Ilustração de duas pessoas montando um quebra-cabeça.

A gestão de talentos pode ser encarada como um compromisso estratégico das organizações e dos profissionais de recursos humanos (RH). É um recurso poderoso diante das mudanças constantes do mercado. Muitas empresas já entenderam que, para manter a competitividade nos negócios e crescer de forma inovadora, é preciso investir na formação de equipes de alta performance. O que só é possível quando se conta com profissionais talentosos e dispostos a vestir a camisa.

Então, se as pessoas são o bem mais precioso das empresas, a lógica é que sejam valorizadas. Isso pode ocorrer por meio de benefícios ou simplesmente pelo fato da organização se importar em ouvir opiniões no ambiente de trabalho. Tudo isso reforça o valor do colaborador.

Um grande diferencial da gestão de talentos é a prática do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Imprevistos acontecem na vida privada e podem, sim, refletir no ambiente de trabalho. Porém, a empresa precisa saber lidar com isso, apoiar e fazer os ajustes necessários. Isso demonstra o quanto a organização valoriza as pessoas, indo além das questões financeiras. São os cuidados simples que fazem a diferença.

Nesse artigo escrito por nós, da Metadados – empresa especializada em sistemas para a área de RH – vamos mostrar como uma boa gestão de talentos humanos pode contribuir para a atração, desenvolvimento e retenção dos melhores profissionais para sua empresa. E, como consequência, impulsionar os resultados da organização.

O que é um talento?

Dentro da área de RH, um "talento" é geralmente definido como um profissional que demonstra habilidades e competências acima da média. São colaboradores alinhados à cultura da empresa e aos seus valores. Além disso, são reconhecidos por desempenharem suas funções com excelência, alcançando a alta performance.

Ou seja, são pessoas que se destacam na conquista de metas ou nas análises de desempenho feitas pelo RH. Dessa forma, são entendidas como um diferencial para a organização e os mais visados para assumir cargos de liderança ou projetos desafiadores.

Os talentos são valiosos e muito requisitados pelo mercado de trabalho. Costumam ser os principais alvos do processo de mapeamento de profissionais qualificados, feitos pelo RH. Uma busca semelhante à de profissionais que ocupam cargos de gestão. 

Como identificar um talento?

Identificar, desenvolver e reter talentos deve ser uma prioridade para empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Esses profissionais são considerados peças-chave para o sucesso da organização. Mas, você sabe reconhecer quando está diante de um?

Além de apresentar resultados acima da média e com um alto potencial de desenvolvimento e crescimento dentro da organização, os talentos também contam com outras características. São elas: 

  • Capacidade de liderança: os talentos geralmente são capazes de liderar equipes e projetos com eficácia, inspirando e motivando seus colegas a alcançarem metas e objetivos
  • Habilidade técnica: os talentos possuem habilidades técnicas excepcionais em sua área de atuação, permitindo que eles desempenhem suas funções de maneira mais eficiente e com menor margem de erro.
  • Flexibilidade e adaptabilidade: os talentos são capazes de se adaptar rapidamente a novas situações e mudanças, e são capazes de lidar com desafios de maneira criativa e inovadora.
  • Paixão e comprometimento: os talentos são apaixonados pelo que fazem e estão comprometidos em alcançar os objetivos da empresa, trabalhando com diligência e dedicação. O talentos precisam ser capazes de assumir a responsabilidade por sua própria motivação e desenvolvimento para alcançarem seus objetivos e serem bem-sucedidos em suas carreiras.

Gestão de pessoas X gestão de talentos 

O papel dos profissionais de Recursos Humanos mudou muito ao longo dos anos. Antes encarada meramente como função administrativa, cada vez mais se consolida como altamente estratégica com a gestão de pessoas. Mas, sem dúvidas, o foco nos talentos assegura ao profissional de RH uma importância cada vez maior dentro das organizações, a partir desse processo evolutivo. Veja:

Gestão de pessoas Gestão de talentos
A gestão de pessoas olha não apenas para a parte administrativa dos colaboradores de uma empresa, mas também se preocupa em treinar e desenvolver suas habilidades para que eles alcancem um bom desempenho em favor da organização. A gestão de talentos vai além de olhar o trabalhador como uma ferramenta produtiva que precisa ser lapidada. Existe uma preocupação genuína com o fator humano, considerando as particularidades de cada profissional e suas potencialidades que podem ser atreladas aos objetivos estratégicos da organização.
Aqui, gestores de diferentes áreas começam a trabalhar junto aos profissionais do RH para desenvolverem estratégias eficientes de recrutamento e desenvolvimento de pessoas. As estratégias de gestão são planejadas a longo prazo e englobam não apenas profissionais de recursos humanos, mas todos os gestores, que precisam trabalhar juntos para garantir a atração, o desenvolvimento e a manutenção de equipes de alto desempenho. Alinhadas com a cultura organizacional e ao se sentirem encaixadas e motivadas, essas equipes tendem a dar o seu melhor para colaborar com o crescimento do negócio.

Estamos vivendo a era do RH Sistêmico, ou seja, de uma prática que visa alinhar a gestão de pessoas aos objetivos estratégicos da empresa. Por essa perspectiva, são consideradas não apenas as questões internas da organização, mas também as influências do ambiente externo. 

Desta forma, essa abordagem permite que as empresas se adaptem às mudanças e desafios do mercado, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para todos os colaboradores.

Como fazer a gestão de talentos?

Agora que você já entendeu o que é a gestão de talentos, confira abaixo algumas ações que são essenciais dentro desse processo.

Mapear talentos: para encontrar o profissional que tenha as competências que a sua empresa precisa, primeiramente, é importante que o RH e os gestores definam o que é esperado para cada função e quais são os canais para encontrar essas pessoas.

As redes sociais, por exemplo, têm sido uma das ferramentas mais rápidas para mapear o talento desejado. Da mesma forma, é fundamental que gestores e líderes reconheçam os talentos já existentes dentro da organização para garantir que seus colaboradores cresçam profissionalmente dentro da empresa.

empresas Teal (auto gerida), que olha não para a função,  mas sim para o que as pessoas tem a oferecer de melhor, criando um banco de competências muito maior do que as que estão descritas para cada função, pois se torna um banco de oportunidades e buscar dentro da organização o que é preciso para solução de um problema complexo, ou até mesmo, para ver quem está melhor preparado para assumir uma determinada atividade, seja gestão ou projeto.

Atrair talentos: para transformar sua organização em um lugar onde os melhores profissionais desejem estar, uma tendência na atração de talentos é o employer branding. Esse conceito se refere a um conjunto de estratégias e ações com o objetivo de criar uma imagem positiva da empresa no mercado.

Recrutar talentos: depois de atrair, é importante realizar um recrutamento que facilite a comunicação entre o RH e possíveis candidatos de uma maneira rápida e interativa. Hoje, é possível otimizar essa etapa utilizando questionários online e testes de perfil comportamental, para filtrar participantes que se adequem ao perfil da vaga.

Selecionar talentos: nessa etapa, continuam no processo seletivo somente os talentos que se enquadram na descrição do cargo, considerando suas hard e soft skills, o perfil comportamental, entre outros fatores.

Nesse momento, geralmente, acontece a fase presencial, com dinâmicas de grupo e entrevistas com líderes e gestores, por exemplo.

Treinar e desenvolver talentos: é importante investir tanto em treinamentos com o novo colaborador, para que ele se sinta mais à vontade com a empresa, quanto com os talentos que já fazem parte da equipe. Uma organização que investe na capacitação e no crescimento dos seus profissionais, estará fazendo uma boa gestão de talentos

Criar plano de carreira: não basta investir na capacitação se a empresa não abrir espaço, também, para que o colaborador aplique seus conhecimentos e cresça na organização. Além disso, quando o talento conhece os planos que a empresa tem para ele, sabendo qual seu plano de carreira a curto e longo prazo, ele se sente mais motivado e engajado a pertencer e vestir a camisa da empresa.

Avaliar o desempenho: esse passo é importante para que a empresa entenda se suas ações e estratégias de gestão de talentos são eficazes.

Manter os cadastros e registros de colaboradores: outra função essencial da gestão de talentos é registrar e manter os dados e informações dos colaboradores atualizados. Vale destacar que essa atividade envolve desde dados pessoais, como nome completo, endereço e documentos, até informações de saúde dos exames periódicos e registros de eventos, como alterações de cargos, salários e afastamentos.

São informações que podem ser utilizadas de forma estratégica pelo RH para elaboração de planos de desenvolvimento ou de ações de engajamento.

Saiba mais

A gestão de talentos é uma das práticas estratégicas mais valorizadas entre as ações do RH. Além dos passos básicos que você conheceu, existem outras ferramentas e métodos que podem contribuir para uma boa gestão. Saiba mais no artigo que reúne 11 formas de reter bons profissionais.

Qual a importância da gestão de talentos para uma empresa?

Empresas que não entendem o que é o talento humano e qual a sua importância, tendem a perder bons colaboradores. Uma gestão de talentos eficiente pode trazer várias vantagens para a organização, reduzindo índices negativos e melhorando desempenhos. Veja alguns exemplos:

Redução do turnover: a rotatividade é caracterizada pelo fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização. Se esse índice se mantém elevado é sinal de que algo está errado e ainda gerando custos. Uma gestão de talentos eficiente viabiliza uma contratação mais assertiva, o que pode diminuir esse número.

Retenção de talentos: a gestão de talentos também contribui para que a empresa seja reconhecida por suas boas práticas e os melhores profissionais desejem fazer parte e permanecer nela. Esse é um fator muito importante para a formação de equipes de alta performance.

Fortalecimento da cultura organizacional: um dos papéis da gestão de talentos é disseminar a cultura da empresa entre os colaboradores, deixando-os mais alinhados com os objetivos da organização. Todos devem conhecer os valores da empresa na ponta da língua, mas somente aqueles que sabem interpretá-los de verdade e ousam leva-los à risca, terão sucesso.

Melhora da motivação dos colaboradores: uma boa gestão também preza pela satisfação geral das equipes, além de trabalhar diariamente as suas motivações, contribuindo para a melhora do desempenho. Quando uma organização se importa não só com seus resultados, mas também com as pessoas, cria-se um clima organizacional sadio.

Considerações sobre gestão de talentos

Vivemos um cenário economicamente instável e com alta taxa de desemprego. Mesmo assim, meio milhão de pessoas pede demissão a cada mês, o dobro do período anterior à pandemia. Os dados fazem parte da pesquisa “Carreira dos sonhos 2022”, realizada pelo Grupo Cia de Talentos, que entrevistou mais de 117 mil pessoas no Brasil.

Diante disso, o que as organizações podem fazer para que as pessoas e, entre elas muitos talentos, escolham permanecer? O ponto inicial é compreender o que se espera do trabalho hoje. Quais os aspectos mais valorizados e importantes para as pessoas. Para isso é necessário e fundamental ouvir quem faz parte do ecossistema corporativo.

A importância de avaliar esses dados está diretamente ligada a gestão de talentos, que ao que tudo indica, caminha a passos lentos no Brasil, já que a tendência conforme a pesquisa, é de que esse êxodo de profissionais continue nos próximos anos.

Diante desse cenário, criamos o minicurso Como fazer avaliação de talentos, para contextualizar conceitos e metodologia acerca dessa prática tão essencial diante da configuração do mercado e da necessidade de retenção dos talentos.

Agora que você sabe como o RH pode trabalhar para o desenvolvimento de talentos na sua empresa, potencialize suas práticas. Para isso, a tecnologia pode ser uma aliada. Contar com um software de RH pode ajudar bastante no gerenciamento de talentos, pois possibilita a automação dos processos relacionados à área. Dessa forma você tem uma oportunidade para descomplicar as rotinas do setor e gerar dados para tomar decisões mais estratégicas e eficientes.

Para seguir ampliando seu conhecimento, leia também nosso artigo sobre Relacionamento interpessoal.