Gestão de Pessoas28 de novembro de 2025

OKR: o que é e quais benefícios pode trazer à sua empresa

Método adotado por gigantes do Vale do Silício, o OKR vem para potencializar a performance dos times

OKR: o que é e quais benefícios pode trazer à sua empresa

Sem dúvidas, a tecnologia transformou o mundo corporativo, trazendo inovações de todos os tipos, inclusive nas formas de gestão de pessoas.

Um exemplo é o OKR, sigla para "Objectives and Key Results", método que tem ajudado empresas a manterem o foco e a alcançarem grandes resultados mesmo em meio a tantas mudanças.

Muitas organizações seguem firmes no mercado, desde a era das máquinas a vapor até os dias atuais, dominados pelas telas touchscreen. O que explica essa longevidade?

A resposta é: propósito. Todos que fazem parte dessas empresas formam um time unido em busca de um mesmo objetivo.

Querido por muitas empresas do Vale do Silício, como Google e Apple, o método OKR caiu no gosto dos empreendedores por ajudar nesse processo e estabelecer metas claras de onde se quer chegar.

Para te ajudar, a Metadados, empresa que desenvolve sistemas de RH, criou este conteúdo para explicar o que é OKR e os ganhos que uma empresa pode ter ao praticá-lo.

Boa leitura!

O que é OKR?

OKR vem da sigla em inglês Objectives and Key Results, que na tradução para o português significa “Objetivos e resultados-chave”.

Trata-se de um método ágil para gestão de desempenho, em que o objetivo principal é o alcance dos resultados, que devem estar sempre de acordo com a missão, os valores e a visão do negócio.

Diferente dos modelos antigos, o OKR apresenta a possibilidade de reavaliar as metas de tempos em tempos, o que caracteriza um ciclo.

Esses ciclos podem variar conforme a necessidade da empresa, sendo mais comuns os períodos trimestral, semestral e anual.

Essa é uma metodologia inovadora porque torna mais simples a forma de acompanhar o desempenho dos colaboradores. Além disso, garante que todos tenham clareza de onde a empresa quer chegar, mantendo as equipes alinhadas.

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Qual é o seu principal objetivo?

Podemos dizer que o principal objetivo do OKR é ser uma ferramenta para criar e manter um real engajamento entre os colaboradores em busca dos resultados.

Isso acontece porque as equipes ficam cientes de qual é a missão em comum da empresa ao mesmo tempo em que entendem qual é o seu papel individual.

Com as reuniões periódicas, os chamados check-ins, fica mais fácil manter os colaboradores engajados e motivados.

Além disso, como os resultados são mensuráveis e compartilhados com todos, a transparência aumenta, fortalecendo o espírito de equipe e estimulando a cooperação entre as áreas.

Como a metodologia Objectives and Key Results funciona na prática?

A seguir, confira como funciona a metodologia OKR:

  • Objetivo: é uma descrição qualitativa de onde se quer chegar, tendo como característica inspirar, envolver, motivar e desafiar a equipe;
  • Key Results: são métricas utilizadas para acompanhar e medir o progresso do objetivo, que devem ser quantitativas. Para cada objetivo, deve-se ter um grupo de 2 a 5 resultados principais.

É importante destacar que OKR não trata de tarefas, e sim dos resultados gerados pelas ações. Ele promove uma cultura de desempenho, focando no impacto e no sucesso alcançado — e não apenas nos meios utilizados.

Com a definição e o acompanhamento dos objetivos e resultados-chave, todos os níveis da organização ganham clareza sobre onde estão, para onde vão e quanto falta para chegar lá.

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Quais são os níveis de construção dos OKRs?

Em geral, existem três níveis de OKR dentro de uma organização. São eles:

1. OKR da empresa

Define a direção estratégica do negócio, ou seja, onde a empresa quer chegar e quais resultados deseja alcançar.

Esses objetivos devem ser inspiradores, motivar as equipes e deixar claras as prioridades da organização.

2. OKR da equipe

Traduz os objetivos da empresa para cada time, com metas específicas que contribuem para os resultados gerais.

Devem estar alinhados ao propósito organizacional e refletir o papel de cada equipe no desempenho do todo.

3. OKR do colaborador

Foca na performance do colaborador, com objetivos e key results personalizados.

Também permite que cada pessoa entenda como seu trabalho contribui para os resultados da equipe e da empresa.

O que são roofshots e moonshots?

Dentro do método OKR, os objetivos são divididos em duas conhecidas categorias: roofshots e moonshots.

  • Roofshots, que na tradução são entendidos como “tiros no telhado”, são as metas difíceis, mas possíveis de serem realizadas. Entende-se que um objetivo roofshot é atingido quando os key results são 100% concluídos;
  • Moonshots, que são “tiros na lua” pela tradução, são as metas ambiciosas que, em um primeiro olhar, parecem realmente impossíveis. Por isso, para essas, atingir 60% do key-result já é digno de comemoração.

Primeiro passo: como definir um OKR?

Para saber como definir um OKR, é importante seguir algumas recomendações. Uma delas é determinar, em primeiro lugar, as metas gerais da empresa.

Sendo assim, deve-se começar pela presidência e direção, em seguida vêm os departamentos, os times e, enfim, os colaboradores.

Outro ponto importante é ter clareza sobre o que se deseja alcançar:

  • Um objetivo como “aperfeiçoar o time de TI” é muito amplo, porque não se entende claramente onde se quer chegar;
  • “oferecer capacitação para os integrantes do time de TI sobre administração de banco de dados” é um exemplo muito melhor.

Para definir um OKR, é preciso levar em conta que se trata de um método que “pensa grande”, ou seja, é ambicioso. Nesse sentido, ouse chegar longe.

No entanto, não são todos os objetivos que precisam ser audaciosos, porque isso pode ter o efeito reverso e desmotivar a equipe. O certo é equilibrar ousadia com realismo.

Dica: delimite o número de objetivos e key results

  • Se forem muitos, a chance de se perder e se frustrar é grande;
  • Se forem poucos, o método não será desafiador como deve ser;
  • Por isso, a recomendação é de 3 a 5 OKRs.

Na prática: confira 3 exemplos de OKR

Abaixo, confira alguns exemplos de OKR para inspirar você e sua equipe:

OKR 1

  • Objetivo: tornar a experiência do cliente ainda melhor
  • Key Results:
    • Encaminhar a pesquisa de satisfação para 100% dos clientes;
    • Alcançar uma taxa de 70% de participação na pesquisa de satisfação.

OKR 2

  • Objetivo: ser uma empresa referência em uso de materiais biodegradáveis
  • Key Results:
    • Reduzir em 6 toneladas o uso de plástico no restaurante empresarial;
    • Atingir 50% de embalagens de bioplástico enviadas ao cliente.

OKR 3

  • Objetivo: aumentar o alcance orgânico nas redes sociais
  • Key Results:
    • Lançar pelo menos quatro conteúdos de feed nas redes sociais, com estratégias;
    • Postar Stories todos os dias, utilizando as opções de interação disponíveis.

Conclusão

Como vimos, o OKR é uma ferramenta poderosa para dar clareza, foco e direção a todos os níveis da organização, da liderança aos colaboradores.

Quando bem estruturado, ele conecta metas ambiciosas com resultados tangíveis, promovendo alinhamento, engajamento e constante evolução.

Mais do que um modelo de metas, o OKR é uma mudança de mentalidade: ele convida empresas e pessoas a pensarem grande, mas com os pés no chão.

Agora que você já sabe como definir bons OKRs e viu exemplos práticos, que tal dar o próximo passo?

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Conheça quem escreveu o artigo

  • Glauci Cristiane Pereira
    Glauci Cristiane Pereira

    Formada em Direito e com pós-graduação e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Glauci é especialista e atua nas áreas de gestão de pessoas e folha de pagamento há mais de 20 anos. Atualmente é Consultora de Aplicação na Metadados.

  • Bruna Valtrick
    Bruna Valtrick

    Bruna é jornalista, produtora de conteúdo e estudante de Filosofia, especializada em SEO e Marketing de Conteúdo, e com 10 anos de experiência em redação de textos. Na Metadados, cria conteúdos estratégicos e sempre atualizados sobre Recursos Humanos.

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