Homem com um celular na mão mostrando gráficos.

O uso de dados se tornou uma tarefa obrigatória em diversas áreas. Isso nós já sabemos. Agora, utilizá-los no departamento de RH pode ainda ser uma novidade. Mesmo assim, o número de empresas que utilizam People Analytics para contratar e interagir com seus colaboradores é cada vez maior.  

De acordo com a Harvard Business Review, cerca de 70% das organizações veem a metodologia como uma de suas prioridades atualmente. Isso acontece porque é cada vez maior a necessidade de se atuar de forma estratégica, com ferramentas mais eficazes e assertivas.

Para falar sobre esse assunto tão importante, nós da Metadados – empresa especializada em sistemas para a gestão de Recursos Humanos – preparamos este artigo.

People Analytics: o que é

Afinal, o que é People Analytics? Trata-se de um termo em inglês, que pode ser traduzido como “análise de pessoas”. O conceito de People Analytics se refere ao uso da tecnologia para se realizar a coleta, a organização e a interpretação de dados sobre os colaboradores, com o objetivo de tomar decisões baseadas em tais informações.

De forma digital, o método captura dados a respeito de ações, interações e conexões por meio de softwares. Esses elementos são avaliados e, então, utilizados pelo setor de RH para, entre outros aspectos, recrutar talentos, desenvolver pessoas e reter os melhores colaboradores.

Com People Analytics é possível observar e criar soluções em relação à satisfação, engajamento e produtividade dos colaboradores com muito mais agilidade e indo direto ao ponto.

Além disso, o People Analytics pode identificar padrões não óbvios e encontrar causas ocultas. Por exemplo, ao se relacionar dados de performance e informações de currículo, pode-se chegar à conclusão que, para determinada função, colaboradores que têm formação ou uma faixa etária específica se saem melhor.

Assim, torna-se mais fácil para a empresa ter clareza sobre o que acontece dentro do ambiente corporativo e agir da melhor forma, o que traz melhorias não apenas para a rotina do colaborador, mas para a organização como um todo.

Qual a importância do People Analytics na sua empresa?

Sem dúvida, realizar a análise de dados de maneira correta e estratégica causa impactos positivos nas organizações. No setor responsável pela gestão de pessoas, a importância do People Analytics deve ser reconhecida pelos profissionais de RH.

Além de ser fundamental para modernizar processos de recrutamento, a gestão de dados possibilita analisar com profundidade o desempenho e o comportamento dos colaboradores que já atuam na empresa.

As informações coletadas podem contribuir para que os integrantes do RH sejam capazes de realizar uma gestão mais humanizada, fortalecer a cultura organizacional e, claro, alcançar melhores resultados individuais e coletivos, o que resulta no crescimento do negócio.

Diversas empresas, e talvez seja o seu caso, já possuem dados valiosos a respeito das suas equipes, porém ainda não sabem como aproveitá-los. Avaliações de desempenho e perfil demográfico são exemplos de informações que podem ser um verdadeiro “tesouro” escondido.

Big Data e People Analytics: o que há em comum entre eles?

O Big Data é um conceito melhor definido quando explicado por meio dos “3 Vs” que o define: Variedade no recolhimento e armazenamento de dados, sempre em grandes Volumes e em alta Velocidade.

Em outras palavras, o Big Data é a matéria-prima do People Analytics. Com os dois, as instituições ganham acesso a uma variedade de informações em tempo real e compreendem como podem fazer uso desses dados para, entre outros pontos, melhorar processos e identificar oportunidades.

Quando falamos sobre a perspectiva do Big Data para o futuro das empresas, não há como não dizer que o futuro do RH está diretamente conectado ao Big Data. Isso porque atuar de forma estratégica deixou de ser uma opção para se tornar algo obrigatório para aquelas empresas que desejam crescer de forma sustentável.

Quais os benefícios do People Analytics?

São diversos os benefícios da metodologia do People Analytics, alcançados pelas empresas que se dedicam a analisar e prever o comportamento dos seus futuros e atuais colaboradores. Leia abaixo: 

Liderança alinhada

Ao se aplicar ferramentas como avaliações de desempenho e questionários é possível identificar quais características um bom líder deve ter para conseguir ótimos resultados. Isso é possível após realizar análises quantitativas e qualitativas dos dados coletados. Sabe-se que uma boa liderança consegue aumentar o engajamento e impulsionar a produtividade nos times.

Maior produtividade

A partir de análises de padrões de relacionamento entre os colaboradores e dentro das equipes, o método é capaz de mostrar o que realmente impacta na produtividade. Enquanto o time de RH pode imaginar que seja a remuneração, na verdade o motivo pode ser a cultura organizacional. 

Dessa forma, pode-se ainda saber o que os colaboradores desejam encontrar em seu ambiente de trabalho que irá contribuir para serem mais produtivos, uma vez que o RH pode identificar e ajustar mecanismos que preencham as lacunas existentes.

Melhor engajamento

Tendo os dados detalhados dos colaboradores, torna-se possível identificar os principais motivos que prejudicam a retenção de talentos, além de prever o perfil dos colaboradores que tendem ao desligamento e o porquê. Dessa forma, pode-se realizar ações para melhorar o engajamento e a performance.

Como fazer o People Analytics?

Para fazer o People Analytics, recomenda-se adotar um processo com etapas definidas para que seja possível garantir uma coleta precisa de dados e realizar uma análise correta. Confira como funciona o passo a passo:

1. Coleta

Para a coleta de dados, deve-se utilizar softwares que melhor atendam o que a sua empresa precisa. Além de ser segura e transparente, a coleta deve respeitar a privacidade de cada um e possibilitar a eliminação de informações desnecessárias ou excessivas.

2. Análise

É o momento de observar as informações coletadas e entender como podem ajudar a sanar os desafios encontrados dentro da empresa. Assim, pode-se fazer um diagnóstico claro e elaborar um plano de ação eficiente.

3. Modelagem

É o momento de realizar o cruzamento dos dados obtidos pelo People Analytics para encontrar possíveis correlações entre as variáveis. Uma possibilidade é cruzar informações sobre performance e nível de engajamento, o que pode levar, por exemplo, à descoberta de que o desempenho de um colaborador está sendo afetado negativamente por falta de motivação.

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