Imagem de uma mesa de reunião, com diversas pessoas trabalhando

Você certamente já ouviu falar da Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial. Agora, em RH 4.0, você já ouviu falar? Sabe o que é e a sua importância? O fato é que o RH 4.0 já é uma realidade e está diretamente ligado à tecnologia para a área. Se o RH da sua empresa ainda não vive esta realidade tecnológica, chegou a hora de compreender por que é essencial adotá-la o quanto antes.

Por isso, nós, da Metadados — empresa especialista em Sistema de Recursos Humanos — preparamos este conteúdo exclusivo, que traz detalhes sobre o RH 4.0,  suas vantagens e importância para as empresas. Afinal, a área de RH, cada vez mais, ganha seu espaço de protagonismo no negócio. Será que o seu RH também? Acompanhe este conteúdo para saber!

 O que é Indústria 4.0?

Sabemos que algumas invenções e evoluções foram tão importantes para a humanidade que marcaram anos, décadas, séculos ou eras. Até hoje, já existem quatro revoluções industriais, cada uma marcada por um acontecimento e por características que promoveram uma quebra de paradigma na sociedade. Resumimos elas em seguida:

  • Primeira Revolução Industrial: marcada pela produção mecanizada e em larga escala;
  • Segunda: trouxe à tona a eletricidade e permitiu a manufatura em massa;
  • Terceira: marca a chegada da eletrônica e da tecnologia;
  • Quarta: apresenta a integração entre o mundo virtual e o mundo real.

Contudo, a existência destas quatro revoluções não implica que todas as empresas estejam na última. Isto é, que todas já integrem o virtual com o real. No RH, por exemplo, sabemos que muitas culturas organizacionais ainda não permitiram esse avanço por completo. Assim, podem estar cometendo uma falha grave, que as impedem de:

  • Melhorar o desempenho e a produtividade;
  • Criar produtos de melhor qualidade;
  • Informatizar as empresas;
  • Trabalhar com dados;
  • Entre outros.

 O que é RH 4.0?

Depois de entender o conceito da Quarta Revolução, que integra o real e o virtual, fica fácil adivinhar o que é o RH 4.0: é a integração entre o profissional de RH e a automatização de processos do setor. No RH 4.0, o ser humano e a tecnologia formam um time, aliando o melhor dos dois mundos, beneficiando colaboradores, gestão e empresa.

No começo da Quarta Revolução — ou até mesmo da Terceira —, parece que se estabeleceu uma regra de que somente os setores que lidam com números e ciências exatas deveriam receber investimentos de avanço em tecnologia. Talvez porque a Primeira e Segunda lidavam muito com processos mecanizados e manufatura, e pouca importância era dada realmente às pessoas, verdadeiros responsáveis pela mão de obra.

Com o tempo — felizmente —, se percebeu que, na verdade, a qualidade dos resultados de um produto, de um serviço e de toda uma empresa está direta e intimamente ligada ao bem-estar das pessoas: a uma ótima gestão, com bons incentivos, novos projetos e processos organizados.

Contudo, para se perceber que o investimento em tecnologia também deveria ser aplicado a esta área, levou mais tempo. Na realidade, sabemos que ainda está levando. Algumas empresas já perceberam a importância de investir na Gestão de RH. Outras ainda relutam em aceitar. Contudo, as vantagens trazidas pelo RH 4.0 são evidentes.

Infográfico: fluxos de automação no autoatendimento do RH

Quais as vantagens do RH 4.0?

  • Minimização de erros em processos e em falhas de comunicação;
  • Qualificação do fluxo de trabalho por meio de autorizações de acesso e níveis de workflows;
  • Descentralização dos processos do RH;
  • Gestão e trabalho remoto, com acesso a distância;
  • Diminuição do tempo de trabalho na execução de tarefas;
  • Processos assertivos, rápidos e integrados;
  • Profissional com perfil mais adequado para cada tarefa;
  • Uso de recursos digitais móveis, como aplicativos de autogerenciamento;
  • Mensuração de indicadores da área e capacidade técnica de tomada de decisão a partir dos resultados;
  • Entre outros.

Só para se ter uma ideia da importância do RH 4.0, empresas que já utilizavam a automatização dos processos na área durante a pandemia do coronavírus tiveram menos problemas na execução dos processos, mesmo a distância. Isso porque somente a automatização é capaz de integrar e assegurar os dados e informações, permitindo que o profissional realize os processos de qualquer lugar, com total autonomia. 

Por que adotar o RH 4.0 agora?

A adoção do RH 4.0, isto é, da tecnologia em forma de automatização de processos é muito vantajosa para qualquer empresa. É por meio dela que os profissionais qualificam suas entregas, produzem mais e melhor, melhorando, inclusive, suas performances. Portanto, investir em tecnologia permite que a empresa destine o tempo correto em projetos que trarão mais retorno e deixe a parte burocrática mais ágil e segura. É qualidade de vida e a certeza de resultados a curto prazo. E o seu RH, é produtivo e ágil?

Descubra neste quiz! Baixe, gratuitamente, e tenha a resposta!