Em um escritório com pessoas ao fundo está uma mulher de cabelos castanhos com os braços cruzados.

Receitas e despesas, estratégias de marketing, retenção de clientes...  Todos são pontos fundamentais dentro de uma empresa, mas antes de tudo, o que possibilita que o negócio siga andando são as pessoas. Concorda?

Pessoas essas que possuem características únicas, experiências de vida, conhecimentos específicos, sonhos a alcançar… Em outras palavras, são indivíduos que devem ser olhados a partir das suas várias facetas - já que cada pessoa atua profissionalmente conforme a sua história como um todo, não apenas com seu lado técnico.

Pensando nisso, preparamos este artigo em que trazemos diversas informações, como: qual é o significado de capital humano, sua importância para uma organização e dicas de como colocá-lo em prática. Leia para conferir!

O que é capital humano?

Capital humano pode ser definido como um conjunto de conhecimentos, habilidades sociais, hábitos e características de personalidade que, juntos, influenciam diretamente na capacidade de uma pessoa realizar suas funções no trabalho, com o objetivo de produzir um valor econômico.

A teoria do capital humano foi criada por Theodore Schultz, economista norte-americano, na década de 1950. Na época, Schultz tinha a intenção de explicar a origem do aumento da produtividade de empresas que ocorria ao mesmo tempo que eram feitos investimentos em educação profissional.

A partir daí, foi estabelecida uma relação entre a educação e uma maior performance profissional, o que levou à conclusão que o capital humano de uma organização cresce à medida que os colaboradores ganham conhecimento e evoluem.

Qual é a importância do capital humano nas empresas? 

A importância do capital humano nas empresas é enorme, isso porque a força de trabalho é verdadeiramente um dos principais meios de geração de receita. É um dos “combustíveis” para que a empresa entregue sempre o seu melhor, superando a expectativa dos clientes. Ou seja, o capital humano influencia diretamente os resultados da empresa.

Assim, o capital humano diz respeito a enxergar as pessoas como parte primordial dos retornos financeiros. Para que sigam motivadas a trabalharem a partir do seu máximo potencial, é preciso reconhecer e entender o seu valor.

Dessa forma, a gestão do capital humano, tarefa que cabe em grande parte ao departamento de Recursos Humanos, é essencial para o aumento de performance, melhores resultados e um futuro sólido para o negócio, metas que podem ser mais facilmente alcançadas quando se investe na satisfação dos colaboradores e na união dos times.

Vale destacar também que, mesmo com os avanços tecnológicos, as máquinas não são substitutas das pessoas, principalmente em áreas estratégicas. Por isso, a seguir, trazemos alguns benefícios de reconhecer a importância do capital humano:

Desenvolvimento profissional

Ao investir em desenvolvimento profissional, a empresa, em primeiro lugar, transforma o colaborador a nível pessoal e profissional. Além disso, facilita a inserção do mesmo na cultura organizacional, tornando-o mais aberto a “vestir a camisa” e passar a enxergar o crescimento da empresa como o seu também.

Retenção de talentos

Quando se reconhece o valor do capital humano, os colaboradores se sentem de fato valorizados pela organização, estreitando os laços com ela. Assim, a tendência é que os talentos não troquem tão fácil a empresa por outra. Também sabemos que reduzir a taxa de rotatividade é um ganho para todos.

Ambiente de trabalho

Melhorar o ambiente de trabalho é outra vantagem de realizar uma boa gestão do capital humano, porque é uma forma de estimular a colaboração, promover o diálogo e, consequentemente, reduzir o nível de estresse geral. Dessa forma, a rotina pode fluir de maneira mais leve e natural, o que contribui para um melhor desempenho de todos, seja de forma individual ou como equipe.

Competências e habilidades

Valorizar o capital humano faz com que sejam oferecidos os conhecimentos corretos para cada colaborador, fortalecendo o conhecimento que já possuem e ampliando suas competências e habilidades de acordo com cada cargo, bem como indo ao encontro das necessidades da empresa.

Produtividade

Toda vez que se qualificam, os colaboradores podem desempenhar suas funções com ainda mais excelência, tornando mais simples tarefas antes consideradas complexas, o que resulta em alta produtividade. O fato de o funcionário ver que a empresa escolhe investir nele também serve como motivador para entregas cada vez melhores e uma maior perseverança para trilhar planos de carreira.

Qual a relação do capital humano com a liderança?

A liderança tem um papel fundamental na gestão do capital humano, já que são eles que têm a maior responsabilidade de valorizar, seja de forma coletiva ou individual, os colaboradores que fazem parte da empresa. Além disso, em grande parte das vezes, são responsáveis pelas tomadas de decisão.

Ao desenvolver uma parceria saudável com seus colaboradores, criando um vínculo forte entre o capital humano e a liderança, podemos perceber: melhorias no ambiente de trabalho, facilidade na comunicação, aumento nos lucros e, consequentemente, maior satisfação dos clientes.

Como desenvolver o capital humano nas empresas?

Como você percebeu, investir em capital humano é muito importante para o sucesso de um negócio. Mas, como desenvolvê-lo na sua empresa? Para ajudar, seguem algumas dicas de como fazer isso dentro da sua organização. Confira:

Capacitação

Quando falamos de programas de capacitação, é preciso reforçar que não se trata apenas de um investimento no desenvolvimento dos colaboradores, mas da própria empresa. Afinal, são as pessoas que fazem “a mágica acontecer”. Por isso, sempre que possível, ofereça cursos e especializações que se encaixam no perfil dos colaboradores.

Carreira

Grande parte de quem começa em uma nova empresa deseja crescer conforme sua função e ambição profissionais. Isso quer dizer que há, por parte deles, disposição em investir tempo e energia para se consolidar na organização. Por isso, oferecer um plano de carreira atraente, inclusive financeiramente, colabora para que o funcionário se sinta valorizado e atue a partir disso.

Clima organizacional

Para medir o clima organizacional como estratégia da gestão de capital humano, algumas sugestões são realizar pesquisas de campo e avaliações de desempenho periódicas, principalmente para que, no caso de desavenças e desarmonias, seja possível resolver de forma rápida e sábia. Importante dizer, também, que um bom líder favorece para que os colaboradores se sintam inspirados por ele e o vejam como um exemplo.

Para continuar ampliando os seus conhecimentos e se mantendo atualizado, separamos mais um artigo, esse sobre o processo de desligamento: como lidar com esse processo delicado. Você também pode se inscrever na news do RH e receber semanalmente diversos materiais gratuitos sobre o RH como ebooks, vídeos, infográficos e muito mais!