Gestão de Pessoas13 de agosto de 2025

5 problemas de não ter uma cultura do feedback na empresa

O sucesso da sua empresa pode depender das conversas e retornos!

5 problemas de não ter uma cultura do feedback na empresa

Você já percebeu que está cada vez mais difícil manter o time da empresa engajado? Isso acontece porque muitos líderes e profissionais de RH ainda não conhecem o potencial de determinadas estratégias da Gestão de Pessoas, entre elas a cultura do feedback.

Essa é uma das maiores aliadas no desenvolvimento dos colaboradores, além de ser o caminho para criar relações de confiança na organização. Por outro lado, quando não há uma cultura do feedback, as consequências podem ser negativas e impactar diretamente nos resultados, levando problemas para a gestão.

Para ajudar você, os profissionais da Metadados — empresa que desenvolve sistemas de Recursos Humanos — prepararam um artigo com os principais desafios enfrentados por empresas que ainda não adotaram a prática.

Boa leitura!

Cultura de feedback: 5 problemas de não ter uma

A seguir, entenda porque a falta de uma cultura do feedback pode impedir o sucesso da sua equipe e também da sua organização.

1. Você tem mais chances de perder talentos

Vamos iniciar provocando algumas reflexões:

  • Seus colaboradores sabem como são importantes para a empresa?
  • Eles têm consciência de como seu trabalho é visto pela gestão?
  • Eles podem ser honestos e compartilhar suas dificuldades com segurança?
  • Recebem ajuda para identificar os pontos fortes e desenvolver suas fraquezas?

Todas essas questões precisam ser conversadas e revistas com frequência, o que só é possível com uma boa cultura do feedback. Afinal, acompanhar os talentos também é uma forma de eliminar as dúvidas sobre sua atuação na rotina e garantir a sensação de pertencimento.

Por isso, a prática de dar retornos está diretamente ligada com a retenção dos melhores profissionais. Se eles sabem seu valor e recebem estímulos constantes, as chances de aceitar novas oportunidades diminuem e o engajamento aumenta.

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2. A liderança se torna superficial e distante

Um bom líder é aquele que inspira pessoas, realmente sabe como está sua equipe e se mostra disponível para ouvir os pontos que necessitam de melhorias na empresa. Para isso, precisa contar com uma aliada fundamental no sucesso de qualquer organização: a honestidade dos seus talentos.

Quando não há uma cultura do feedback organizacional, com ausência total dos momentos de troca ou apenas com conversas semestrais, se torna impossível conquistar a confiança do colaborador.

Vamos pensar juntos:

  • Você se sentiria confortável para sugerir mudanças a alguém que vê apenas duas vezes por ano? E se esse alguém ainda fosse seu “chefe”?
  • A consequência desse bloqueio é simples: se você perde a oportunidade de conhecer perspectivas honestas sobre o clima organizacional e a rotina de trabalho, sempre terá uma visão deturpada da realidade, sem entender qual o sentimento real dos profissionais na empresa.

Por isso, o melhor caminho é construir elos confiáveis por meio da constância nas conversas. É dessa forma que evitamos problemas bem conhecidos nas organizações, como baixa produtividade e turnover.

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3. Não há desenvolvimento contínuo nas equipes

Para evoluir em nossas atividades, precisamos de orientação. Muitas vezes, o colaborador tem dificuldade de perceber sozinho como está seu desempenho, quais são seus pontos fortes e até mesmo as mudanças necessárias para melhorar sua performance.

É exatamente por esse motivo que devemos contar com o olhar atento e cuidadoso dos líderes ou profissionais de RH.

Quando não há uma cultura do feedback bem estabelecida, os talentos tendem a ficar estagnados ou evoluir em uma velocidade muito mais lenta do que sua capacidade permitiria.

A dica aqui é, em primeiro lugar, realizar conversas frequentes e utilizar esses momentos de troca para conhecer a multidisciplinaridade das pessoas do seu time, mostrando as possibilidades de desenvolvimento.

4. Os talentos se sentem inseguros e desamparados

Você sabia que, para alguns profissionais, a ausência de feedbacks pode significar que seu trabalho não está bom?

É natural que as pessoas busquem a validação de terceiros para confirmar suas ações, então é compreensível que essa necessidade também seja transferida para o ambiente de trabalho.

Nesse caso, se a empresa não possui a cultura do feedback, pode acabar lidando com um número muito mais alto de profissionais frustrados e até mesmo retraídos. Isso acontece porque, com constantes dúvidas sobre seu desempenho, eles evitam ousar e se arriscar na rotina.

Essa é uma grande perda para as empresas, pois podem estar desperdiçando perfis inovadores e criativos apenas por não oferecer a segurança necessária para que eles possam se manifestar.

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5. Clima organizacional e engajamento são comprometidos

Quando não há confiança, se torna mais difícil estabelecer relações saudáveis no trabalho. Por isso, essa é mais uma das consequências que a falta da cultura do feedback traz para a sua empresa.

Se a conversa e o diálogo fazem parte da rotina, os problemas internos são resolvidos antes de tomarem proporções maiores. Isso porque todos se sentem confortáveis para apontar o que não está funcionando e se comprometer com a solução.

Da mesma forma, há mais tranquilidade para alertar o líder sobre determinadas situações e contar com seu companheirismo para agir com cautela, prezando por atitudes construtivas e não punitivas.

Mais uma vez, o que entra em jogo é a sinceridade do colaborador e voltamos a reforçar que ela só será conquistada com a sua escuta ativa.

Lembre-se:

  • Se algo não está sendo bem visto por seu talento, você precisa saber;
  • Se há um problema interno no time, você deve ser informado;
  • Se ele está passando por questões pessoais que influenciam sua produtividade, vale ficar de olho e auxiliar como for possível;
  • Se a sua postura como líder está causando qualquer tipo de desconforto, ele precisa se sentir à vontade para dizer.

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Conclusão

E aí, percebeu quantos problemas sua organização pode enfrentar sem uma cultura do feedback?

Contudo, esse momento pode ter diferentes propostas e abordagens: você não precisa apostar sempre no tom avaliativo. uma boa dica é a conotação de diálogo e empatia, que pode ser ainda mais eficiente para deixar o colaborador tranquilo para compartilhar suas experiências.

E já que estamos aqui, queremos despertar outra pulga atrás da sua orelha: como devemos pensar os feedbacks na Gestão de Pessoas atual?

Afinal, a área de Recursos Humanos está em constante mudança, e pensando nisso nós preparamos um ebook completo sobre o tema, onde você vai conhecer uma nova forma de relacionamento nas empresas: as conversas.

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Conheça quem escreveu o artigo

  • Juli Hoff
    Juli Hoff

    Estudante de Comunicação Social – Jornalismo e apaixonada pela escrita desde sempre. Nessa área profissional, Juli soma seis anos de experiência e se realiza todos os dias com a criação de textos nos mais diversos formatos. Atualmente é produtora de conteúdo na Metadados e escreve sobre as novidades do universo de Recursos Humanos.

  • Salete Caren Zanol
    Salete Caren Zanol

    Formada em Psicologia e com especialização em Gestão Empresarial, Salete tem mais de sete anos de experiência na área. Atualmente é analista de Recursos Humanos na Metadados.

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