Projetos de RH: como dar vida às ideias e ser agente da mudança

Aprenda os primeiros passos para elaborar e apresentar melhorias à gestão, com muita confiança e objetividade!

Vivemos um cenário diferente na gestão de Recursos Humanos, com novas necessidades, formatos e desafios impostos pela pandemia. Neste contexto, há mais de um ano renovamos ações e encontramos alternativas para seguir cuidando das pessoas, além de oferecer suporte para manter a produtividade da empresa em alta. Por conta desta visão macro e solucionadora, os projetos de RH continuam sendo essenciais e é preciso estar preparado para identificar ou propor melhorias que evoluam os processos. 

            Mas, em uma realidade tão incerta como a de agora, o que é realmente válido? Sabemos que o planejamento a longo prazo já não é tão seguro, porque pode perder a validade antes da execução. Mesmo assim, algumas mudanças não podem esperar e são necessárias para resolver os problemas atuais, tornando os processos mais ágeis e eficientes.

            Além disso, estar atento à nova realidade e sugerir ações coerentes, torna a própria empresa cada vez mais diferenciada no mercado, com segurança nos processos, automatização e um sistema eficaz de gestão dos colaboradores. O desafio é encontrar formas de liderar essas evoluções, para apresentar projetos de RH que auxiliem na transformação do setor e tenham prazo de execução mais curto.

            Boas ideias já são meio caminho para o sucesso, mas o segredo está no planejamento e execução de cada uma delas. Isso porque é preciso muita objetividade e clareza para apresentar estas melhorias à gestão, garantindo embasamento, organização e também justificativas plausíveis para possíveis investimentos.

            Não sabe por onde começar na hora de desenvolver novos projetos de RH? Calma, estamos aqui para auxiliar você nesse percurso e apresentar caminhos consistentes para que você seja ouvido pela empresa e assuma um papel protagonista neste momento. Afinal, o profissional de RH tem conhecimento amplo dos objetivos em sua área de atuação, além de ser responsável pelo bem mais valioso: as pessoas.

            Pensando em oferecer orientações para quem deseja, não só expor suas ideias, mas realmente mostrar a relevância de seus projetos na totalidade da empresa e ser um propulsor estratégico, elencamos alguns pontos importantes para prestar atenção:

– O que traz mais preocupação na sua rotina?

– Quais soluções podem resolver seus problemas?

– Quem pode ser aliado e dar força ao seu planejamento?

– Da teoria à prática: estruture o projeto de RH!

– Que tal mostrar como todos ganham com essa mudança?

– O momento é agora!

Aqui na Metadados — empresa que desenvolve Sistema de RH com muita segurança — temos uma receita especial para projetos e vamos compartilhar cada passo com você. Acompanhe!

O que traz mais preocupação na sua rotina?

A Folha ainda é manual e gera retrabalho? Os colaboradores questionam valores e isso impacta na confiança da relação trabalhista? Quando as pessoas precisam de informação, sempre sobrecarregam seu setor? O tempo gasto nas atividades operacionais prejudica o olhar estratégico da equipe?

São muitas questões para ponderar. Neste momento, também é importante identificar o impacto de cada uma delas no fluxo geral da empresa e reconhecer como esses desafios prejudicam a rotina de tarefas do setor, que poderia dedicar sua atuação para outras questões de relevância.

O RH é o centro de toda a operação. A área que precisa estar em perfeita sintonia para garantir legalidade nas ações e preservação do maior recurso da empresa: as pessoas. Se existem falhas e dificuldades na organização de processos desse setor, algo precisa mudar o quanto antes!

Quais soluções podem resolver seus problemas?

            Você já passou pela etapa mais desafiadora: reconhecer o que não está dando certo. Agora, chega o momento de pensar em alternativas para transformar esta realidade e qualificar os processos, com objetivos claros e diretos.

            Se meu objetivo é economizar tempo, evitar o retrabalho e acabar com os erros na Folha, talvez seja preciso buscar um sistema de confiança para apoiar o processo; se os dados da minha empresa deveriam estar acessíveis a todos, gerando transparência entre a gestão e os funcionários, um portal de informações pode ser meu objetivo final; se o olhar estratégico depende de indicadores que minha equipe não tem tempo para organizar, então a solução pode ser uma automatização eficaz, que apresente em tempo real o que preciso para auxiliar na tomada de decisões.

            Enfim, são diversas formas de solucionar as falhas e, para entender qual realmente vai atender suas necessidades, os objetivos precisam estar nítidos.

Quem pode ser aliado e dar força ao seu planejamento?

            Se a união transforma nosso dia a dia no trabalho, não seria diferente com a elaboração dos projetos de RH. Por isso, esta etapa é essencial para garantir seu sucesso e levar ainda mais credibilidade às propostas de melhoria que você criar.

            Neste momento, que tal conversar com os colegas de outras áreas e setores? Eles podem se tornar apoiadores e contribuir com sua expertise em outros aspectos, encontrando novos pontos para prestar atenção ou incluir no projeto. O mais importante é estar aberto às possibilidades, acreditando que a construção conjunta vai tornar a apresentação consistente e ideal para encantar a gestão. Confie no olhar de fora!

            Se você ainda não sabe quais setores podem auxiliar, aqui vai uma dica: converse primeiro com os profissionais de TI, financeiro, contabilidade e produção. A partir das visões estratégicas que vocês encontrarem, será possível pensar em novos nomes com habilidade para somar nesta construção.

            Não esqueça! Para conseguir aliados, você precisa mostrar os impactos positivos que as mudanças vão trazer na totalidade da empresa e, é claro, no setor de atuação da pessoa que vai apoiar seu planejamento.

Da teoria à prática: estruture o projeto de RH!

            Agora que você já identificou os processos que precisam de melhoria, elencou os objetivos e soluções possíveis, além de apoiadores para dar mais voz ao planejamento, chega o momento de traçar um esboço inicial para o projeto.

            Por isso, montamos uma lista simples para você responder de forma escrita e trazer mais definições para a iniciativa. Confira!

– Diagnóstico (o que quero resolver?);

– Objetivos do projeto (o que posso fazer para solucionar as falhas identificadas?);

– Equipe do projeto (quem está me apoiando nesta proposta?);

– Custos envolvidos (qual a estimativa de investimento?);

– Tempo de execução (qual prazo posso estabelecer para adotar as soluções?).

            Depois deste levantamento geral, também é importante detalhar cada etapa com muita atenção. É isso que vai garantir a segurança dos seus projetos de RH! Quer saber como realizar esse detalhamento de forma simples e com um método eficaz? Então, confira o ebook que preparamos com um passo a passo para construir projetos que vão transformar o seu RH. Acesse clicando aqui!

Projetos que vão transformar o seu RH. Baixe o ebook aqui.

Que tal mostrar como todos ganham com essa mudança?

            Nossa dica é explicar quais benefícios os projetos de RH podem proporcionar à empresa, seja nos rendimentos, na produtividade ou na adequação ao novo mercado. Contar com um sistema para auxiliar no cumprimento da legislação, principalmente em processos como eSocial, é o que vai evitar penalidades e manter a empresa em dia com suas obrigações, por exemplo.

As ações do RH têm impacto direto no sucesso coletivo e todos ganham com sua atuação estratégica, por isso, trazer leveza a estes processos é o que vai garantir equipes inspiradas e com boas condições de trabalho, sabendo que fazem parte de uma organização transparente e em constante evolução.

            Então, por fim, é importante organizar justificativas plausíveis para as mudanças, calcular custos que o processo pode diminuir e, mais importante que isso, mostrar o desempenho destas medidas nos resultados.

O momento é agora!

As ideias devem estar borbulhando na sua cabeça e esta é a hora perfeita para agir! Siga nossas dicas e comece a traçar seu caminho para o sucesso na empresa, se mostrando indispensável na evolução de seus processos e estratégico para a tomada de decisões. Temos certeza que, depois desta proposta bem estruturada, a gestão vai reconhecer toda a sua capacidade para liderar projetos significativos e propor melhorias em prol de todos os colaboradores.

Não esqueça! Este é um esboço inicial e você pode qualificar ainda mais a elaboração das ideias com nosso ebook de passo a passo para construir projetos que vão transformar o seu RH! Um conteúdo completo e gratuito, baseado em métodos eficazes para garantir o êxito nas suas propostas. Confira aqui!