Gestão de Pessoas19 de agosto de 2025

Comunicação Não Violenta no RH: transformando relações e processos

Como usar a CNV para criar conexões genuínas E resolver conflitos na gestão de pessoas

Comunicação Não Violenta no RH: transformando relações e processos

Se você trabalha com RH, sabe que está no coração das relações humanas dentro da empresa. Todo dia, você lida com situações desafiadoras: conflitos entre colegas, conversas difíceis sobre desempenho e mudanças que nem sempre são bem recebidas. E é nesses momentos que a Comunicação Não Violenta (CNV) pode fazer toda a diferença.

A CNV não é apenas mais uma técnica de comunicação. É uma forma de se conectar genuinamente com as pessoas, mesmo nas situações mais complicadas.

Muitas vezes, conversas importantes deixam de acontecer dentro das empresas por receio de como serão conduzidas ou até interpretadas.

Esse silêncio, motivado pelo medo de causar desconforto ou de não saber como se expressar, gera ruídos, mal-entendidos e acaba comprometendo não apenas o clima organizacional, mas também os resultados do negócio.

Neste artigo da Metadados, empresa que desenvolve softwares de RH e Departamento Pessoal, você vai aprender:

  • O que é Comunicação Não Violenta?
  • Os quatro pilares da CNV;
  • Benefícios para a empresa;
  • Como o RH pode usar a CNV para fazer a diferença;
  • Comunicação não violenta x comunicação assertiva;
  • Colocando a CNV em prática.

O que é Comunicação Não Violenta?

A Comunicação Não Violenta é uma abordagem criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg que muda completamente a forma como nos relacionamos.

Diferente do que o nome sugere, não se trata apenas de evitar agressividade na fala, mas de criar uma estrutura de comunicação baseada em empatia, clareza e respeito.

Para quem trabalha com RH, a CNV é como ter um GPS para navegar pelas relações humanas. Em vez de tentar apenas aplicar políticas e procedimentos, o profissional de Recursos Humanos passa a entender o que realmente está acontecendo por trás dos comportamentos das equipes.

No melhor dos cenários, isso vai ajudar você a encontrar caminhos que funcionem para todos os envolvidos.

Os quatro pilares da CNV para profissionais de RH

A Comunicação Não Violenta pode ajudar o RH a revolucionar a forma como conversas difíceis são conduzidas, além de melhorar processos de feedback e a mediação de conflitos.

A seguir, veja como aplicar cada um dos 4 pilares da CNV nas suas rotinas de RH.

1. Observação objetiva

No contexto do RH, isso significa separar fatos de interpretações. Por exemplo: em vez de anotar "João tem uma atitude negativa", você registra "João interrompeu três colegas durante a reunião de segunda-feira".

Essa clareza faz toda a diferença quando você precisa dar feedbacks ou lidar com processos mais delicados.

2. Expressão de sentimentos

Aqui a gente aprende a reconhecer e nomear as emoções, tanto as nossas quanto as dos colegas. Uma das formas de garantir esse reconhecimento é trabalhar a chamada inteligência emocional.

Assim, quando um gestor diz "Estou preocupado com o aumento de conflitos na equipe", ele está sendo muito mais eficaz do que simplesmente afirmar "A equipe é problemática".

3. Identificação de necessidades

É sobre entender o que realmente está por trás dos comportamentos. Quando um funcionário está resistente a mudanças, por exemplo, pode estar expressando uma necessidade de segurança ou autonomia.

Quando o RH consegue identificar essa necessidade, faz parte do seu papel apoiar os líderes no desenvolvimento dessa consciência. Ao contribuir para que os gestores compreendam a importância dessas conversas e saibam conduzi-las da melhor forma, o RH fortalece a aplicação da CNV na cultura.

Quando essa necessidade é identificada — tanto entre as equipes quanto nas lideranças — fica muito mais fácil propor ações eficazes e encontrar soluções que realmente funcionem.

4. Formulação de pedidos específicos

Transformar demandas em convites colaborativos. Dessa forma, ao invés de dizer "Você precisa melhorar sua comunicação", você pode dizer "Que tal tentarmos conversar diretamente com o colega antes de escalar o problema para a gestão?"

Comunicação não violenta ou comunicação assertiva?

É bastante comum as pessoas confundirem CNV com comunicação assertiva, mas elas possuem abordagens bem diferentes. Confira:

Comunicação assertiva

  • Foca em defender seus direitos e expressar suas opiniões;
  • É mais direta e objetiva;
  • Enfatiza a firmeza e a clareza;
  • Pode gerar resistência, especialmente em situações mais sensíveis.

Comunicação Não Violenta

  • Prioriza a conexão e o entendimento mútuo;
  • Segue um processo estruturado que ajuda a organizar as ideias;
  • Busca soluções que funcionem para todas as pessoas envolvidas;
  • Reduz a defensividade e aumenta a vontade de colaborar.

Para profissionais de RH, a CNV é especialmente valiosa em situações que exigem mudança de comportamento, uma vez que cria um ambiente de segurança psicológica que facilita essa transformação.

Guia do RH: bem-estar no ambiente de trabalho

Por que a Comunicação Não Violenta é essencial no ambiente corporativo?

O RH tem um papel único dentro das empresas: é o setor que mais vê de perto como as pessoas se relacionam, colaboram e, às vezes, entram em conflito. Por isso, quando você domina a CNV, não está apenas melhorando sua própria comunicação, mas também influenciando toda a cultura da empresa.

Comunicação alinhada igual à redução de conflitos

Você já parou para pensar no quanto os conflitos mal resolvidos custam para a sua empresa? Não é só a produtividade que cai: as pessoas que ficam desmotivadas, os talentos vão embora e o clima organizacional vai se deteriorando aos poucos.

Contudo, quando o RH coloca a CNV em prática no seu dia a dia, consegue:

  • Resolver problemas antes que virem processos disciplinares;
  • Ter conversas difíceis sem criar mais resistência;
  • Dar feedbacks que realmente ajudam as pessoas a crescer;
  • Desenvolver lideranças que sabem como lidar com conflitos de forma construtiva.

Quem é profissional de Recursos Humanos sabe: conflitos mal gerenciados custam caro às empresas. Segundo pesquisa da Gallup realizada em 2020, uma empresa pode perder até 18% da sua receita anual devido a conflitos não resolvidos. A CNV ajuda o RH a abordar essas situações de forma preventiva e construtiva.

Bem-estar e para a saúde mental

Além disso, vale lembrar que o Brasil é hoje o quarto país com mais profissionais tristes ou estressadas na América Latina, segundo estudo da consultoria Gallup. Na prática, isso mostra que nossos profissionais têm enfrentado uma crise de saúde mental relacionada ao ambiente profissional.

Dados recentes também relevam que os brasileiros ocupam a sétima posição regionalem níveis de estresse, com 46% dos profissionais relatando sentir ansiedade ou estresse diariamente.

Embora nem todos os problemas de saúde mental tenham origem exclusivamente no trabalho, um ambiente de trabalho sem conflitos podem ser a chave para melhorarmos esses números.

Como promover um ambiente mais empático?

De acordo com Liliane Mrás, analista de RH da Metadados e especialista em Gestão de Recursos Humanos, o trabalho é onde passamos a maior parte do nosso dia, convivendo com pessoas diversas, com pensamentos, experiências e comportamentos muitas vezes distintos dos nossos.

Por conta disso, somos constantemente desafiados por metas, prazos, mudanças e pela necessidade de manter boas relações, mesmo em contextos de pressão:

“O estado da nossa saúde mental influencia e é influenciado de forma significativa. Embora nem todos os problemas de saúde mental tenham origem exclusivamente no ambiente profissional, é inegável que um local de trabalho saudável, com relações respeitosas e comunicação clara, pode ser um fator decisivo na prevenção e no cuidado com o bem-estar emocional. Promover um ambiente com menos conflitos e mais empatia, portanto, é uma estratégia essencial para melhorar esses indicadores”, afirma.

Daí a importância de pensar em políticas voltadas ao bem-estar dos colaboradores, a começar pela comunicação.

Benefícios da CNV para a sua empresas

A Comunicação Não Violenta traz várias vantagens para a sua gestão de pessoas, principalmente porque cria um ambiente onde as pessoas se sentem realmente ouvidas e respeitadas.

Quando os colaboradores vivenciam essa atmosfera de escuta ativa e genuína, eles tendem a ser mais honestos e abertos, o que resulta em:

A CNV também ajuda bastante na retenção de talentos, contribuindo para manter as pessoas na empresa porque:

  • Cria um ambiente onde as pessoas se sentem valorizadas;
  • Resolve conflitos antes que eles virem motivo de demissão;
  • Desenvolve lideranças que sabem como cuidar das pessoas;
  • Aumenta a satisfação geral de quem trabalha na empresa.

Além disso, empresas que colocam a CNV em prática no RH acabam desenvolvendo culturas organizacionais mais saudáveis, tornando-se mais colaborativas, flexíveis e focadas no crescimento genuíno das pessoas.

Como aplicar a Comunicação Não Violenta no dia a dia do trabalho?

A Comunicação Não Violenta pode ir muito além da teoria, oferecendo ferramentas práticas que podem transformar cada etapa da jornada do colaborador na empresa.

Veja, a seguir, como trazer essa abordagem para alguns dos principais processos da gestão de pessoas.

1. No Recrutamento e Seleção

Durante as entrevistas, o recrutador pode usar a CNV para identificar candidatos que têm facilidade para trabalhar em equipe e lidar com situações desafiadoras. Perguntas que exploram como a pessoa lida com sentimentos e necessidades, por exemplo, revelam muito sobre a maturidade emocional do candidato.

2. No momento do onboarding e da integração

Quando alguém novo chega na empresa e se sente realmente ouvido e acolhido desde o primeiro dia, as chances de essa pessoa manter-se engajada e ficar na empresa aumentam significativamente. A CNV ajuda o RH a as lideranças a criar esse ambiente de acolhimento genuíno.

3. Na gestão de performance

Com a Comunicação Não Violenta, as conversas sobre desempenho deixam de ser apenas um momento de julgamento para se tornarem oportunidades reais de crescimento. O foco muda de "o que você está fazendo de errado" para "como podemos crescer juntos".

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Exemplos de CNV aplicada no dia a dia

Confira algumas situações que podem surgir na vida real e sugestões de como lidar com isso a partir da comunicação não violenta.

1. Feedback de desempenho

  • Abordagem tradicional: "Você está sempre atrasado e isso está afetando a equipe. Precisa melhorar sua pontualidade."
  • Abordagem CNV: "Observei que você chegou 15 minutos após o horário nas últimas três reuniões. Isso me deixa preocupado porque pode impactar o andamento dos projetos. Podemos conversar sobre o que você precisa para conseguir chegar no horário?"

2. Conflito entre colaboradores

  • Abordagem tradicional: "Vocês dois precisam parar de brigar e trabalhar profissionalmente."
  • Abordagem CNV: "Percebi tensão entre vocês nas últimas interações. Que tal entendermos as necessidades de cada um para encontrarmos uma forma de trabalhar que funcione para todos?"

3. Resistência à mudança

  • Abordagem tradicional: "A nova política será implementada e todos devem seguir."
  • Abordagem CNV: "Sei que mudanças podem gerar insegurança. Gostaria de entender suas principais inquietações para que possamos construir um plano de implementação que considere essas necessidades."

Colocando a CNV em prática no RH: por onde começar?

Agora que você sabe o que é a Comunicação Não Violenta e os efeitos positivos que ela pode ter na sua equipe, como dar o primeiro passo?

Além das dicas de como aplicar a CNV no dia a dia do RH, que já abordamos neste texto, veja um passo a passo simples de como colocar essa metodologia para funcionar!

1. Comece pela sua equipe

Invista na capacitação da equipe de RH em CNV. Isso inclui workshops, cursos e, principalmente, muita prática no dia a dia.

2. Revise os processos existentes

Observe os procedimentos que já são utilizados e reflita: "Como podemos tornar isso mais empático e colaborativo?" Você vai se surpreender com as oportunidades que pode encontrar.

3. Desenvolva as lideranças

Ajude os gestores a incorporarem a CNV no seu dia a dia. Quando as lideranças dominam essa abordagem, se tornam multiplicadores naturais dela na empresa.

4. Use a tecnologia a seu favor

Por sim, procure sistemas de RH que apoiem práticas mais humanas, como ferramentas de feedback contínuo e plataformas que facilitem a resolução de conflitos.

Uma dessas soluções é o Vibe, o sistema da Metadados que entrega a melhor experiência de relacionamento entre líderes e times.

Com ele, o RH promove a integração entre as equipes, conta com avaliações simples, estruturadas e personalizadas, pensa em ações que impulsionem o desenvolvimento individual e coletivo e muito mais!

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Conheça quem escreveu o artigo

  • Bruna Valtrick
    Bruna Valtrick

    Bruna é jornalista, produtora de conteúdo e estudante de Filosofia, especializada em SEO e Marketing de Conteúdo, e com 10 anos de experiência em redação de textos. Na Metadados, cria conteúdos estratégicos e sempre atualizados sobre Recursos Humanos.

  • Liliane Mrás Silveira
    Liliane Mrás Silveira

    Formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Luterana do Brasil, Pós Graduada em Coaching com ênfase em PNL pela universidade IERGS/UNIASSELVI e em Neurociência Comportamental e Organizacional pela universidade La Salle. Com mais de 10 anos de experiência na área de gestão de pessoas, atua como analista de recursos humanos na Metadados.

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