Por que você deveria se preocupar com a performance da empresa?
Entenda os motivos para ficar atento ao desempenho da sua equipe!

A gente sabe que o universo da liderança e do RH está sempre se atualizando. Afinal, as necessidades da gestão de pessoas mudam o tempo todo. Nesse cenário, alguns temas ganham cada vez mais destaque, como a performance da empresa.
Muito além de ser uma estratégia para desenvolver talentos, o aumento da performance é uma forma super eficiente de alavancar a organização como um todo.
Se você ainda não sabe muito sobre o assunto, vale a pena conferir nosso guia completo, desenvolvido por especialistas da Metadados, empresa de referência em sistemas 360° para RH.
Nele, você encontra tudo o que precisa para medir o desempenho dos times. Boa leitura!
Por que é importante focar na performance da empresa?
Manter o foco na performance da empresa pode ser justamente a chave para conquistar resultados diferentes. Além disso, garante que os times estejam motivados para entregar suas demandas com qualidade.
A seguir, descubra os motivos para nunca mais deixar a performance na empresa de lado!
1. A performance define seus objetivos
É muito importante pensar e analisar a realidade atual com muita atenção, e seguir algumas dicas essenciais, como:
- Comece pelo presente: o ponto de partida sempre será onde sua empresa está hoje. Por isso, é fundamental olhar para a realidade atual com atenção. Ela vai servir de base para guiar os próximos passos;
- Faça as perguntas certas: onde vocês gostariam de estar daqui a um ano? Quais metas e objetivos vocês compartilham? Onde faz mais sentido focar os esforços da equipe? A partir dessas respostas, você vai entender melhor como trabalhar a performance na empresa.
- Defina sua direção: o objetivo é estar entre os melhores do mercado? Ou, por enquanto, manter a estabilidade financeira? Não existe certo ou errado, o importante é ter clareza!
- Alinhe toda a equipe: não esqueça de compartilhar esses posicionamentos com a equipe. É essencial que todo mundo esteja alinhado com os principais objetivos da organização.
2. Desenvolvimento de talentos
Você sabia que a performance da empresa depende, principalmente, das pessoas e do seu desenvolvimento?
Quando temos uma equipe dedicada, com alto nível de conhecimento em suas funções, a tendência é que suas entregas também tenham uma qualidade acima da média.
Mas, para isso, precisamos orientar e criar um ambiente propício ao crescimento dos talentos, focando nas questões necessárias para garantir seu excelente desempenho.
E o que vai orientar as habilidades e competências a desenvolver? Justamente o nosso tópico anterior: onde a empresa quer chegar. Se você define bem esse ponto, é só incentivar a equipe na direção certa.
Dessa forma, você deixa de lado aqueles treinamentos genéricos, que não agregam muito, e foca no que realmente importa para aumentar a performance da sua empresa.
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3. Direcionamento no seu planejamento estratégico
Os planejamentos só funcionam bem se você estiver de olho na performance da empresa. Afinal, ela é a base para fazer previsões, aplicar novos recursos e decidir sobre metas mais ambiciosas.
De nada adianta querer aumentar vendas se o time já chegou ao ápice da alta performance. Da mesma forma, não faz sentido incluir novos membros num time que ainda não chegou ao seu potencial máximo.
Conhecer bem a performance na empresa traz tranquilidade e reduz incertezas. Por um lado, fica mais fácil atingir projeções futuras e trabalhar com margem de erro menor. De outro lado, você pode ajustar a rota quando necessário.
4. Performance na empresa e benchmarking de mercado
Mesmo que sua meta ainda não seja estar entre as maiores referências da área, é essencial fazer pesquisas de mercado detalhadas.
Conhecer as movimentações atuais dos setores e entender como a concorrência atua norteiam quais processos precisam mudar, mostram lacunas a preencher e revelam como você está atendendo seu público.
Esses insights também guiam a tomada de decisão e facilitam o monitoramento dos resultados. Além disso, a régua deixa de ser só interna e ganha proporções maiores, trazendo mais certeza e critérios realistas de avaliação.
Em tempos de incertezas, pensar no desempenho dos times pode ser desafiador. Baixe nosso e-book completo e saiba como se posicionar!

Conclusão
Como vimos ao longo deste artigo, a performance da empresa não é apenas mais uma métrica para acompanhar: ela é a bússola que orienta toda a estratégia organizacional.
É o que separa empresas que apenas reagem ao mercado daquelas que lideram mudanças e se destacam no cenário competitivo.
Se você quiser começar hoje, defina onde quer chegar, alinhe sua equipe, desenvolva seus talentos e mantenha-se atento às movimentações do mercado.
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