Uma foto com cinco pessoas, com estilos, raças e jeitos diferentes.

Empresas são formadas e movidas pela força e motivação de seus colaboradores. Trata-se de uma afirmação um tanto quanto óbvia, mas se focarmos na complexidade envolvida nas possibilidades de escolha dos perfis dessas pessoas, chegaremos na tão falada diversidade.

A partir deste conceito surgem questões extremamente atuais como: inclusão, respeito, convivência, tolerância, entre outros.

Neste artigo vamos nos aprofundar nesse conceito tão presente atualmente. Além disso, levantamos uma reflexão sobre como a diversidade - quando aliada a inclusão e pertencimento - pode melhorar a rotina dos colaboradores e agregar valor na cultura organizacional das empresas.

O que é diversidade nas empresas?

No contexto de uma empresa, a diversidade, quando aplicada, está presente justamente nas diferenças dos perfis presentes no capital humano e nas variadas formas como as equipes são compostas.

De acordo com o dicionário Michaelis Online, Diversidade significa:

  1. Qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade.
  2. Conjunto que apresenta características variadas; multiplicidade.

Pensando em recursos humanos, é interessante destacarmos os sinônimos “diferença”, “variação” e “multiplicidade”. Palavras que estão na essência de uma gestão de RH que realmente valoriza um ambiente mais plural e inclusivo.

Quais exemplos de diversidade podemos promover nas empresas?

Diversidade no meio corporativo significa incentivar a composição de times com pessoas de diferentes perfis sociais como: origens, etnias, gêneros, experiências, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outras variações.

Sabemos que boa parte destes perfis fazem parte de grupos conhecidos como “minorias”. Ou seja, grupos sociais que até podem ser numerosos em nossa sociedade, mas que têm sido historicamente minoritários nos espaços de poder e liderança.

Por isso, empresas atentas às boas práticas do mercado precisam incentivar o recrutamento de pessoas distintas, incentivando uma convivência colaborativa nos seus espaços, incluindo essa lógica na cultura da empresa.

Qual a importância da diversidade para as empresas?

Promover a diversidade na formação das equipes de colaboradores é uma das estratégias mais eficientes na atual conjuntura das empresas. Um estudo realizado pela McKinsey & Company, sobre diversidade corporativa na América Latina, revela que empresas que apoiam a diversidade são mais felizes, sadias e rentáveis.

A seguir, listamos a seguir os principais benefícios das empresas que adotam a diversidade em sua cultura organizacional:

Diversidade significa ampliar conexões:

Ao contarem com perfis múltiplos entre seus colaboradores, as empresas tendem a estabelecer uma maior amplitude de ideias e discursos. Cerca de 70% das empresas que adotaram a diversidade, conquistaram novos mercados a cada ano, como mostra uma pesquisa promovida pela Harvard Business Review.

Por isso que quando promovemos a pluralidade das equipes, maior será a possibilidade de se alcançar um público externo mais amplo e também mais diverso.

Diversidade torna as empresas mais inovadoras e criativas

Inovação, criatividade e diversidade caminham lado a lado. Afinal de contas, variados pontos de vista, culturas e experiências de vida são muito valiosos nos processos de criação coletiva ou até mesmo em tomadas de decisão. 

Diversidade = Engajamento fortalecido

Ambientes profissionais onde as pessoas se sentem incluídas, ouvidas e representadas conquistam maior engajamento e fortalecimento da cultura organizacional, principalmente quando a disseminação desses valores contempla os diversos perfis de seus  profissionais.

Aqui vale ressaltar a importância da diversidade somada a condutas de inclusão e pertencimento. Ou seja, não basta recrutar candidatos com diversidade se esses colaboradores não tiverem chances de participar, almejar crescimento profissional e conquistar espaços de liderança. 

Ambientes com diversidade têm menos conflitos

Contrariando uma suposta lógica de que pessoas diferentes poderiam ter problemas de convivência profissional, é cada vez mais evidente que ambientes profissionais com diversidade têm menos possibilidade de conflitos. Haja visto que equipes diversas se respeitam e se policiam mais, pelo mesmo fato de terem sido concebidas com um propósito de variedade, união e respeito. 

Diversidade gera maior produtividade

Equipes que contam com diversidade racial tem uma expressiva melhora de performance. O estudo citado anteriormente também informa que as companhias que adotam a diversidade em sua cultura corporativa têm desempenho 35% melhor quando comparadas com empresas que cultivam times mais homogêneos.

Qual é a diferença entre diversidade e inclusão?

Sim, quando falamos de diversidade é natural pensarmos em inclusão. Afinal de contas, não basta incentivarmos a equidade de gêneros e o aumento do recrutamento de pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, entre outras minorias, se essas pessoas forem agregadas na empresa meramente como números para atender estatísticas. Isso seria uma atitude de vitrine.

A mudança precisa ser efetiva e estrutural, oferecendo oportunidades de admissão e crescimento de carreira também em relação aos espaços de liderança. Somente assim teremos uma cultura organizacional sólida, que faça sentido e que seja comprometida com a causa da diversidade de uma forma legítima. Caso contrário, os possíveis benefícios e resultados serão insignificantes.

Diversidade + Inclusão = Pertencimento

Para além do conceito da diversidade e inclusão, não podemos deixar de citar o conceito de pertencimento! Uma derivação importantíssima quando falamos sobre uma gestão de RH atenta em fortalecer sua identidade como um dos seus principais pilares.

No vídeo a seguir, compartilhamos uma interessante analogia presente na fala da empresária e palestrante Andrea Schwarz, durante um encontro promovido pela Vogue Negócios. Schwarz é a primeira mulher com deficiência a ser eleita LinkedIn Top Voice. Para ela, a diversidade precisa estar diretamente conectada com as ideias de inclusão e pertencimento.

 

“Diversidade é quando temos um lugar na mesa, inclusão é quando temos a oportunidade de falar e pertencimento é quando sabemos que seremos ouvidos”, ilustrou a CEO.

 

Conclusão

Neste artigo conferimos como a presença da diversidade nos ambientes de trabalho é capaz de fortalecer a cultura organizacional.

Estudos de mercado demonstram o quanto essa postura traz pluralidade, felicidade e humanismo para as empresas. Além disso, a diversidade gera condutas inovadoras e criativas que certamente resultam em maior produtividade e rentabilidade.

Para seguir ampliando os seus conhecimentos, você pode ver nosso conteúdo sobre endomarketing, ou ainda, se inscrever na news do RH para receber materiais gratuitos e exclusivos como ebooks, vídeos, infográficos e muito mais!