Peças com ilustrações de "homenzinhos" sendo movimentadas.

É cada vez mais crucial para uma empresa entender os anseios profissionais e a mentalidade de seus colaboradores, como uma forma de estabelecer uma relação duradoura que agregue produtividade para a organização e crescimento profissional para o indivíduo. Para isso, existem indicadores de desempenho e, mais especificamente, indicadores de RH que ajudam as lideranças e gestores a investigar essas questões.

Nesse ponto, o turnover é um indicador de rotatividade essencial para uma compreensão mais detalhada das entradas e saídas de colaboradores nas empresas. Companhias que ostentam boas taxas de turnover são justamente aquelas que estão atentas à importância do controle destes índices e se dedicam a estabelecer um bom relacionamento com seus colaboradores.

Neste artigo vamos esclarecer o que é o turnover, seus tipos, as fórmulas disponíveis para realizar o cálculo deste índice, além de entendermos como o controle correto deste indicador pode impactar positivamente na gestão e movimentação do capital humano dentro das empresas.

Continue a leitura para saber mais!

O que é Turnover?

O Turnover é um índice que revela a rotatividade, ou seja, uma espécie de média entre demissões e admissões de funcionários em determinado período de uma empresa.  Também conhecido como índice de rotatividade, este é um dos mais importantes indicadores de RH que as companhias utilizam para traçar estratégias de recursos humanos, além de ser utilizado como avaliação de desempenhos e definição de novas metas.

Quais são os tipos de turnover?

Existem vários tipos de turnover e saber discriminá-los em cada caso é crucial para uma medição correta e, assim, criar estratégias para controlar esse índice a favor do bem-estar dos funcionários e da produtividade da empresa.

Turnover funcional:

É quando um funcionário insatisfeito ou com baixo rendimento solicita seu desligamento da empresa. Na maioria dos casos, este pedido de demissão pode ser considerado positivo para a empresa. Uma vez que esse fato provavelmente trará a oportunidade de um recrutamento onde o colaborador substituto poderá entregar mais motivação e melhores resultados. Além disso, no turnover funcional a empresa fica livre de maiores custos trabalhistas, já que o pedido de desligamento foi uma iniciativa do trabalhador em questão.

Turnover disfuncional:

Ocorre quando um colaborador bem integrado e que possui um bom desempenho em suas atividades, por alguma razão, pede demissão da empresa. Essa saída tende a impactar negativamente na rotina do departamento, exigindo recrutamento, integração e treinamento que possam proporcionar uma substituição à altura. Por conta deste possível impacto negativo que acompanha a saída deste bom funcionário, o turnover disfuncional é algo que deve ser evitado ao máximo. Portanto, empresas com baixo turnover disfuncional são aquelas que têm maior capacidade de reter seus talentos.

Turnover voluntário:

É semelhante ao turnover funcional, ou seja, ele ocorre quando a iniciativa de sair da companhia parte de uma decisão particular do colaborador. O turnover voluntário geralmente acontece quando um profissional recebe uma proposta que considera mais atraente e decide trocar de empresa.

Turnover involuntário:

É quando a empresa decide demitir o colaborador, seja por baixo desempenho ou por outras avaliações e estratégias internas. Muitas vezes esse turnover ocorre contra a vontade da organização, como em momentos de crise econômica. Vale lembrar que neste tipo de turnover, o trabalhador desligado deverá receber suas indenizações trabalhistas conforme prevê a lei e, obviamente, os cursos desta demissão serão arcados pela empresa.

Como realizar o cálculo de turnover?

O cálculo de turnover geral ou turnover clássico é relativamente simples e pode ser realizado através da seguinte fórmula:

  1. Some as admissões do mês com desligamentos do mês.
  2. Divida pelo número total de funcionários ativos do mês.
  3. Por fim, multiplique por 100, obtendo assim o percentual que equivale ao turnover geral da sua empresa.

Como calcular turnover voluntário?

Para calcular o turnover voluntário basta somar o número de admissões e de desligamentos voluntários. Depois dividir o resultado desta soma por 2 e, por fim, dividir pelo número total de funcionários da empresa.

O que é turnover de contratação ou de admissão?

Turnover de contratação ou admissão é um tipo específico de indicador que serve para avaliar a rotatividade em contratações mais recentes. Desta forma é possível mensurar também a qualidade do processo seletivo, integração e treinamento destes novos colaboradores e sua tendência de permanecer a longo prazo na empresa ou não.

Como calcular o turnover de contratação?

Existe uma fórmula para descobrir o  turnover de contratação:

Some os desligamentos de colaboradores que tenham menos de seis meses de empresa e divida pelo número total de colaboradores. Em seguida, multiplique por 100 para obter o devido percentual.

Quais são as principais causas do turnover?

Talvez você esteja se perguntando o que gera turnover, ou seja, o que leva a rotatividade nas empresas. Abaixo listamos algumas das principais causas do turnover:

  • Propostas profissionais externas mais atraentes;
  • Problemas com o ambiente de trabalho;
  • Insatisfação com salários;
  • Incompatibilidade entre a atividade exercida e a ambição do profissional;
  • Fragilidade ou ausência de uma cultura organizacional;
  • Ausência ou fragilidade de plano de carreira;
  • Falhas no recrutamento ou integração;
  • Falta de feedbacks e reconhecimento;
  • Conflitos entre funcionários e seus líderes/gestores.

Qual o turnover ideal?

Cada contexto e nicho de mercado tem suas particularidades no que diz respeito à rotatividade. No entanto, de maneira geral, especialistas em gestão de RH recomendam que a empresa considere saudável manter uma taxa de turnover entre 5% e 10% ao ano.

Quais as consequências de um turnover elevado?

Empresas com taxas de turnover acima de 10% tendem a enfrentar consequências negativas por conta da baixa permanência de seus funcionários. Tais impactos vão desde redução na produtividade, piora na cultura organizacional, elevação dos custos com novos recrutamentos e treinamentos e, principalmente, prejuízos financeiros de ordem trabalhista devido a alta taxa de desligamentos de funcionários que poderiam ter sido mantidos colaborando por mais tempo.

O que fazer para reduzir o turnover?

Podemos considerar que a redução da taxa de turnover passa por algumas práticas como a implantação cultura organizacional sólida, com diálogos e feedbacks constantes, planos de carreira consistentes e a presença de benefícios que sejam equivalentes com as melhores referências do mercado. Sem dúvida, esses são os principais fatores para a maior permanência das pessoas nas empresas.

Também é imprescindível destacar que a qualidade dos processos seletivos, bem como a integração e os treinamentos de novos colaboradores são peças chaves para que os turnovers sejam reduzidos ou que sejam menos sentidos quando eventualmente ocorram.  

Para seguir ampliando os seus conhecimentos, veja nosso artigo sobre absenteísmo , ou ainda, você pode se inscrever na news do RH e receber materiais exclusivos como ebooks, vídeos, infográficos e muito mais!