Gestão de Pessoas24 de outubro de 2025

O que é feedforward e como aplicar na gestão de pessoas

Cada vez mais popular, ferramenta se destaca por focar nos pontos positivos dos colaboradores

O que é feedforward e como aplicar na gestão de pessoas

Feedforward é um conceito que ganha cada vez mais espaço na área de Recursos Humanos como uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento pessoal e melhoria de performance.

Ao longo de uma carreira profissional, muitos colaboradores e líderes estão familiarizados com a palavra feedback, mas esse método de avaliação não é o único disponível para contribuir com a sua gestão de pessoas.

Neste artigo, desenvolvido pela Metadados — empresa especializada em desenvolver sistemas para RH — vamos explorar como o feedforward pode transformar práticas de avaliação nas empresas.

Boa leitura!

O que é Feedforward?

Feedforward é um método de desenvolvimento profissional focado no futuro, que busca analisar as habilidades que um colaborador precisa começar a desenvolver agora para alcançar melhores resultados no futuro.

A técnica consiste em observar o comportamento do funcionário, identificando seus pontos fortes e os aspectos que podem ser aprimorados para potencializar sua performance.

O termo foi registrado, pela primeira vez, na década de 1970, a partir de um estudo do professor Peter Dowrick, que abordou o tema da ciência comportamental e cognitiva.

Nas últimas décadas, o feedforward voltou a ganhar destaque, especialmente após ser difundido pelo executivo e coach Marshall Goldsmith.

Goldsmith defende que líderes e gestores devem priorizar o feedforward em vez do feedback, pois é mais produtivo ensinar e incentivar os colaboradores a repetir comportamentos corretos do que focar apenas nos erros do passado.

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Quais as características do feedforward?

O feedforward baseia-se em pilares que orientam sua aplicação estratégica dentro da gestão empresarial.

A seguir, destacamos as principais características dessa metodologia e como elas podem contribuir para o desenvolvimento contínuo das equipes.

1. Olhos voltados para o futuro

A ideia do método é propor uma visão voltada para o futuro, principalmente para as melhorias que podem ser feitas. Para isso, é preciso analisar o cenário atual com honestidade e propor mudanças assertivas para melhores resultados.

2. Autoconhecimento

Para que os benefícios do feedforward sejam alcançados, é preciso que colaboradores e líderes estejam abertos a se conhecerem, ou seja, sejam adeptos do autoconhecimento. Além de entender melhor quem são, ganham clareza sobre suas ambições futuras.

3. Foco nos talentos

Os erros do passado devem permanecer no passado — servindo apenas como aprendizado para construir um futuro mais promissor.

Essa mudança de foco contribui para um clima organizacional mais leve, no qual os profissionais se sentem à vontade para explorar seus talentos e percebem que são realmente valorizados.

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Como aplicar o conceito de feedforward?

Para aplicar o conceito de feedforward de forma eficaz, é essencial adotar uma abordagem focada em perguntas estratégicas que incentivem o colaborador a refletir sobre o seu futuro.

O objetivo é direcionar a análise para os ajustes que realmente farão diferença nos resultados daqui para frente.

Durante a conversa, é importante manter o foco nas competências que se deseja desenvolver — como comunicação, relacionamento interpessoal e liderança de equipe.

As perguntas devem ser claras, objetivas e alinhadas ao propósito da conversa, seguindo um roteiro que sirva como guia para estimular respostas sinceras e construtivas.

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Perguntas para o momento do feedforward

  • O que você precisa fazer para que suas ações melhorem daqui para frente?
  • Qual é o primeiro passo para que você possa começar essa mudança agora?
  • Quais são os benefícios que você alcançará com novas atitudes?
  • Como você se vê daqui a X anos?

Quando há clareza sobre o que deve ser aprimorado e como isso será feito, as chances de promover mudanças reais e sustentáveis aumentam significativamente.

Nessa abordagem, o colaborador se sente valorizado, ouvido e apoiado, o que fortalece o engajamento e amplia o sucesso do processo de desenvolvimento.

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Qual é a diferença entre feedback e feedforward?

Mas, afinal, o que diferencia o feedback do feedforward? A resposta está na direção do olhar: enquanto o feedback analisa o que já aconteceu, o feedforward se concentra no futuro, ou seja, nas ações e comportamentos que ainda podem ser desenvolvidos.

Portanto,

  • Feedback: tem como objetivo identificar necessidades e oportunidades de melhoria com base nos resultados já obtidos, analisando se o desempenho atual está alinhado às expectativas da empresa. Em resumo, o feedback é uma devolutiva sobre o passado;
  • Feedforward: propõe reflexão e construção de novas possibilidades, estimulando as pessoas a adotarem comportamentos que conduzam a resultados diferentes e mais positivos. O feedforward não se limita a um momento pontual: é um processo contínuo, com ações que geram resultados no médio e longo prazo.

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Qual escolher: feedback ou feedforward?

Será que o feedforward é melhor do que o feedback? A resposta não é simples, e nem deveria ser. Na verdade, essas duas abordagens se complementam e, juntas, fortalecem a gestão de pessoas dentro das organizações.

Como vimos, enquanto o feedback ajuda a compreender o que precisa ser corrigido com base nos resultados passados, o feedforward direciona o olhar para o futuro.

Por isso, o ideal é combinar as duas práticas, aproveitando o melhor de cada uma para promover um desenvolvimento contínuo e consistente.

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Conheça quem escreveu o artigo

  • Gabriel Feltes
    Gabriel Feltes

    Bacharel em Ciência Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul, além de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Competência e Coaching pela Faculdade da Serra Gaúcha. Experiência de 15 anos na área de Recursos Humanos, com atuação em Gestão de Pessoas. Docente no MBA de Gestão Estratégica de Pessoas, Competência e Coaching na FSG. Atualmente é analista de portfólio na Metadados.

  • Bruna Valtrick
    Bruna Valtrick

    Bruna é jornalista, produtora de conteúdo e estudante de Filosofia, especializada em SEO e Marketing de Conteúdo, e com 10 anos de experiência em redação de textos. Na Metadados, cria conteúdos estratégicos e sempre atualizados sobre Recursos Humanos.

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