Produtividade no ambiente de trabalho: perguntas e respostas
Metadados

Produtividade no trabalho: perguntas e respostas

Todo gestor deseja ver mais produtividade no ambiente de trabalho, não é mesmo?

Para isso, é importante investir em alguns fatores que ajudem a incentivar o time, como a motivação. Resultado de um ambiente criativo e de qualidade, ela é um dos elementos mais decisivos para que os profissionais se engajem em suas atividades.

Afinal, como criar condições para que a equipe seja mais eficiente e dedicada? Quer saber qual o impacto da motivação sobre a produtividade no meio corporativo? Confira o nosso post, produzido pela Metadados, empresa que desenvolve sistema de RH, e saiba mais sobre o tema!

1. Qual a relação entre motivação, qualidade do meio organizacional e produtividade no ambiente de trabalho?

 A qualidade do ambiente da empresa está diretamente ligada à motivação da equipe. Ela envolve o clima organizacional, as condições de trabalho, a divisão de tarefas, a gestão do tempo, a abertura à inovação, as relações interpessoais, a comunicação e o investimento em capacitação.

Quanto melhor está o meio corporativo, mais o time se sente incentivado, o que desencadeia maiores índices de eficiência. É um erro dos gestores pensar que a motivação é unicamente resultado de condições internas.

Na verdade, ela é fruto de um ambiente estimulante e positivo, que possibilita que o colaborador se sinta bem durante o desempenho de suas tarefas e seja, de fato, mais produtivo.

2. Que contextos são prejudiciais para a qualidade de vida no trabalho?

Há uma série de fatores que podem prejudicar a qualidade no ambiente laboral, o que acaba gerando impactos diretos sobre a motivação e a produtividade. Na área das relações interpessoais, a presença de conflitos é natural, porém a falta de diálogo e de tentativa de resolução das questões pode causar mais dificuldades. Fofocas também são muito negativas, uma vez que contribuem para a exclusão e ofensa de membros do grupo.

Outro problema recorrente é a falta de feedback, que deixa os profissionais sem reconhecimento e sem a noção da qualidade do trabalho realizado. É como se o gestor não tivesse dado nenhuma atenção para a tarefa cumprida.

A comunicação ineficiente, a falta de recursos materiais e tecnológicos e o baixo investimento em capacitação são outros elementos que também atrapalham o dia a dia da empresa e diminuem o engajamento e o rendimento das equipes.

3. Como o RH pode contribuir para a qualidade do ambiente?

O RH pode realizar uma série de ações para contribuir com o aumento da qualidade do ambiente corporativo, da motivação dos colaboradores e, consequentemente, de seus desempenhos. Veja mais a seguir!

3.1 Defina metas alcançáveis

Não há dúvidas de que a definição de metas é muito importante para direcionar as ações e o trabalho do time. Porém, é importante ter em mente que quando os alvos são inalcançáveis as consequências tornam-se negativas porque acabam gerando frustração e sensação de incapacidade. Assim, os funcionários percebem que seus esforços nunca alcançam os resultados estipulados, sentindo-se inferiores e insatisfeitos.

Portanto, defina sempre metas tangíveis para a sua equipe e faça questão de premiar o grupo de trabalho quando um objetivo for alcançado para que os colaboradores se sintam mais motivados na empresa.

3.2 Tenha uma política interessante de bonificação

Oferecer bonificações para aqueles que alcançam um desempenho acima da média é uma ótima política para a corporação. Essa atitude permite estimular a equipe a empreender mais esforços no trabalho, pois há compensação para uma maior dedicação.

Quando há a possibilidade de receber gratificações, os profissionais se dedicam mais à realização de suas atividades não só pela premiação em si, mas também pelo reconhecimento que recebem por suas ações.

Assim, uma política interessante de bonificação pode ser um bom fator para aumentar a colaboração, o ânimo e a produtividade dos colaboradores.

3.3 Pesquise mais sobre a cultura organizacional

Conhecer a cultura organizacional permite que você entenda quais são os valores, metas, hábitos e práticas dos profissionais. Com isso, é possível determinar quais fatores no trabalho despertam a motivação do time e que condições ajudam a melhorar seu rendimento.

Assim, realizar pesquisas sobre a cultura organizacional é uma medida necessária para diagnosticar problemas e identificar áreas em que é necessário investir. Com essa aprendizagem, o RH vai poder desenvolver ações estratégicas e efetivas para motivar os colaboradores.

3.4 Estimule a autonomia dos profissionais

Bons gestores sempre mostram confiança no potencial da sua equipe de forma equilibrada. Direcionam as atividades na medida certa, orientando sobre as demandas a serem cumpridas, e não se esquecem das avaliações e dos feedbacks.

Porém, é possível dar um estímulo a mais à autonomia do colaborador ao apostar em seu potencial para desenvolver soluções e encontrar boas alternativas para o cumprimento das tarefas.

Assim, a autonomia contribui para que o funcionário sinta que o seu trabalho faz a diferença na empresa e que ela valoriza sua forma de produzir. Dessa forma, ele fica mais motivado para se dedicar às práticas laborais e torna-se ainda mais eficiente.

3.5 Invista na criatividade na empresa

Desenvolver um ambiente de trabalho estimulante e criativo é fundamental para aumentar a qualidade de vida dos profissionais. A abertura para receber as ideias desses colaboradores faz com que eles se sintam mais respeitados, o que fortalece o senso de pertencimento na organização.

Além disso, criar espaço para a expressão de ideias estimula o desenvolvimento de valores no time (como tolerância, habilidade de diálogo e capacidade argumentativa). A medida ainda permite que os gestores tenham acesso a novas propostas, o que pode realmente contribuir para a resolução de problemas.

PRODUTIVIDADE

Você viu que a produtividade no ambiente de trabalho resulta de uma série de fatores. A motivação dos funcionários é fundamental para que a equipe seja mais produtiva e engajada. Para isso, é importante que o meio corporativo seja saudável, mantendo boas relações, cultura de diálogo e possibilidade de compartilhamento de ideias.

É essencial que a gestão de RH invista continuamente no estímulo à autonomia dos profissionais, na definição de metas tangíveis e na realização de pesquisas sobre cultura organizacional.

E então? Gostou de saber mais sobre a relação entre a motivação dos colaboradores e a produtividade no ambiente de trabalho? Aproveite e dê uma passadinha no nosso site, conheça nossos produtos e serviços e saiba mais!