Como ter uma equipe de alta performance em sua empresa? - Blog do RH
Metadados

Como ter uma equipe de alta performance em sua empresa?

Ficou curioso? Confira!

Construir um time qualificado que trabalha com eficiência é a chave para obter bons desempenhos, mais lucratividade e um bom clima organizacional. Afinal, o mercado valoriza cada vez mais o trabalho em grupo. Mas para fazer um time se desenvolver e alcançar a excelência, é preciso adotar várias atitudes que incentivem e eduquem os colaboradores. Você sabe como formar uma equipe de alta performance? Descubra mais lendo nosso post!

Seja o exemplo

Um bom gestor começa sua liderança pelo bom exemplo. Não adianta exigir uma alta performance da sua equipe se você não possui uma postura colaborativa e protela as suas funções. Busque se esforçar ao máximo no cumprimento de prazos e tenha compromisso com os membros do time. Além disso, mantenha-se informado sobre os processos da empresa, sobre o que cada trabalhador faz, sobre as ferramentas com as quais eles lidam e sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais. Só assim você poderá oferecer uma ajuda efetiva para os seus funcionários.

Estimule a cooperação

Os melhores times se destacam quando todos ajudam uns aos outros. As tarefas podem até ser bem distribuídas, mas os colaboradores devem poder contar com o apoio dos colegas para que todos desenvolvam um bom trabalho. Assim como os acertos são uma conquista do time, os erros e equívocos também devem ser aceitos e trabalhados em conjunto, sem posturas de hostilidade pelos membros e pelo líder. Busque soluções junto da sua equipe e utilize as falhas como uma forma de aprendizado.

Aprimore a comunicação

Para criar uma equipe de alta performance, é fundamental que o processo comunicativo seja eficiente. Além de estimular o diálogo entre os colaboradores, é importante incentivar a interação entre os membros do time – só assim eles conhecerão bem uns aos outros. É preciso ainda propiciar um clima de abertura para que todos possam dar opiniões e sugestões, ou para que diferentes pontos de vista sejam colocados em pauta. Fique atento para erradicar fofocas e hábitos negativos: esse comportamento tende a enfraquecer laços e provocar rivalidades, o que prejudica muito o desempenho da equipe.

Estabeleça um objetivo comum

Os melhores times possuem objetivos em comum e desenvolvem, em conjunto, a consciência de quais passos devem ser trilhados para alcançar uma meta. Os colaboradores precisam estar cientes dos seus propósitos e do que deve ser feito para chegar a eles. Mas atenção: é preciso estabelecer metas alcançáveis e realistas! Caso elas sejam impossíveis de alcançar, os colaboradores se sentirão desgastados e desmotivados.

quiz-sobre-administracao-de-pessoal

Valorize as habilidades individuais

Conheça bem os membros da sua equipe e valorize as potencialidades de cada um. Atribua tarefas que você sabe que se adequam mais ao perfil de cada profissional e estimule que colegas com habilidades complementares trabalhem juntos. Dessa forma, você reforça as competências individuais e ajuda a melhorar a motivação dos colaboradores. Lembre-se também de incentivar uma cultura de aceitação das diferenças para que todos do time sintam-se incluídos.

Dê feedbacks

O feedback é muito importante para que os colaboradores compreendam onde estão indo bem e em quais áreas é preciso melhorar seu desempenho. O retorno deve ser contínuo e fornecido independentemente de ser positivo ou negativo. O feedback positivo motiva o colaborador e estimula a boa postura. Já o feedback negativo é importante para que a equipe entenda onde ocorreram falhas e busque melhorar o processo. Equipes sem feedback, em geral, sentem-se sem referência ou direcionamento. Essa falta de retorno pode levar cada um a se guiar pelas próprias opiniões, gerando perda da qualidade do trabalho.

Estimule autonomia e interdependência

Cada colaborador deve ter autonomia para desenvolver suas tarefas, sabendo exatamente quais deveres são responsabilidade dele. No entanto, também é importante que o profissional entenda que todo o time está interligado e que suas ações terão consequências sobre os outros. É necessário consultar os colegas em caso de decisões importantes e ouvir opiniões diferentes. Cada talento deve estar consciente dos seus compromissos com a empresa e com o time, sendo papel do gestor auxiliar o profissional a encontrar esse equilíbrio entre as responsabilidades.

Acompanhe seu time

É preciso delegar responsabilidades e confiar que seus colaboradores executarão bem as tarefas. Mas atenção! Isso não significa deixá-los soltos por aí. Não é preciso cobrar o tempo todo ou perguntar sobre o andamento das atividades a cada instante. No entanto, é fundamental acompanhar os processos e verificar como anda o trabalho, elogiando bons desempenhos e fazendo correções quando necessário. Lembre-se ainda de esclarecer dúvidas de forma atenciosa.

Invista em adaptação

As equipes de alta performance estão sempre preparadas para mudanças. Adaptar-se ao dinamismo do mercado é a chave para que todos se mantenham motivados e produtivos em meio às mais diversas condições. Seja em momentos de alta prosperidade ou quando surgem dificuldades, o time de alta performance busca meios para se fortalecer e enfrentar os desafios que encontra pela frente.

Desenvolva o diálogo

Dificuldades sempre existirão em qualquer negócio. Por isso, é preciso motivar os profissionais a ter uma postura proativa e de disposição para encarar os problemas. Crie um clima positivo, que favoreça a busca de estratégias que construam soluções. Discuta sobre os obstáculos em conjunto e ouça diferentes opiniões e pontos de vista. Lembre-se ainda de gerir bem as discussões para que todos tenham espaço para se expressar e propor ideias. Faça do diálogo interno um hábito e seja otimista com seus colaboradores mesmo em tempos difíceis. Com isso, seu time certamente terá um desempenho cada vez melhor!

Incentive o aprendizado

Uma empresa que motiva seus funcionários a se capacitarem está realizando um ótimo investimento a longo prazo. Profissionais que estão em constante aprendizado são mais criativos, proativos e realizam melhor suas tarefas. Além disso, o contato com diferentes conteúdos ajuda no desenvolvimento de estratégias inovadoras, que contribuam para a produtividade dos negócios. Mas lembre-se: tão importante quanto incentivar a cultura do aprendizado é ser flexível com horários para que seus profissionais possam se capacitar mais. Você verá que sua empresa terá muitos benefícios!

E o seu time, já tem tudo para ser uma equipe de alta performance? Compartilhe sua opinião conosco na sessão de comentários e até o próximo post!