Imagem de homem e mulher conversando e colando post it em um mural.

A liderança é exercida em três níveis dentro de uma organização: estratégico, tático e operacional. Sendo a liderança tática, exercida por gerentes, supervisores e coordenadores, essencial para assimilar as decisões tomadas pelo nível estratégico (institucional) e transformá-las em um conjunto de ações exequíveis para o nível operacional (técnico). Mas, para que isso aconteça, é preciso também agir estrategicamente.

A liderança estratégica envolve pensar a longo prazo, identificar tendências e oportunidades, além de alinhar as atividades da equipe com a visão e missão da organização, sem deixar de lado, também, o desenvolvimento dos liderados.

Neste artigo elaborado por nós, da Metadados – empresa especializada em sistemas para a gestão de Recursos Humanos – vamos apontar quais os desafios e competências que um líder tático precisa superar para ser reconhecido como uma liderança estratégica.

Qual o papel de uma liderança estratégica?

A liderança estratégica pode ser o diferencial para que uma empresa se mantenha competitiva num mercado em constante mudança. Vamos pegar o exemplo de uma partida de futebol: o treinador deve coordenar uma série de ações, com base na análise do jogo, para alcançar seus objetivos. Isso é chamado de estratégia. A tática inclui toda a movimentação que ele fará, como substituições, para colocar sua estratégia em prática.

No entanto, é importante lembrar que estratégia e tática são complementares, e o gestor deve desenvolver suas estratégias de modo que as táticas possam ser facilmente implementadas. Em outras palavras, a estratégia define o objetivo do líder e como ele irá alcançá-lo, enquanto a tática se concentra nas ações e ferramentas para a execução.

Por isso, independentemente do cargo que ocupa, todo líder deve ser capaz de ser tanto tático quanto estratégico em sua função.

A liderança estratégica tem ainda um valor diferenciado para empresas com muitos membros na equipe. Nesse caso, ela ajuda a alinhar líderes e liderados em torno da visão e dos objetivos da empresa, o que leva a um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo.

Um líder estratégico, sendo proativo, ajuda a empresa no planejamento e antecipação de problemas futuros, a fim de minimizar seus impactos. Isso envolve a identificação de tendências e desafios, além da criação de um plano de ação para enfrentá-los.

 

Os desafios da liderança estratégica

transição de líder tático para estratégico pode ser desafiadora, pois exige uma mudança na forma de pensar e agir. Enquanto o líder tático tende a se concentrar em tarefas a curto prazo, o líder estratégico deve ter uma visão ampla do negócio, entender as tendências do mercado, as necessidades do cliente e as forças que afetam o setor em que atua.

Um termo amplamente utilizado hoje em dia é o de "visão holística do negócio", que representa uma abordagem de todos os aspectos integrados da empresa, desde seus objetivos, processos e funcionários até clientes, fornecedores, concorrentes e ambiente externo.

A partir dessa perspectiva, os gestores podem tomar decisões mais estratégicas e informadas, tendo em mente a empresa como um todo e não apenas partes isoladas. Isso permite que as interconexões entre os diferentes departamentos sejam levadas em consideração, bem como as mudanças no mercado que podem afetar a organização.

Com uma visão holística, os gestores conseguem identificar áreas que precisam de melhorias e oportunidades de crescimento, alinhando metas e estratégias de forma mais eficiente. Além disso, essa abordagem também aumenta a eficiência e produtividade da empresa, além de fortalecer a capacidade de adaptação a mudanças no ambiente de negócios.

Além disso, a liderança estratégica requer a capacidade de inspirar e motivar uma equipe para trabalhar em direção a um objetivo comum, ao mesmo tempo em que se mantém focado no futuro da empresa.

Aqui, cabe também uma ressalva sobre o tipo de gestão vigente na empresa e que impacta na autonomia de líderes e liderados. Se a cultura da empresa segue um modelo de demandas e avaliações que é muito engessado, os talentos podem até querer fazer algo inovador e em conjunto, mas encontrarão barreiras.

Ou seja, nesses casos, o que resta a gerentes e coordenadores, por exemplo, é apenas aplicar em suas equipes estratégias que não funcionam. Mas, não tem autonomia para mudar o que foi decidido em etapas anteriores pela gestão. Daí a importância de se ter níveis de administração que conversem entre si não apenas em relação às demandas, mas a formas e processos para colocá-las em prática.

Como se tornar um líder estratégico?

Para se tornar um líder estratégico é necessário desenvolver competências específicas que permitam pensar de forma a liderar a equipe em direção à realização de objetivos de longo prazo. Algumas das competências-chave que você deve considerar desenvolver são:

  • Visão de negócio: Um líder estratégico deve ter uma compreensão profunda do negócio, incluindo as tendências do mercado, as forças que afetam o setor e as necessidades do cliente. Isso ajuda a tomar decisões sobre o futuro da empresa e a identificar oportunidades para crescimento e inovação.
  • Pensamento estratégico: Pensar de forma estratégica envolve a capacidade de olhar além das atividades diárias e planejar o futuro. Isso inclui identificar tendências emergentes, avaliar riscos e oportunidades, além de desenvolver planos para alcançar objetivos de longo prazo.
  • Liderança transformadora: Um líder estratégico deve ser capaz de inspirar e motivar sua equipe para trabalhar em direção a um objetivo comum. Isso envolve a construção de uma cultura de equipe colaborativa, dando e recebendo feedback e motivando as pessoas a se desafiarem na busca de seu potencial máximo.
  • Tomada de decisão informada: As decisões estratégicas têm um grande impacto no futuro da empresa. É importante que um líder estratégico tenha a capacidade de avaliar as informações disponíveis, considerar as opções e tomar decisões informadas e bem pensadas.
  • Comunicação clara: Um líder estratégico deve ser capaz de comunicar sua visão de forma clara e concisa. Isso ajuda a garantir que todos na equipe estejam trabalhando em direção ao mesmo objetivo e entendam como suas atividades diárias contribuem para a visão geral da empresa. Além disso, a comunicação clara também ajuda a obter o envolvimento e o comprometimento da equipe em relação aos objetivos de longo prazo.
  • Habilidade de delegação: Para se concentrar em atividades estratégicas, é preciso delegar tarefas diárias para membros da equipe confiáveis e capacitados. Isso permite que o líder se concentre em atividades de maior nível, enquanto a equipe continua a executar tarefas diárias com eficiência.
  • Adaptabilidade: O ambiente de negócios é dinâmico. Um líder estratégico deve ter a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças e aproveitar novas oportunidades. Isso envolve estar aberto a novas ideias, aprender com a experiência e estar disposto a mudar de rumo quando necessário.

Tempo X desenvolvimento dos liderados

Buscar o autodesenvolvimento como líder estratégico é algo que exige tempo e dedicação. Mesmo assim, não é possível se eximir de outra responsabilidade enquanto gestor: o desenvolvimento dos liderados.

O gestor precisa saber quem são os talentos do seu time, evitando ser imparcial em seus julgamentos. Assim, é possível focar realmente no que precisa e preparar sua equipe.

Motivar a evolução dos talentos da organização pode ser um desafio, especialmente quando o tempo é limitado. No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a alcançar esses objetivos:

  • Priorize: identifique as atividades e tarefas mais importantes que precisam ser realizadas para atingir as metas estratégicas e se concentre nelas. Isso ajudará a evitar que você perca tempo em atividades menos importantes e a garantir que o tempo seja utilizado de maneira eficaz.
  • Seja claro: é essencial que você comunique claramente as expectativas e objetivos estratégicos para seus liderados. Isso ajudará a garantir que todos estejam na mesma página e trabalhando em direção aos mesmos objetivos.
  • Converse: ao dar e receber feedback, você pode ajudar os liderados a identificar áreas de melhoria e desenvolver suas habilidades. Isso pode ser feito rapidamente, até mesmo em momentos informais.
  • Escute: buscar aconselhamento de um mentor pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de liderança estratégica e fornecer ideias sobre como motivar seus liderados. Mesmo se você tiver pouco tempo, pode usar e-mails ou mensagens para receber feedback de alguém mais experiente na função.
  • Reconheça: sempre que um liderado realizar um bom trabalho, é importante reconhecê-lo. Isso pode ser feito rapidamente por meio de um e-mail ou uma mensagem, por exemplo, mas sempre que possível, faça de forma aberta. Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas levam esse tipo de reconhecimento de uma forma muito positiva, o que ajuda a motivar os liderados a continuarem se desenvolvendo. 
  • Oportunize: mesmo que o tempo seja limitado, é importante investir em treinamento e desenvolvimento para seus liderados. Isso pode ser feito por meio de treinamentos online ou sessões de treinamento breves. Aqui até uma breve conversa de alinhamento já é uma forma de aprendizado, pois os chamados ajustes de rotas, são importantes.

Conclusão

liderança estratégica é fundamental para o sucesso a longo prazo de uma empresa. No entanto, é importante lembrar que ela é apenas uma das camadas da liderança dentro de uma empresa. Os gestores táticos e operacionais também desempenham um papel importante para o sucesso da organização, e é necessário desenvolver as competências certas para que também avancem ao nível estratégico.

Lembre-se que o tempo escasso não é desculpa para deixar os liderados à deriva! Pelo contrário, é possível encontrar estratégias para ajudá-los a evoluir de forma mais eficaz. Com a abordagem certa e as habilidades necessárias, qualquer líder pode alcançar a liderança estratégica garantindo a continuidade da gestão e o sucesso da organização a longo prazo.

Sabemos que essa transição pode ser bastante desafiadora, por isso criamos o eBook “Como líderes desenvolvem outros líderes”. Nele você poderá ter acesso a insights de como buscar o autodesenvolvimento ao mesmo tempo que contribui para a evolução dos liderados. Isso porque o crescimento dos talentos da empresa também depende do seu sucesso como gestor.

A partir do desenvolvimento das competências certas, você estará preparado para enfrentar os desafios do futuro e liderar sua equipe em direção ao sucesso.