Endomarketing: saiba porque é importante investir
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Endomarketing: entenda porque investir

 Já foi possível perceber que o endomarketing traz muitas vantagens às empresas, quando bem executado, não é mesmo?

A tecnologia já é uma realidade nas corporações. E, ao mesmo tempo em que ela é capaz de tornar os processos mais rápidos e instantâneos, representa um grande desafio para qualquer gestão, até porque a valorização do profissional deve andar em consonância com a modernidade.

Então, a maior vantagem competitiva de uma empresa pode estar na forma com que utiliza o conhecimento das pessoas, dos seus colaboradores. Isto é, na maneira como os motivam, os valorizam e os fazem produzir ainda mais.

Dentro desse contexto, as organizações mais modernas já entenderam a importância de se resgatar e/ou enaltecer a autoestima e a motivação de seus colaboradores, considerando os valores pessoais de cada um, a competitividade, as competências, gerando maior autonomia e performance, a fim de atingir melhores resultados.

Por isso, as organizações utilizam métodos mais eficientes para motivar seus funcionários. Afinal, uma pessoa mais motivada trabalha com mais eficiência. Entre eles, o endomarketing se destaca há um tempo. Mas, é necessário investir? Como iniciar um projeto dentro da empresa? Quais são as vantagens?

Para sanar todas essas dúvidas, a Metadados, empresa especializada em soluções tecnológicas e serviços de apoio à gestão de pessoas, produziu este conteúdo sobre endomarketing. Continue lendo e saiba por onde começar!

Afinal, o que é o endomarketing?

Agrupado à palavra Marketing, o termo “Endo” é oriundo do grego “Endus” que significa “para dentro”. Desse modo, seu conceito pode ser definido como “o estudo das necessidades e vontades de seus consumidores”.

Assim, é considerado endomarketing o conjunto de ações que tem o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho, a integração entre os colaboradores, bem como o engajamento de todos. Podemos afirmar, então, que o endomarketing são as atividades de marketing voltadas para dentro da empresa, para seus colaboradores.

Consumidores são, neste caso, os colaboradores – os primeiros clientes de uma empresa. Estes clientes influenciam o sucesso ou o fracasso da empresa, já que podem estar desanimados ou motivados. Se desanimados com a situação, estão desmotivados, o que reflete diretamente nos resultados entregues aos clientes. Mas, se estiverem motivados, sentindo-se bem e executando suas tarefas com prazer, as entregas também tendem a serem melhores. Além disso, o endomarketing exerce um papel fundamental na aproximação e engajamento dos colaboradores com a estratégia da organização, agregando valor à marca e garantindo, assim, o alinhamento por meio da integração das pessoas.

É por isso que o endomarketing tem ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações. Afinal, toda empresa deseja crescer, ter funcionários e clientes satisfeitos, não é mesmo?

Endomarketing X Comunicação Interna

Como vimos, o endomarketing é o marketing focado para dentro da corporação, para a própria equipe de profissionais. Nas ações de endomarketing, as atividades são semelhantes às do marketing convencional, isto é, são aplicadas aos colaboradores para que eles absorvam os valores da empresa, compreendam o conceito da marca e valorizem os produtos, os serviços e as realizações da corporação.

Já a comunicação interna é aquela que envolve todas as ações de comunicação da empresa, ou seja, as informações repassadas pela gestão, por meio de canais internos.

Superficialmente é possível se confundir, já que o público é o mesmo: os colaboradores. Porém, como vimos, seus objetivos e suas práticas são diferentes. Ou seja, de modo geral, pode-se dizer que o endomarketing trabalha a interação e motivação entre os colaborares de uma corporação, enquanto a comunicação interna envolve processos de informações.

Com esses conceitos, é possível identificar que tanto o endomarketing quanto a comunicação interna são ferramentas essenciais para o crescimento de toda empresa que visa à lucratividade. 

Benefícios

Cada empresa pode ter benefícios diferentes com a implantação do endomarketing, pois irá depender dos objetivos propostos, mas um fator é fundamental para todas: é necessário que o plano de endomarketing e as ações propostas estejam alinhadas com o propósito da organização, pois um programa de sucesso em uma organização pode não ser em outra, pois a cultura, as pessoas e o momento de cada empresa são diferentes. Podemos citar uma série de benefícios gerais da aplicação da metodologia, tais como:

  • Aproximação do profissional com a empresa;
  • Motivação e engajamento dos colaboradores;
  • Retenção de talentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução dos custos trabalhistas;
  • Consciência sobre as tarefas realizadas;
  • Qualificação da comunicação interna;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Agilidade no andamento das informações;
  • Identificação com os valores da empresa;
  • Valorização da marca no mercado;
  • Aumento das vendas.

Além disso, o endomarketing pode ser considerado uma das ferramentas mais eficazes na redução do turnover, visto que o profissional se sentirá como um integrante fundamental da equipe, valorizado e engajado com as causas da empresa.

Outra vantagem é a produtividade. Uma pesquisa realizada pela Right Management Consultoria, com mais de 30 mil pessoas de 15 países, concluiu que pessoas motivadas são 50% mais produtivas. Ainda de acordo com o estudo, a recompensa salarial não é o único fator decisivo para satisfazer um profissional. Gratificações sociais, simbólicas e não materiais também são capazes de influenciar o rendimento. 

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Primeiros passos

 Já foi possível perceber que o endomarketing traz muitas vantagens às empresas, quando bem executado, não é mesmo? Na sua corporação, vocês já iniciaram o processo de implantação? Caso ainda não tenham, é bom saber que o primeiro passo para isso é engajar as equipes de Marketing e de Recursos Humanos. Afinal, essas duas áreas devem trabalhar juntas quando o assunto for endomarketing.

O RH é o setor onde será possível identificar e recolher os dados, como pesquisa de clima organizacional, analisar os perfis dos colaboradores, reunir as reivindicações. Enquanto o marketing, em conjunto com os profissionais de RH, poderá analisar os dados e traçar uma estratégia para que o objetivo da empresa e a vontade dos colaboradores possam ser alinhadas.

Outra questão muito importante para o sucesso e retorno efetivo do endomarketing é envolver os gestores. Eles são fundamentais para a discussão em torno das ações, melhorias e soluções.

Com todos os dados em mãos, é preciso sair do planejamento e partir para a ação. É o momento do RH  analisar as ações de integração e comunicação, os benefícios que a empresa oferece, assim como estratégias de liderança, treinamentos e desenvolvimento de pessoas, rever as funções, os salários…enfim, é o momento de intervir na organização, alinhando os interesses dos funcionários aos da empresa. 

Considerações

 Investir na qualidade de vida dos colaboradores pode ser uma ótima estratégia para garantir trabalhos de maior qualidade e realizações profissionais. Afinal, ninguém gosta de trabalhar sem uma razão, sem um objetivo. E isso vai muito além do salário que recebe. Isso tem a ver com motivos até mais intangíveis do que tangíveis, como a motivação.

Por isso, identificar ações que vão ao encontro dos anseios da maioria dos colaboradores, mas que se alinhem aos da empresa, pode ser a peça-chave para impulsionar seu negócio. Pense nisso e inicie agora mesmo o endomarketing na sua empresa. Desejamos sucesso!

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