Ilustração de líder "orquestrando" para equipe.

Sem dúvida, a tarefa de realizar a gestão de equipes em uma empresa é uma das mais desafiadoras. Os bons gestores sabem que escolher um time é muito mais do que fazer um processo seletivo e selecionar pessoas. Para que a equipe realmente funcione e traga resultados, é preciso olhar para diversos aspectos.

Por isso mesmo, é um processo que merece ser tratado com prioridade, já que faz a ponte entre os gestores e os colaboradores. Afinal, para conquistar maiores índices de produtividade, uma equipe alinhada é fundamental.

Para falar sobre esse assunto, nós da Metadados – especializada em sistemas para a gestão de Recursos Humanos – preparamos este conteúdo onde você vai conferir o que é gestão de equipes, quais são os seus benefícios e como fazer uma gestão de time dentro da sua organização.

O que é gestão de equipes?

A gestão de equipes pode ser explicada como a ação de controlar o trabalho e o desempenho de um grupo específico de colaboradores, a partir de um conjunto de atividades que têm como objetivo guiá-los individual e coletivamente.

Dessa forma, abrange desde o acompanhamento das tarefas corporativas diárias até um olhar mais vasto, como o resultado de projetos longos e complexos, sempre levando em consideração os lados técnico e comportamental.

Em outras palavras, a gestão de equipes em uma empresa pode ser definida como a aplicação de boas práticas que possuem como propósito central a melhora da performance de um time de funcionários.

Além da produtividade, essencial para que a equipe ajude a empresa a alcançar suas metas de forma mais rápida e assertiva, as técnicas também levam em conta a importância do bem-estar dos integrantes, fator muito importante na construção de uma gestão de equipe eficaz.

Qual é o papel da gestão de equipes? 

Toda equipe enfrenta desafios internos e externos na busca por seus resultados. Sendo assim, o papel da gestão de equipes é, antes de tudo, fazer o direcionamento estratégico para a superação dos obstáculos existentes, de forma que cada um saiba o que e como fazer sua parte.

Além disso, é necessário que o líder monitore de maneira constante a sua equipe e o clima organizacional. Para isso, deve estar atento à mensuração de indicadores (como turnover, absenteísmo, produtividade, etc.) para, então, estabelecer o que é prioridade e definir ações que aproximem a todos dos índices desejados.

Vale destacar que, em relação a este ponto, irá depender do modelo de gestão. Se for uma empresa baseada na autonomia e confiança, essas ações não se fazem necessárias. Porém, a maioria assume a parte de comando e controle, que integra esse estilo de liderança.

Abaixo, seguem os principais papéis de uma gestão de equipes:

  • Redução de conflitos;
  • Fortalecimento do fit cultural;
  • Condução de mudanças; 
  • Melhora de indicadores;
  • Retenção de talentos;
  • Gerenciamento de crises;
  • Aumento do engajamento do time;
  • Manutenção do bem-estar coletivo.

Para te ajudar a identificar os pontos fortes e as oportunidades de desenvolvimento da equipe, criamos um teste que identifica os perfis comportamentais predominantes no time. A partir do resultado, você poderá direcionar os treinamentos individuais e coletivos de forma mais assertiva.

Quais são os benefícios da gestão de equipes?

É muito importante para qualquer empresa se manter atualizada em termos tecnológicos, além de estar atenta ao mercado. Na gestão de pessoas isso também é imprescindível, porque engloba o capital humano, que é o recurso mais importante de todo negócio.

O gerenciamento de equipes traz diversos benefícios porque é um recurso fundamental para o alcance de resultados. Com uma gestão de equipes eficiente, torna-se mais fácil fazer com que os colaboradores se alinhem aos objetivos da empresa.

Assim, ao observar a atuação individual, o gestor pode fornecer o suporte ideal para cada um. Esse é um fator-chave. Consequentemente, essa prática faz com que o time todo passe a ter uma melhor performance, já que os funcionários tendem a se sentir parte da empresa, seguindo comprometidos com suas tarefas.

Isso acontece porque a organização deixa de ser apenas um CNPJ e passa a ser vista como um organismo vivo, que possui uma cultura fundamentada no bem-estar das pessoas. Disso, resultam vantagens competitivas como resolução de problemas, criação de bons produtos e serviços, bom atendimento ao cliente e metas de venda alcançadas.

Outro benefício da gestão de equipes é possibilitar uma maior aproximação entre líderes e liderados, relação que influencia diretamente no rendimento profissional. Quando um colaborador se identifica com aquele que o gerencia, cria-se um ambiente de confiança. Ou seja, a pessoa que lidera inspira, não o contrário.

Como fazer a gestão de equipes? 

Não há uma fórmula mágica que explique como fazer a gestão de equipes. Mesmo assim, é possível indicar fatores que podem facilitar - e muito - esse processo por vezes tão temido por gestores e pela área de RH.

Abaixo, elencamos algumas dicas para uma boa experiência com gestão de equipes:

1. Alinhar gestão de equipes e liderança

Todos sabemos que fazer parte de uma equipe significa conviver com diferentes tipos de pessoas. Nesse sentido, o gestor precisa conhecer bem as características de cada liderado para saber como lidar com eles. É essencial observar as competências de cada colaborador para direcionar corretamente as atividades e extrair o melhor deles.

2. Reforçar missão e valores

Para que uma equipe (e uma empresa) não se perca, é fundamental que o propósito da organização seja constantemente reforçado, para que se torne cada vez mais forte e esteja presente no dia a dia das equipes. Nesse cenário, o líder do time deve ser o principal propagador do impacto do trabalho dos colaboradores dentro e fora da organização.

3. Organizar os fluxos de trabalho

Liderar uma equipe sem que se saiba claramente quais são os processos de trabalho dificilmente traz resultados positivos. Dessa forma, a criação de um fluxo de trabalho estruturado organiza as tarefas individuais e coletivas, fazendo com que o grupo atue de forma coesa, com menos erros e menor perda de tempo.

4. Comunicar-se de forma clara

Uma comunicação clara é um fator primordial em um time, porque é por meio dela que o passo a passo das atividades, assim como as ações estratégicas, é transmitido. Dessa forma, facilita para que todos sigam o mesmo percurso de evolução e saibam para onde ir. Logo, deve-se sempre deixar claro quais são as metas individuais e coletivas. 

5. Realizar feedbacks 

Feedback e uma boa gestão de equipes devem andar juntas porque se trata de uma ferramenta que torna a comunicação mais objetiva. Ao realizar feedbacks, o gestor e os integrantes da equipe criam e mantêm uma relação de respeito entre si, com transparência. Vale destacar que é um momento de troca, onde todos falam e ouvem.

6. Gerenciar os conflitos

Quando há diversas pessoas juntas, há também diversas personalidades juntas. Dessa forma, os conflitos de ideias vão ocorrer em algum momento. É o líder quem deve buscar compreender o que aconteceu a partir dos diferentes pontos de vista, resolver as necessidades dos colaboradores e alcançar uma solução adequada.

Para dar sequência nesse plano de gestão, nós criamos o guia “Treinamento por perfil de equipes”. Nele, apontamos quais os tipos de treinamento mais indicados a partir dos perfis comportamentais predominantes no time.

Conclusão

A tarefa de realizar uma boa gestão de equipes exige comprometimento não apenas da área de RH mas, também, dos gestores. É preciso planejamento e pesquisa interna, além de uma comunicação transparente.

Uma liderança que inspire também é fundamental para garantir índices mais altos de produtividade e engajamento. Dessa forma, é possível cada vez mais alinhar os propósitos pessoais dos colaboradores à empresa, gerando melhores resultados para todos.

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