Ilustração de dois bonecos batendo as mãos.

Benchmarking significa referência. A partir desta tradução literal já é possível vislumbrarmos a ponta do iceberg deste conceito tão importante no mundo corporativo, onde a busca por melhores práticas é algo constantemente necessário.

Indo mais além na definição de benchmarking, poderíamos considerar que estar atento às ações de outras empresas, concorrentes ou não, é uma excelente ferramenta de apoio para as organizações em suas tomadas de decisão e implementação de melhorias, elevando sua capacidade de competição no mercado.

Por isso, continue a leitura deste conteúdo desenvolvimento pela Metadados — empresa especialista em sistemas de gestão para Recursos Humanos — e saiba como o benchmarking na área de RH pode ser um recurso edificante e potente!

O que é benchmarking no RH?

Benchmarking é uma prática de pesquisa de mercado que busca referências e estuda exemplos que podem se encaixar na implementação de boas práticas ou, até mesmo, na resolução de problemas pré-existentes.

Sendo assim, o benchmarking no RH, a partir da comparação com empresas similares, pode descobrir e absorver estratégias que foram adotadas e que podem ser adaptadas à realidade da sua organização. O objetivo com isso é obter melhores resultados, além de aprimorar processos já existentes.

Um benchmarking no RH, quando bem executado, é capaz de agregar conceitos e cases de sucesso de forma imediata, reduzindo etapas e evitando conflitos desnecessários. Isso certamente influenciará no fortalecimento da cultura organizacional do seu negócio.

Por isso, adotar o benchmarking como uma estratégia de gestão permite entender o funcionamento detalhado de determinados segmentos do mercado.

Na sequência, vamos esclarecer os pontos mais importantes desta ferramenta de pesquisa tão útil para as organizações que estão em busca de boas práticas e evolução

Quais são as 5 fases do processo de benchmarking?

A essência desta ferramenta segue uma sequência metodológica que vai desde a definição de um objetivo que se deseja a partir da pesquisa, passando pela coleta e análise dos dados e finalizando com a adaptação e aplicação dentro da realidade do seu negócio.

Portanto, é importante seguir com clareza essas etapas, no sentido de obter os melhores resultados, evitando retrabalho. A seguir, as cinco fases do processo de benchmarking:

  • Planejamento
  • Coleta de dados
  • Análise
  • Adaptação
  • Implementação

Tipos de benchmarking

Existem diferentes abordagens para a aplicação desta ferramenta de medição e análise que é tão utilizada pelas organizações. Cada uma delas é capaz de fornecer certos tipos de dados, assim como auxiliar na otimização de determinados processos.

A seguir, listamos os principais tipos de benchmarking aplicados no mercado:

  • Benchmarking competitivo
  • Benchmarking funcional
  • Benchmarking interno
  • Benchmarking genérico

O que é o benchmarking competitivo?

No benchmarking competitivo o processo é baseado numa pesquisa analítica da concorrência, ou seja, nesse tipo de benchmarking o comparativo é bastante direto e pode revelar pontos positivos e negativos de ambos.

A partir desta análise é possível, por exemplo, desenvolver práticas para superar o concorrente em termos de performance e resultados.

Uma abordagem de benchmarking competitivo no âmbito do RH traz uma série de informações valiosas que podem ser absorvidas, a partir de uma análise profunda das práticas da concorrência.

Por exemplo: quais são as estratégias utilizadas pela concorrência para atrair e reter talentos? Ou ainda, como a concorrência otimiza seus indicadores de RH como satisfação, engajamento e performance?

É importante ressaltar que este modelo de benchmarking sempre deve seguir princípios éticos.

O que é um benchmarking funcional?

No modelo de benchmarking funcional a comparação é feita entre empresas que pertencem a segmentos de mercado distintos. Apesar disso, é uma pesquisa que pode render boas referências, pois o foco está todo direcionado para a análise de processos e boas práticas, com o objetivo de desenvolver estratégias mais assertivas, desconsiderando outras variáveis, como o produto final de cada organização, por exemplo.

Vale lembrar que, nesses casos, a etapa de adaptação precisará de uma atenção especial, respeitando as particularidades de cada segmento.

O que é benchmarking interno?

Benchmarking interno, conforme o nome sugere, é quando a pesquisa de comparação se dá a partir da análise das estratégias e ações adotadas dentro da própria organização.

Desta forma, é possível analisar e comparar práticas internas em diversos setores, verificando de que forma o desempenho de outras equipes ou departamentos está sendo otimizado e, assim, realizar adaptações para que os demais setores se beneficiem desta análise comparativa.

O que é benchmarking genérico?

No caso do benchmarking genérico a abordagem será mais ampla. O que talvez possa influenciar na precisão de sua medição. Uma vez que as empresas não pertencem ao mesmo segmento do mercado e aquilo que está sendo analisado tem um caráter mais amplo.

Apesar disso, os resultados podem ser surpreendentes se aquilo que o seu negócio precisa é uma melhoria mais transgressora e disruptiva.

Benchmarking nos indicadores de RH

É providencial estarmos atentos aos métodos que outras organizações, referências do mercado, estão adotando. Uma vez que a competição por talentos e o constante esforço para fortalecer a cultura organizacional têm sido metas bastante recorrentes entre as empresas que almejam crescer em performance e resultados.

Entre tantos pontos de interesse estão os benefícios oferecidos pela empresa, a experiência do colaborador, as estratégias de endomarketing e ações de team building, entre outros.

Considerações sobre benchmarking 

O benchmarking é uma ferramenta cada vez mais indispensável para os profissionais de Recursos Humanos.

A competição por talentos e o constante esforço para fortalecer a cultura organizacional têm sido metas bastante recorrentes entre as empresas que almejam crescer em performance e resultados.

É por meio desta pesquisa de referência, seja em organizações concorrentes ou somente com processos similares e até de maior porte, que muitas empresas agregam inspiração e colhem exemplos de boas práticas.

Sendo assim, o ponto-chave é ficarmos atentos aos ritmos dessa grande dança corporativa, que rege nossos mercados. Sempre norteados por processos e resultados cada vez melhores!

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