Imagem de duas mulheres conversando em uma sala de reunião.

Ao longo de uma carreira profissional, a palavra feedback torna-se conhecida de colaboradores e líderes. Porém, esse método de avaliação não é o único que existe para contribuir no desenvolvimento pessoal.

Existe também o conceito de feedforward, outra ferramenta poderosa que está à disposição das empresas para performances cada vez melhores e que ganha mais espaço dia após dia, na área de Recursos Humanos.

É sobre ela que vamos falar neste artigo, desenvolvido pela Metadados - empresa especializada em soluções tecnológicas de apoio à gestão de pessoas.      

O que é feedforward?

Feedforward pode ser entendido como um método que tem como objetivo principal a análise das habilidades de um colaborador que devem começar a ser desenvolvidas agora, para que lá na frente sejam uma realidade. Para isso, é realizada uma análise do comportamento do funcionário, onde se identifica os seus pontos fortes e fracos.

O termo foi registrado, pela primeira vez, na década de 1970, a partir de um estudo do professor Peter Dowrick, da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos. A pesquisa abordou o tema ciência comportamental e cognitiva, com referências a estudos clínicos realizados com crianças com deficiência.

Nos últimos anos, o conceito voltou a chamar atenção após ser resgatado pelo executivo estadunidense Marshall Goldsmith e adaptado para sua aplicação em empresas. Segundo ele, líderes devem optar pelo feedforward em vez do feedback, pela razão de que é mais proveitoso os funcionários aprenderem o certo do que focar no que erraram.

Quais as características do feedforward? 

O feedforward possui pilares que servem de orientação para sua aplicação pela gestão empresarial. A seguir, elencamos as principais características da metodologia:

Olhos voltados para o futuro

A ideia do método é propor uma visão voltada para o futuro, principalmente para as melhorias que podem ser feitas. Para isso, é preciso analisar o cenário atual com honestidade e propor mudanças assertivas para melhores resultados.

Autoconhecimento

Para que os benefícios do feedforward sejam alcançados, é preciso que colaboradores e líderes estejam abertos a se conhecerem, ou seja, sejam adeptos do autoconhecimento. Além de entender melhor quem são, ganham clareza sobre suas ambições futuras.

Foco nos talentos

Os erros do passado ficam no passado. Após serem considerados, devem servir  apenas para criar um futuro mais promissor.  Assim, torna-se mais fácil ter um clima organizacional leve, com os profissionais à vontade para explorar seus talentos, já que se sentem valorizados.

Como aplicar o conceito de feedforward?

Para saber como aplicar o conceito de feedforward, é importante dizer que o foco está em fazer perguntas estratégicas, direcionadas ao colaborador, para que suscitem reflexões sobre como isso ou aquilo será feito dali para frente. Ou seja, deve-se focar em como essa análise irá se concretizar nos ajustes necessários que precisam ser feitos.

Nesse sentido, é importante colocar um foco na conversa, naquilo que se deseja melhorar. São exemplos: capacidade de comunicação, relacionamento com os colegas e habilidade de gerenciamento de equipe.

Para um melhor aproveitamento, as perguntas devem ser diretas e voltadas para o objetivo selecionado, além de contarem com um roteiro para seguir como guia e, assim, extrair opiniões sinceras. Outra dica é tentar evitar perguntas “fechadas”, com respostas que não levam a reflexões.

São sugestões de perguntas:

  • O que você precisa fazer para que suas ações melhorem daqui para frente?
  • Qual é o primeiro passo para que você possa começar essa mudança agora?
  • Quais são os benefícios que você alcançará com novas atitudes?
  • Como você se vê daqui X anos?

Ao se ter maior clareza sobre o quê e como melhorar, aumenta-se a possibilidade de que mudanças positivas e viáveis aconteçam de fato, já que o colaborador se sente valorizado, ouvido e com suas necessidades atendidas, o que aumenta a margem de sucesso do processo.

Porém, apenas o processo em si não resolve os problemas. É preciso uma atuação conjunta entre a área de RH, a liderança e o colaborador. O método feedforward também pode ser aplicado em treinamentos, processos de recrutamento e avaliações de desempenho.

Qual a importância do feedforward?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas proporcionem um clima organizacional saudável e motivador aos seus colaboradores, para se destacarem como bons lugares para se trabalhar e reterem talentos.

O feedforward possibilita, além de reconhecer os erros, buscar soluções que realmente façam sentido, para que as falhas não voltem a acontecer. Dessa forma, garante-se resultados cada vez melhores e uma comunicação mais transparente.

O conceito aborda ainda uma habilidade que passou a ser exigida dos profissionais: a adaptação. Hoje, é essencial ser capaz de romper com algumas das nossas “certezas”, para aprender o que for necessário de acordo com o momento, o que vale para líderes e liderados.

Às vezes, o líder ainda possui um olhar atrasado, que não faz mais sentido para os dias atuais. Por isso, acaba trazendo sugestões que não são aceitas pelo funcionário que, por sua vez, não irá se adaptar já que provavelmente são ideias que podem estar indo contra seus valores. Dessa forma, é um ponto que merece atenção.

Qual é a diferença entre feedback e feedforward?

O conceito de feedback é, sem dúvida, mais conhecido do que o do feedforward. Feedback é uma ferramenta utilizada há bastante tempo, sendo considerada uma prática essencial para aprimorar as habilidades das equipes. 

Para quem ainda não conhece a fundo, a prática de feedback tem como objetivo identificar as necessidades com base nos resultados apresentados. É feita uma análise se o desempenho alcançado até então corresponde às expectativas da empresa. Em outras palavras, trata-se de uma devolutiva.

Então, o que muda de um conceito para o outro? Qual é a diferença entre feedback e feedforward? De forma simples, podemos dizer que a diferença entre feedback e feedforward é que o primeiro olha para trás e o segundo olha para frente.

Quando falamos de feedback, o foco está em mostrar os erros do passado, com um olhar voltado para os problemas, enquanto no feedforward o foco é fazer com que as pessoas olhem para o que pode ser feito de uma forma diferente, com o propósito de que as falhas não aconteçam novamente, a partir de novas opções a ser trilhadas.

Vale destacar ainda que o feedforward é um processo realizado hoje, amanhã e depois, ou seja, cria ações de resultados obtidos a médio e longo prazo, para de fato construir uma carreira. Os gestores atuam, de certa forma, como treinadores, para aprimorar aquilo que sua equipe faz de melhor.

E agora, qual escolher: feedback ou feedforward?

Será que o feedforward é melhor do que o feedback? Como você deve imaginar, essa não é uma pergunta com apenas uma resposta. Podemos dizer que os dois são conceitos que se complementam em busca de uma gestão de pessoas cada vez melhor.

Afinal, não é possível ter clareza sobre como potencializar as nossas habilidades sem antes conhecer em quais aspectos estamos cometendo erros. Por isso, é preciso lançar mão das duas, tirando proveito do melhor de cada um dos métodos.

Cabe acrescentar que a empresa precisa entender qual é a ferramenta que melhor se encaixa nos seus processos, além de saber que as duas podem atuar juntas. Outro fator essencial é que os profissionais sejam bem capacitados, já que um feedback ruim, muitas vezes por ser vago, pode acabar com a credibilidade de um trabalho em desenvolvimento, da mesma forma acontece com a construção do conceito do feedforward.

Para saber sobre esse assunto, baixe o checklist abaixo: