Imagem de duas mulheres sentada em frente a um notebook.

Conhecer as características dos colaboradores de uma organização é um dos principais desafios entre os profissionais de Recursos Humanos. Afinal de contas, com um entendimento mais detalhado e humanizado do perfil comportamental, uma liderança será capaz de fortalecer laços, otimizar relações de trabalho e até mesmo prever contratempos.

Muitas pessoas se perguntam quais são os principais perfis comportamentais e como saber em qual deles elas se encaixam. Para isso, existem diversas metodologias de avaliação psicológica e comportamental que podem ser utilizadas. 

Para ajudar você a entender a importância da análise comportamental e como o fato de conhecermos esses perfis pode potencializar os ambientes de trabalho, nós da Metadados – especializada em sistemas para a gestão de Recursos Humanos – preparamos este artigo. 

O que é perfil comportamental?

Perfil comportamental é uma informação individual que pode ser reconhecida por meio da aplicação de testes e análises, com o objetivo de revelar as características de uma determinada pessoa, principalmente em relação aos ambientes profissionais e as interações que fazem parte de cada profissão, função ou cargo.

O perfil comportamental é uma informação valiosa. A partir dele é possível ajustar a dinâmica entre as equipes, além de ser possível antecipar de que forma determinada pessoa possivelmente irá lidar diante de situações e estímulos diferentes. Ou seja, a partir do entendimento do perfil comportamental da equipe, os gestores podem entender como liderar, motivar e desafiar positivamente seus colaboradores. 

Como é feita a análise comportamental?

A análise comportamental serve para entender o indivíduo a partir do seu comportamento. O mapeamento de um perfil comportamental é realizado a partir de metodologias em forma de avaliações bastante difundidas entre os profissionais da psicologia e de RH.

Sendo assim, são verificadas potencialidades e carências, categorizando cada colaborador num perfil mais próximo daquilo em que ele se enquadra. Afinal, é possível e relativamente comum que um colaborador pertença a um perfil comportamental mas, também, apresente algumas características dos demais.

Por isso é importante ressaltar que não existe perfil certo ou errado, melhor ou pior. Mas, sim, aquilo que está dentro das características mais evidentes no comportamento da pessoa no momento da avaliação.

Isso significa que se uma pessoa faz um movimento dentro da sua carreira, ela poderá assumir um novo perfil em um teste realizado em outro momento profissional. Portanto, o perfil comportamental não é algo necessariamente fixo ou vitalício.

Existem diversas abordagens e métodos para colher esse tipo de informação, entre eles está o teste DISC.

O que é o perfil DISC?

O teste de perfil DISC é um famoso método de avaliação psicológica e comportamental. Trata-se de uma ferramenta poderosa capaz de fornecer um esclarecimento sobre os diferentes padrões comportamentais dos indivíduos.

Esse teste foi construído com base em uma teoria do psicólogo Dr. William Moulton Marston em seu livro "As emoções das pessoas normais". No livro, o psicólogo elenca alguns padrões de comportamento.

A avaliação segue um método que verifica quais são as preferências de uma pessoa a partir das associações entre palavras que geralmente são apresentadas em um processo de múltipla escolha.

A sigla DISC significa: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

Dominância: qual o comportamento da pessoa em relação a resolução de problemas e desafios.

Influência: qual o comportamento da pessoa em relação às outras pessoas e como exerce sua influência sobre os outros.

Estabilidade:  como a pessoa se comporta em relação a mudanças de ritmo e estratégias.

Conformidade: qual o comportamento da pessoa em relação a regras e processos organizacionais.

O resultado do DISC sempre irá trazer as duas letras mais evidentes, definindo o perfil comportamental da pessoa naquele momento da carreira. Desta forma, existem várias combinações possíveis a serem consideradas.

Tipos de perfis comportamentais

A partir dos dados coletados no teste de perfil DISC, podemos categorizar a pessoa em um dos perfis que é constatado como mais presente em seu comportamento.

Quais são os 4 tipos de perfis comportamentais?

Segundo essa avaliação, existem 4 tipos de perfis comportamentais: o comunicador, o analista, o planejador e o executor.

 1. Comunicador 

Essa pessoa cultiva bons relacionamentos e trabalha bem em equipe. São pessoas que conseguem lidar melhor com conflitos e influenciar os colegas a partir do seu carisma e expressividade. Tendem a ser emotivas.

2. Planejador 

São pessoas calmas, disciplinadas e controladas. Seguem regras com certa naturalidade. Gostam de rotina e segurança. Tendem a ser estáveis e procuram tomar decisões com bom-senso, embora possam ter alguma dificuldade quando são surpreendidos por alguma situação fora da rotina previamente estabelecida.

3. Executor 

Executores são competitivos e dominantes. São focados e apresentam agilidade na tomada de decisões. Tendem a ser bastante racionais e são atentos à busca por resultados. Trata-se de um perfil comportamental bastante presente entre os profissionais que alcançam cargos de liderança.

4. Analista 

Os analistas são organizados e atentos aos detalhes. São pessoas que apresentam excelente desempenho em tarefas que exijam alto nível de precisão. Esse poder analítico tende a elevar sua capacidade de entrega a partir de atuação muito mais estratégica.

Qual a importância do perfil comportamental no ambiente de trabalho? 

Como vimos, o resultado do DISC atribui um perfil comportamental a cada um dos colaboradores. A partir dessa análise, as lideranças podem estabelecer propostas de desenvolvimento e treinamentos muito mais eficazes, obtendo assim uma melhora na eficiência e convívio dos profissionais e suas equipes.

Portanto, conhecer sua equipe por meio de uma análise de perfil comportamental ajuda o gestor a ser mais assertivo no que demandar a cada colaborador.

Além disso, o perfil comportamental é capaz de exemplificar as principais qualidades, potencialidades e possíveis questões a se otimizar de acordo com as características conhecidas de cada perfil.

O que é treinamento comportamental?

Saber como os colaboradores da sua empresa tendem a se comportar traz uma gama de estratégias de desenvolvimento e treinamentos que podem ser aplicados com foco no crescimento humano e profissional dessas pessoas.

Por isso, um treinamento comportamental de excelência é capaz de proporcionar um nítido aumento na produtividade das equipes, contribuindo para um ambiente mais harmonioso e equilibrado. Sobretudo sob o ponto de vista das interações de cada profissional, de acordo com o cargo exercido, bem como a combinação entre perfis dentro de uma equipe, por exemplo.

Confira alguns benefícios que podem ser obtidos a partir do reconhecimento do perfil comportamental:

  • Fortalecimento do trabalho em equipe; 
  • Elevação da motivação e participação dos colaboradores;
  • Reforça o reconhecimento de novas lideranças; 
  • Potencializa os processos de recrutamento e seleção;
  • Aprimoramento de habilidades específicas de cada perfil;
  • Aumento de produtividade; 
  • Diminuição da rotatividade; 
  • Ajuda na determinação de tarefas a partir das habilidades compatíveis com cada perfil.

Na lista de benefícios acima fica clara a importância deste tipo de avaliação para o fortalecimento dos ambientes  de trabalho.

Afinal de contas, a partir deste mapeamento comportamental, os profissionais de RH e lideranças poderão implementar um plano de treinamento e desenvolvimento mais preciso, conectado com os objetivos da organização e alinhado com a carreira dos colaboradores - resultando em uma construção conjunta.

Para continuar atualizado e ampliando os seus conhecimentos, leia o artigo sobre Feedforward, ou inscreva-se na news do RH e receba diversos materiais gratuitos semanalmente!