Ilustração de duas mãos cruzando os dedos.

Sabemos que dentro de uma empresa, cada departamento e função exercida demanda habilidades, tanto pessoais quanto técnicas. E tais características podem e devem ser medidas no momento do processo de recrutamento e seleção.

Entre diversas etapas e procedimentos, a dinâmica de grupo pode ser uma grande aliada para contratações mais assertivas e alinhadas com os anseios da empresa naquele momento.

Por meio de atividades coletivas é possível avaliar se os candidatos estão aptos a conviver com a rotina da empresa de forma fluida e produtiva. Por isso que as dinâmicas de grupo são um recurso providencial para simular situações, interações e tomadas de decisão (muitas vezes sob pressão), fazendo com que a escolha sobre essas contratações seja otimizada.

Então, confira o artigo que nós da Metadados – especializada em sistemas para a gestão de Recursos Humanos – preparamos com informações e dicas que poderão fortalecer ainda mais os processos seletivos da sua empresa!

O que é uma dinâmica de grupo?

Dinâmica de grupo é uma atividade coletiva, geralmente presente como uma etapa dentro de um processo de seletivo, onde os candidatos interagem entre si, com o objetivo de demonstrarem suas capacidades de integração, trabalho em equipe, controle emocional, entre outras características comportamentais (soft skills)  que estão sendo analisadas de acordo com as necessidades das vagas disponíveis em uma organização.

Tipos de dinâmica em grupo

  • Dinâmica de trabalho em grupo;
  • Dinâmicas de apresentação;
  • Dinâmicas de descontração;
  • Dinâmicas de liderança;
  • Dinâmicas de integração.

As dinâmicas de grupo são um recurso muito utilizado no meio corporativo há décadas. Sendo assim, muitas pessoas já conhecem as regras dos jogos que são propostos. Entretanto, esse conhecimento prévio não é uma garantia de aprovação do candidato concorrente, uma vez que nem sempre “vencer a dinâmica” habilita uma pessoa para vaga em questão.

Verificamos que os profissionais de RH e as lideranças têm buscado cada vez mais por dinâmicas que sejam descontraídas e divertidas. Desta forma, é possível proporcionar um ambiente onde os candidatos possam relaxar e, assim, interagir de forma mais leve e revelar suas potencialidades.

Dinâmicas de grupo divertidas

Separamos algumas dinâmicas descontraídas e eficientes que poderão fazer sucesso durante a seleção de novos talentos para sua empresa. Afinal de contas, ninguém quer descartar um possível talento por conta de um processo seletivo burocrático, certo? Confira alguns exemplos:

O lado bom das coisas:

Com essa dinâmica é possível verificar a capacidade de lidar com situações negativas, o nível de criatividade e até mesmo resiliência dos candidatos.

  1. Separe o grupo em duplas. 
  2. Peça que um dos candidatos de cada dupla compartilhe com todo o grupo alguma situação engraçada ou embaraçosa que aconteceu em algum momento de sua vida. Incentive que eles compartilhem coisas leves, curiosas.
  3. Em seguida, peça que a outra pessoa da dupla conte a história do parceiro novamente. Porém, o desafio é que ela conte essa mesma história encontrando/destacando algum aspecto positivo! Ou seja, ela precisará mostrar sua capacidade de enxergar um lado bom dentro da situação que foi vivida pelo outro.

Troca de quebra-cabeças: 

Com essa dinâmica será possível observar a capacidade de trabalho em equipe, além das estratégias de negociação e consenso nas tomadas de decisões.

  1. Divida os candidatos em grupos e dê quebra-cabeças semelhantes (não iguais) para cada grupo.
  2. Sem que os candidatos saibam, entregue os quebra-cabeças com algumas peças trocadas entre si.
  3. Depois de alguns minutos de montagem coletivas em grupos, alguns deles provavelmente vão perceber que algo está errado.
  4. Permita que eles troquem peças entre os grupos, estabelecendo negociações e barganhas da maneira que acharem melhor. Porém, a decisão sempre deverá ter o consenso de todo o grupo.
  5. O primeiro grupo que concluir a montagem, vence.

Verdade ou mentira: 

Essa dinâmica que já se tornou uma “trend” (tendência) nas redes sociais, é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas se conheçam de uma forma leve e divertida.

  1. Dê uma folha de papel para cada candidato.
  2. Peça que cada um escreva três afirmações sobre sua vida pessoal no papel. No entanto, das três frases escritas, duas devem ser verdade e uma mentira.
  3. Depois disso, cada um faz a leitura de suas frases na frente de todos. De forma neutra, para que os demais não desconfiem qual afirmação é falsa.
  4. Proponha uma discussão ou votação entre todos para decidir qual das afirmações não é verídica.
  5. Muitas revelações interessantes e descontraídas devem surgir.

Dinâmicas de grupo online

Atualmente, com a maior ocorrência de trabalhos em modelos home office ou jornada híbrida, os processos seletivos também passaram a acontecer via internet.

Muitas dinâmicas de grupo presenciais podem ser adaptadas para o formato online sem que haja prejuízos para o processo, embora exija um preparo específico e os recursos técnicos que permitam a fluidez da dinâmica neste modelo remoto.

Esse modelo de dinâmica online também pode ser uma forma de testar a disponibilidade técnica do candidato, caso a vaga seja para a execução do trabalho a partir do equipamento próprio, em sua residência.

Como se sair bem em uma dinâmica de grupo?

Seja no modelo presencial ou online, a essência da dinâmica de grupo está naquilo que está sendo observado e avaliado pela equipe de recrutamento. Portanto, fique atento a essas dicas para obter uma desenvoltura adequada e aumentar suas chances de conquistar a vaga desejada:

  • Participe e interaja com as atividades propostas;
  • Conheça seus pontos fortes e fracos;
  • Seja você mesmo;
  • Estude a empresa;
  • Estude os requisitos da vaga;
  • Valorize seu passe, mas sempre responda com sinceridade! 

Considerações sobre dinâmica de grupo

Neste artigo verificamos as possibilidades e o quão eficiente pode ser um recrutamento que conta com o recurso da dinâmica de grupo como uma etapa do processo.

A partir da observação dos candidatos durante as atividades coletivas é possível perceber quem tem mais afinidade com os requisitos da vaga, com a cultura da organização e, até mesmo, o nível de compatibilidade com os demais colaboradores da equipe na qual atuará.

Por isso, a cada nova necessidade de contratação, as lideranças e os profissionais de RH têm um papel fundamental para que tudo ocorra da melhor forma. Sendo assim, mantenha-se atualizado nas tendências e nas novas dinâmicas que surgem nos ambientes corporativos. Sua organização e os novos talentos só tem a ganhar.

E, para te ajudar na estruturação do processo seletivo, separamos um guia simples e eficiente com as perguntas que todo RH deve fazer ao candidato. Será que você deixa passar alguma? Não fique na dúvida! Acesse gratuitamente!