Imagem de mulher segurando bonecos de papel coloridos

Se você é novo ou experiente na área de Recursos Humanos, certamente o teste DISC perfil comportamental faz parte da sua trajetória, já que estamos falando de uma das metodologias mais populares no meio corporativo para a análise dos colaboradores. 

Nos processos de recrutamento, para citar uma das suas aplicações, quando o objetivo maior é escolher as pessoas certas para fazerem parte da empresa, o DISC é um aliado, já que possibilita conhecer as pessoas mais a fundo, indo além das suas competências técnicas.

Por conta da sua importância, preparamos este artigo para explicar o que é o DISC, quais são os quatro perfis que o compõem, suas vantagens e como aplicá-lo. Continue lendo para conferir!

O que é o DISC perfil comportamental?

O DISC é um teste de perfil comportamental feito a partir de uma avaliação psicológica. Bastante conhecido do setor de Recursos Humanos, o seu principal objetivo é ser uma ferramenta para contribuir no desenvolvimento de colaboradores e equipes. Desenvolvido pelo psicólogo norte-americano William Moulton Marston, seu nome vem dos quatro perfis que abordam:

Dominância (D)
Influência (I)
Estabilidade (S, de Stability, em inglês)
Conformidade (C). 

Pela forma como é construído e aplicado, contendo perguntas específicas e objetivas sobre o candidato ou colaborador que está respondendo, o DISC possibilita conhecer como tal pessoa tende a reagir em diferentes situações, além de prever como enfrentam os desafios inerentes a qualquer trabalho e a possíveis tomadas de decisão.

O modelo também permite a avaliação das soft skills (habilidades ou qualidades comportamentais) e pode ser usado por líderes para feedbacks, distribuição de tarefas, treinamento de pessoas e contratação de profissionais, claro.

Quais são os perfis identificados pelo teste DISC?

A metodologia DISC perfil comportamental realiza a análise dos profissionais a partir de quatro traços básicos: dominância, influência, estabilidade e conformidade. De acordo com o criador, todos possuímos os quatro perfis, mas eles se manifestam em diferente intensidade em cada um de nós. A seguir, confira informações sobre eles:

Dominante

Pessoas que possuem como característica principal ser dominante costumam olhar os desafios como oportunidades de crescimento. Naturalmente, são percebidas como dominadoras e podem ser exigentes, ousadas e determinadas para além do comum. Por tudo isso, se identificam com o mundo do empreendedorismo.

Colaboradores com perfil de dominância se sentem “em casa” em posições de liderança e gostam de ambientes competitivos. São corajosos e rápidos na hora de tomar decisões, não temendo escolhas de alto impacto. Por outro lado, quando não há a predominância desse perfil, o profissional se mostra mais conservador, o que é excelente para trabalhos em equipe. 

Ponto forte: autoconfiante

Influente

As pessoas que apresentam esse perfil comportamental forte têm facilidade em influenciar as pessoas do seu convívio, sendo bastante comunicativas e entusiasmadas. São mais propensas a serem guiadas pelo lado emocional e a despertarem empatia nos demais.

Bastante populares entre os colegas de trabalho, os colaboradores influentes são aqueles que naturalmente inspiram quem está ao seu redor. Esse perfil apenas deve ter cuidado em terminar suas tarefas e manter “os pés no chão”. Já quem não possui esse perfil tende a ser mais racional, se saindo melhor em atividades individuais.

Ponto forte: motivador

Estável

Quem possui a estabilidade como principal perfil comportamental possui como características marcantes a paciência e a persistência. Por serem inteligentes emocionalmente, costumam viver as situações de mudança (positivas ou negativas) de forma tranquila, adaptando-se sem grandes dificuldades às novas circunstâncias.

Colaboradores estáveis tendem a ser naturalmente mais constantes e, por isso, lidam bem com a rotina corporativa. Também são vistos pelos colegas como bons ouvintes, além de se sentirem muito bem trabalhando em equipe. Um aspecto negativo é a indecisão e, por vezes, a resistência a inovações, por preferirem a zona de conforto.

Ponto forte: adaptável

Conforme

Colaboradores que se identificam mais com o perfil comportamental de conformidade são aqueles que defendem e valorizam normas e procedimentos preestabelecidos. São conhecidos por serem sistemáticos e apegados a regras, sendo pessoas que normalmente reagem de forma cautelosa a situações estressantes no trabalho.

Também são aqueles que se diferenciam dos demais por serem bastante cuidadosos em tudo que fazem. Apesar dessas características serem positivas, o lado ruim é que o perfeccionismo por eles praticado pode prejudicar a sua capacidade de delegar tarefas, confiar nos colegas e tomar decisões onde não se pode ter um absoluto controle.

Ponto forte: detalhista

Quais as vantagens de saber o perfil comportamental dos colaboradores?

São diversas as vantagens de aplicar o método DISC perfil comportamental para conhecer os colaboradores. Uma delas se refere ao Recrutamento e Seleção, em que a aplicação torna o processo mais assertivo, já que existem mais informações sobre as pessoas contratadas, o que implica na menor rotatividade e, assim, economia de tempo e dinheiro, além de montar e manter com mais facilidade equipes alinhadas.

Nesse sentido, é importante também dizer que, quando os colaboradores se sentem aptos e valorizados por suas características naturais, a motivação por entregar o seu melhor à empresa é maior, assim como a disponibilidade em aprender e crescer. 

Para os colaboradores, a metodologia DISC perfil comportamental é realmente uma ferramenta de autoconhecimento, já que os ajuda a identificar os seus pontos fortes e os pontos a desenvolver. Ao se conhecerem melhor, a autoestima e a determinação são mais facilmente aperfeiçoadas.

DISC na prática

Não é demais afirmar que o setor de RH pode ter muitos ganhos ao utilizar a ferramenta DISC perfil comportamental. A seguir, trazemos algumas situações nas quais o método pode ser colocado em prática:

Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs)

Por se basear na potencialidade das características únicas de cada um dos perfis, o teste DISC torna mais fácil perceber quais aspectos do colaborador devem ou não ser explorados em PDIs, favorecendo tanto o funcionário quanto a empresa. 

Feedbacks

O método DISC auxilia no momento do feedback porque se prevê como o colaborador irá reagir, de forma que, para cada perfil, é possível usar palavras e formatos que o façam se sentir confortável e entender realmente o que está sendo passado.

Lideranças

Para quem está na liderança, além de conhecer o seu próprio perfil, o DISC é uma ferramenta que contribui na gestão de times, já que o líder saberá a forma correta de abordar os colaboradores, de forma a motivá-los a melhorar sua performance a partir dos seus próprios pontos fortes.

Para seguir ampliando seus conhecimentos, inscreva-se na nossa news e receba conteúdos exclusivos sobre RH, como ebooks, infográficos, vídeos e muito mais!