complementar, permitindo que o profissional seja mais eficiente e assertivo em suas atividades.

Como funciona o ChatGPT?

Primeiramente é preciso esclarecer a lógica dos programas de computador que usam IA para simular uma conversa com seres humanos por meio de mensagens de texto ou voz. Eles são projetados para entender a linguagem natural humana e fornecer respostas automatizadas às perguntas ou solicitações do usuário.

No caso do ChatGPT, assim que o usuário acessa a ferramenta, uma tela traz diversas opções, incluindo exemplos de utilização, um campo para inserir a pergunta ou tópico desejado e suas últimas conversas. Existem, também, algumas opções básicas disponíveis no menu lateral. A partir daí, a utilização da ferramenta é bastante intuitiva.

Basta inserir a pergunta ou tópico desejado e o robô trará uma explicação simplificada, com base nas respostas anteriores dos usuários e nas informações disponíveis na internet. No entanto, é importante ressaltar que, caso a pergunta seja muito específica ou o ChatGPT não tenha informações suficientes para fornecer uma resposta, ele solicitará mais detalhes ao usuário.

Para saber como escrever os comandos certos e alcançar os resultados esperados, nós escrevemos um eBook. Nele você poderá conferir um passo a passo para extrair todo o potencial dessa ferramenta. Baixe gratuitamente!

Banner do ebook para saber como escrever os comandos certos no ChatGPT.

O ChatGPT e o RH

Como toda ferramenta inovadora, o ChatGPT também requer um período de experimentação e aceitação. Mas, o fato é que o profissional de RH que utilizar a ferramenta de maneira efetiva poderá buscar nela insights competitivos, assim como agilizar algumas demandas do setor. Claro, sem esquecer da importância do acompanhamento e revisão das informações apresentadas.

Confira 5 situações em que o RH pode empregar o ChatGPT:

Atendimento ao funcionário

O ChatGPT pode ser utilizado para fornecer suporte aos funcionários em uma variedade de áreas, como benefícios, férias, salário, políticas da empresa e outros assuntos relacionados ao trabalho. Isso pode ajudar a reduzir a carga de trabalho do RH e fornecer aos funcionários uma maneira rápida e fácil de obter respostas para suas perguntas. 

Mas, vale lembrar que ele consulta apenas a legislação vigente até abril de 2023 e ainda pode conter erros. Isso exige uma atenção redobrada dos RHs pois da mesma forma que os médicos sofrem, hoje, com as pessoas que buscam um autodiagnostico no Google, o mesmo ocorrerá quando os colaboradores buscarem respostas do ChatGPT.

Treinamento e desenvolvimento 

O ChatGPT pode ser utilizado para fornecer suporte de treinamento e desenvolvimento aos funcionários. Ele pode fornecer informações básicas sobre programas de treinamento, fornecer respostas a perguntas de treinamento e fornecer feedback sobre o desempenho do funcionário. Isso pode ajudar a melhorar a eficácia dos programas de treinamento e desenvolvimento do RH.

Feedback 

O ChatGPT pode ajudar RH e líderes a qualificar o feedback aos liderados. Ele pode propor uma linguagem mais assertiva e de forma personalizada, destacando seus pontos fortes e apontando áreas de melhoria com uma linguagem leve e não violenta.

Recrutamento e seleção

O modelo de linguagem pode ser utilizado para criar descritivos de cargo ou mesmo descrever uma vaga de forma mais chamativa. Pode ser utilizado também para criar roteiros de entrevistas com o objetivo de obter as informações necessárias para embasar escolhas mais assertivas.

Análise de dados 

O ChatGPT pode ser empregado para analisar dados do RH, como informações de folha de pagamento, desempenho do funcionário, absenteísmo, rotatividade e outros dados relacionados ao RH. O ChatGPT pode fornecer insights valiosos sobre esses dados, permitindo que o RH tome decisões informadas sobre a gestão da força de trabalho.

Confira mais exemplos práticos no vídeo.

10 frases essenciais para o profissional de RH

Além dos exemplos já mencionados neste artigo, o ChatGPT oferece uma oportunidade para que os profissionais de RH explorem questões específicas, levantando insights valiosos e buscando soluções pontuais. Aqui estão 10 frases prontas que o profissional de RH pode digitar no ChatGPT, ampliando suas possibilidades de interação e aprimorando a gestão de pessoas:

Quais benefícios são mais valorizados pelos colaboradores?

Como posso ajudar um funcionário com problemas de saúde mental?

Como exercer uma liderança humanizada?

Como posso triar currículos para a vaga de programador?

Como reduzir o turnover dentro da minha organização?

Quais indicadores de RH acompanhar para diagnosticar a baixa motivação dos funcionários?

Como minimizar a sobrecarga dos colaboradores?

Como posso melhorar a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho?

Como falar com os líderes sobre situações de assédio?

Como preparar uma entrevista para um candidato com deficiência motora?

Essas frases não apenas facilitam a interação com o ChatGPT, mas também proporcionam ao profissional de RH uma abordagem prática para aprimorar diferentes aspectos da gestão de pessoas. 

Considerações éticas no uso do ChatGPT no RH

Embora a IA, por meio do ChatGPT, traga muitos benefícios para o RH, é importante lembrar que sua implementação deve ser feita com responsabilidade e considerando questões éticas. Algumas considerações importantes incluem:

  • Preconceito algorítmico: os algoritmos de IA podem ser tendenciosos e perpetuar preconceitos e discriminações existentes na sociedade. Cabe alertar, também, que ao implementar uma IA para conversar com colaboradores e candidatos, ela será vista como se a empresa estivesse conversando com essas pessoas. Isso pode abrir brechas para que pessoas mal-intencionadas procurem buracos no algoritmo para provocar preconceitos e respostas desviadas para, depois, publicar em redes sociais com o nome da empresa. Por isso cabe analisar muito bem esse uso. O RH deve garantir que os resultados gerados pela IA não perpetuem essas desigualdades.
  • Transparência: as decisões tomadas pela IA devem ser transparentes e explicáveis. Os funcionários devem entender como a IA funciona e como as decisões são tomadas com base em seus dados.
  • Privacidade dos dados: o RH deve garantir a privacidade e a segurança dos dados dos funcionários, especialmente quando se trata de dados sensíveis, como dados de saúde e financeiros.

Conclusão

Se você chegou até aqui é porque passou pelas dicas de aplicação do ChatGPT na área de Recursos Humanos, não é? Pois essas dicas também foram geradas pela própria IA a partir de uma pergunta simples: como o ChatGPT pode auxiliar nas tarefas do RH?

Isso demonstra que, quando usada com cuidado e responsabilidade, a IA pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a eficiência e a eficácia do RH, tornando-o mais ágil, preciso e efetivo. Contudo, é importante que o RH implemente essa ferramenta de forma responsável, considerando questões éticas como a propagação de preconceito e o vazamento de dados, a partir do mau uso da ferramenta.  

Além disso, é importante que as empresas invistam em treinamento para líderes e liderados para que todos entendam o papel da IA e como ela pode ser utilizada de forma adequada. Ao garantir que os funcionários entendam como a ferramenta pode ser empregada para melhorar a empresa, é possível criar uma cultura de colaboração e engajamento.

Ou seja, a IA e o ChatGPT têm o potencial de transformar o RH, tornando-o mais eficiente, preciso e efetivo. Ao usar a IA de forma responsável, o RH pode fornecer um atendimento ao funcionário mais eficaz, melhorar a comunicação interna, oferecer treinamentos personalizados e até mesmo ajudar no recrutamento e seleção. Com o tempo, a IA pode se tornar uma parte fundamental do RH, ajudando as empresas a alcançar seus objetivos de negócios e melhorar a experiência de líderes e liderados.

Se você ficou curioso, pode acessar o ChatGPT em nosso site. Por meio dessa ferramenta gratuita e de fácil acesso, você poderá testar os benefícios da IA na automação de tarefas, seguindo as dicas deste artigo. Conheça e teste o Chat GPT!

Caso queira conhecer outras ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial para facilitar o dia a dia do RH, nós reunimos algumas delas em um Guia. Baixe agora mesmo

Banner do guia sobre ferramentas de IA para facilitar as tarefas do RH

Para seguir ampliando seu conhecimento, leia também nosso artigo sobre ESG.