Imagem de uma mulher trabalhando usando máscara de proteção

Um novo mundo. É assim que muitos definem o momento que vivemos. Além de todas as mudanças no âmbito pessoal, a pandemia do coronavírus impactou diretamente a rotina das empresas, principalmente da área de Recursos Humanos (RH), que viu diversos problemas se potencializarem.

Essa enxurrada de mudanças, de forma repentina, impôs à área muitos desafios que precisaram e ainda precisam ser superados, dia após dia. Diante deste cenário, talvez, muitos profissionais de RH não conseguiram identificar quais foram esses problemas, afinal, o objetivo era conseguir entregar seus processos, a distância, cumprindo com todas as Medidas Provisórias que surgiram.

Para que você possa perceber se esses problemas do RH que se potencializam na pandemia também atingiram sua empresa, nós, da Metadados — empresa que desenvolve um completo Sistema de Recursos Humanos — listamos abaixo os 6 problemas que se destacaram por trazem consequências financeiras e negativas a curto e a longo prazo. Acompanhe o post e saiba mais!

Centralização das informações

Um dos maiores problemas enfrentados pelo RH nesta pandemia tem sido a centralização das informações. Apesar de não ser uma novidade para muitos — afinal esse problema já era perceptível há algum tempo na área de diversas empresas —, quando houve a necessidade abrupta do isolamento, ele se potencializou e dificultou muito a vida dos profissionais.

Muitos processos ficaram prejudicados pela centralização, principalmente aqueles controlados em planilhas e de forma manual. Como todos os documentos ficaram na empresa ou em um único computador, a simples conferência, consulta ou troca de informações entre a própria equipe se tornou um obstáculo.

O reflexo deste problema também é visível na gestão de outras áreas, uma vez que será preciso contatar o RH para obter informações de suas equipes, como horas extras, banco de horas, férias a vencer, jornada de trabalho, entre outros.

O colaborador também é impactado, já que não tem acesso a seus próprios dados como espelho de ponto, banco de horas, folha de pagamento, saldos de férias, solicitação de benefícios, entre outros.

Tudo isso sobrecarrega o RH, atrasa a tomada de decisão por parte da gerência e deixa o colaborador desassistido. A melhor opção para solucionar este problema e a automação. Quer saber como começar? Então acesse o Guia Completo: novas práticas para minimizar os impactos da pandemia no RH e comece agora!

Marcação e controle do ponto a distância

Um problema do Departamenteo Pessoal bem comum neste período de pandemia diz respeito à marcação e ao controle do ponto a distância, afinal, presencialmente o Relógio do Ponto Eletrônico (REP) supre a necessidade, mas diante do desafio de gerenciar as jornadas de trabalho dos colaboradores em home office, como se adequar às pressas?

Por isso, mais uma vez, as empresas que não estavam inseridas no universo digital 4.0, sofreram as consequências mais graves. Isto é, não tiveram alternativas senão buscar uma solução tecnológica segura para o registro e controle do ponto.

Sua empresa também sofreu ou está sofrendo com esta adequação de processo? Solucione agora, com o aplicativo desenvolvido para facilitar este processo e a vida do RH.Acesse o Guia Completo: novas práticas para minimizar os impactos da pandemia no RH e entenda mais!

Suporte não efetivo

falta de efetividade e até de retorno ao atendimento do suporte do Sistema de Recursos Humanos foi outro grave problema potencializado nesta pandemia. Isso mesmo: potencializado, afinal, este problema é uma queixa muito comum entre profissionais de RH que não encontram alternativas após contratar um fornecedor sem referências internacionais de atendimento de suporte a software.

Em muitos casos, o RH precisou recorrer ao apoio interno da sua equipe de TI que já sobrecarregada com todo o trabalho de migração dos times para o home office, precisou disponibilizar um profissional da área para dar suporte em questões técnicas já que o fornecedor não cumpriu com seu papel. Evite passar por problemas como esse. 

Dificuldade no acesso remoto

Além de não ter um suporte qualificado ao seu lado, o RH precisou enfrentar ou grave problema: o acesso remoto. Em home office, muitos não conseguiram acessar seus dados no sistema, pois não estavam armazenados em nuvem (SaaS).

 Caso você não saiba, o Software como Serviço (SaaS) é uma opção tecnológica que permite ao usuário se conectar e usar aplicativos em nuvem, pela internet. Isso quer dizer que as informações ficam armazenadas em um local “não-físico” e à disposição a qualquer hora do dia e de qualquer local. Ou seja, em home office, isso não seria problema.

Porém, muitas empresas, quando contratam seu fornecedor de Sistema de RH, não observam esse detalhe tão importante. Por isso, muitos profissionais enfrentaram mais este grande obstáculo em meio à pandemia.

Falta de indicadores em tempo real

Imagine você, profissional de RH, ser chamado às pressas pela gestão ou direção da empresa para informar os indicadores da área pois precisarão tomar algumas medidas exigidas pelo estado de calamidade, mas você não tem esses dados atualizados. Aliás, os dados desatualizados, há dias, estão nas planilhas que ficaram na empresa.

Por mais que esta situação pareça distante, ela realmente aconteceu e se tornou mais um dos problemas do RH em meio à pandemia. Como saber os riscos trabalhistas, as férias que estão vencendo, os bancos de horas e os demais indicadores fundamentais para uma tomada de decisão? E a gestão, ainda depende do RH para ter essas informações? Um problemão!

Infelizmente as empresas que ainda não se atualizaram e não mensuram estes dados de forma automatizada estão correndo contra o tempo e, como você sabe, tempo ainda é dinheiro. Ao menos para seu negócio é!

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Problemas com informações oriundas de terceiros

Por último, mas não menos importante, estão os problemas com as informações oriundas de terceiros, isto é, de fornecedores externos que executam alguns processos para o RH. Neste período, muito se fala sobre a guarda das informações e internalização dos processos, já que houve uma grande dificuldade em ter acesso rapidamente
às informações desses terceiros.

Se este problema afetou sua empresa, que tal pensar em como resolvê-lo enquanto há tempo ou você vai querer esperar uma nova pandemia para evitá-lo? Pense nisso e acesse nosso Guia Completo: Novas práticas para minimizar os impactos da pandemia no RH para saber mais!

Guia completo: novas práticas para minimizar os impactos causados pela pandemia no RH