8 mãos juntas ao centro

Sem dúvidas, o Endomarketing é uma das principais ferramentas para promover a cultura organizacional nas empresas! Além disso, as estratégias de endomarketing têm um papel crucial na promoção do bem-estar entre os colaboradores, proporcionando maior envolvimento, comprometimento e motivação - o que resultará, consequentemente, em melhores índices de produtividade.

Neste artigo, vamos esclarecer o que é Endomarketing, quais os principais benefícios que podem ser obtidos a partir dessas ações estratégicas, as diferenças entre endomarketing e comunicação interna, além de dicas sobre como o marketing interno pode influenciar na organização do seu negócio.

O que é Endomarketing?

Endomarketing é um conjunto de ações de marketing institucional elaboradas estrategicamente para o ambiente interno das empresas. Através dessas práticas é possível promover a cultura organizacional e estabelecer uma conexão mais efetiva com o público interno. 

Por isso, uma boa estratégia de endomarketing resulta em colaboradores mais engajados e alinhados com os valores e propósitos da empresa. Ou seja, assim como as ações de marketing externo são cruciais para atrair clientes externos, o endomarketing é essencial para atrair, reter e elevar a motivação dos seus talentos.

Sendo assim, construir e espalhar uma cultura organizacional sólida e duradoura é um processo complexo e constante, mas extremamente recompensador!

Mas, afinal, “Endomarketing” e “Comunicação Interna” são a mesma coisa?

Embora sejam práticas que caminham lado a lado e tenham em comum o mesmo público, Endomarketing e Comunicação Interna não são a mesma coisa! As duas fazem parte da comunicação corporativa, mas existem diferenças em relação aos objetivos e práticas envolvidas em cada uma delas:

  • Comunicação interna tem um objetivo especificamente informativo, levando atualizações sobre processos internos, notícias e comunicados sobre a rotina operacional da empresa.
  • Campanhas de Endomarketing desenvolvem estratégias comunicacionais mais profundas, com a finalidade de fortalecer a cultura organizacional e o claro objetivo de engajar e motivar os colaboradores.

Exemplos de ações de Endomarketing:

  • Workshops e palestras motivacionais;
  • Fomentar uma cultura de escuta e diálogo;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Eventos internos que promovam maior integração;
  • Kit de final de ano da empresa;
  • Ações para valorização dos destaques individuais e coletivos.

Exemplos de Comunicação Interna nas empresas:

  • E-mail ou Newsletter;
  • Intranet, blogs e jornais internos;
  • Mural criativo com informações da empresa;
  • Mural de recados;
  • Quadro dos aniversariantes do mês;
  • Rede social corporativa ou aplicativo do RH.

Quais os benefícios do Endomarketing na minha empresa?

Não há nada mais importante para uma empresa do que colaboradores motivados e alinhados aos objetivos da companhia. Sem dúvidas, boas estratégias de endomarketing podem criar um ambiente muito mais sólido, unido e colaborativo.

Trata-se do famoso “vestir a camisa”.  Mas, para que haja um alinhamento entre os membros dessa “torcida”, é preciso uma coordenação na comunicação dessas ideias - a partir de um norte que é pautado pelos valores e propósito da empresa.

Listamos alguns dos principais benefícios obtidos quando seu plano de endomarketing está no caminho certo:

  • Otimização do clima e da cultura organizacional;
  • Maior eficiência, proatividade e produtividade;
  • Engajamento e motivação dos funcionários;
  • Redução da rotatividade/turnover.

O que não pode faltar em um bom plano de Endomarketing? 

Para o endomarketing, colaboradores são clientes internos. E, cada vez mais, o que acontece dentro de uma empresa reflete no lado de fora, ou seja, nos clientes externos e no mercado como um todo. É por conta dessa necessidade de coerência que as ações estratégicas de endomarketing têm tanto potencial na cultura organizacional e nos índices de satisfação e produtividade.

Promova a cultura organizacional:

É fundamental que todos os colaboradores tenham ciência sobre a visão, os valores e propósitos da empresa. Portanto, plante essa semente entre as suas equipes. Somente desta forma será possível disseminar uma ideia que faça sentido e seja potente em todos os ambientes, gerando identificação com tudo que envolve a sua marca.

Nesse ponto, também devemos ressaltar a importância dos promotores da cultura - aqueles profissionais (líderes e colaboradores carismáticos) que influenciam os demais, não deixando que os valores e propósitos da empresa percam sua força ou deixem de fazer sentido.

Provoque integração e motivação:

Manter colaboradores integrados e motivados é um desafio constante, algo que exige dinamismo e criatividade. Por isso, uma opção interessante e bastante recorrente é desenvolver um calendário anual que mescle atividades de lazer (como happy hours e passeios), com treinamentos e eventos motivacionais (como workshops, palestras e shows).

Não considere isso um “luxo”, pois manter os times unidos e os colaboradores satisfeitos é essencial e sadio para os processos organizacionais, além de reduzir consideravelmente a rotatividade.

Reconheça e valorize seus talentos:

Como já falamos aqui, engajamento e pertencimento são peças-chave para a roda da sua empresa girar com fluidez. Mostre para as pessoas o quanto elas são importantes e faça isso o tempo todo e da forma mais individualizada possível, afinal de contas, seus colaboradores têm anseios e prioridades distintas.

Elabore premiações, ofereça recursos além dos benefícios básicos da empresa, entregue o seu melhor e observe como as equipes vão devolver mais ao negócio.

Pesquise e ouça o tempo inteiro:

Pesquisas de satisfação e canais de diálogo são a base para todos os itens anteriores. Portanto, olhe suas ações e meça os resultados constantemente! Essa é a grande bússola que vai guiar suas estratégias para que sua empresa conquiste uma crescente de melhorias nos processos de endomarketing.

Conclusão 

Nesse artigo, conferimos qual a função do endomarketing e como essas ações estratégicas são essenciais para motivar e engajar os colaboradores da sua empresa. Verificamos que o ponto central passa pela disseminação e o fortalecimento da cultura organizacional entre as equipes, também conhecidas como clientes internos.

Seja nas grandes companhias ou nas pequenas empresas, envolvimento, comprometimento e motivação são pilares para obtermos ambientes sadios. Sendo assim, uma gestão de RH antenada em iniciativas de marketing, somadas às ações estratégicas das ferramentas de endomarketing terão maior capacidade de promover a felicidade das pessoas e, certamente, poderá conquistar resultados positivos e conectados com as metas da organização.

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