Ilustração de boneco mostrando um crachá.

Contar com os melhores profissionais de cada área é um desafio constante na rotina das melhores e maiores organizações. A retenção de talentos que compõem as equipes é o combustível para o desenvolvimento e crescimento das companhias. Afinal, sem pessoas comprometidas não há empresas promissoras, concorda?

Neste artigo, nós da Metadados – especializada em sistemas para a gestão de Recursos Humanos – vamos abordar diversos tópicos em torno deste tema tão fundamental para as organizações e que está entre as responsabilidades dos líderes e gestores de RH.

 

O que é retenção de talentos?

O conceito de retenção de talentos em empresas e organizações significa um conjunto de estratégias corporativas voltadas para a gestão de pessoas. Mais especificamente, no incentivo para atração, desenvolvimento e permanência dos profissionais de maior destaque em suas equipes.

Dentre as principais ações que devem ser implementadas nesse sentido, estão a oferta de ambientes de trabalho saudáveis, a disposição de benefícios interessantes aos trabalhadores, somados a um plano de carreira atrativo, entre outras ações que pesam na decisão dos profissionais em permanecer na empresa ou não.

O poder de competitividade de um negócio em relação às companhias concorrentes também é um fator que pesa no interesse dos colaboradores em seguir carreira em uma determinada organização.

Além disso, novos fatores vão surgindo conforme as pessoas e os mercados vão se transformando. Atualmente, a relação de identificação com os propósitos da pessoa com a empresa também conta muito neste sentido. Por isso é cada vez mais comum que os profissionais pesquisem sobre a marca empregadora, para entender os valores das empresas e o que as pessoas falam sobre ela.

Sendo assim, as lideranças e os gestores de RH precisam estar atentos às estratégias para manter seus profissionais de destaque, executando um conjunto de ações como salário emocional, atenção ao bem-estar, um plano de carreira duradouro, entre outros - tornado a relação mais gratificante e construtiva para ambos.

Atração e Retenção de talentos

Com os mercados cada vez mais competitivos e com a falta de profissionais qualificados em alguns setores, o conceito de atração e retenção de talentos passou a ser uma demanda cada vez mais urgente.

Enquanto a atração de talentos é uma ferramenta que está dentro das práticas de recrutamento e seleção, a retenção de talentos está conectada com as estratégias de retenção de pessoas.

Sendo assim, podemos considerar que atrair talentos e reter talentos são práticas que, de certa forma, se complementam dentro do meio empresarial e, principalmente, na área de Recursos Humanos.

Enquanto a atração trabalha para que as pessoas percebam que a empresa é um local seguro e promissor, a retenção reforça isso de forma prática, para que os melhores colaboradores não queiram se desligar.

Portanto, é extremamente recomendado que lideranças e profissionais de RH trabalhem em conjunto. Uma vez que uma empresa é atraente, sob o ponto de vista profissional, tende a ser, também, uma empresa onde a permanência de talentos é maior.

Retenção de talentos na cultura organizacional

Empresas que não contam com uma cultura organizacional sólida e ativa têm maior dificuldade em atrair e reter talentos. Isso é um fato bastante recorrente.

Sabemos que, por meio da cultura organizacional, diversos fatores estarão em evidência dentro da rotina da empresa, como a valorização dos propósitos, a clareza nas metas e o incentivo às melhores performances.

Também podemos destacar que empresas que investem na sua cultura organizacional tendem a realizar contratações mais assertivas, onde o índice de arrependimentos, e consequentes turnovers,  é muito mais baixo - uma vez que a cultura da empresa se apresenta de forma mais explícita - atraindo e retendo pessoas alinhadas com esses valores.

Exemplos de estratégias para retenção de talentos

A seguir, listamos algumas estratégias que podem auxiliar os líderes a tornar o ambiente de trabalho mais atrativo para seus colaboradores:

Plano de carreira é a peça chave:

Fortaleça a ideia de plano de carreira em todos os setores e posições. Lembre-se que um jovem aprendiz bem trabalhado e incentivado poderá se tornar uma grande liderança um dia.

Desenvolvimento profissional:

Invista em cursos e treinamentos diversos. Potencializar o conhecimento dos seus funcionários nas mais diversas áreas nunca é demais.

Esteja sempre atento ao clima:

Ambientes de trabalho agradáveis são essenciais para o bem-estar e desejo de permanência das pessoas. Torne isso viável. As pessoas precisam se sentir bem ao chegar no trabalho.

Dê feedbacks e feedforwards:

Mantenha uma cultura de diálogo constante. Isso evita ruídos e resolve a maior parte dos conflitos.

Crie laços com suas equipes:

O interesse precisa ser uma via de mão dupla. Portanto, conheça as ambições pessoais e profissionais dos seus colaboradores.

Faça planos conjuntos:

Valorize as possibilidades de crescimento da pessoa e tente alinhar com as ambições da companhia.

Fique ligado no mercado:

Pesquise referências e busque acompanhar a concorrência. Antes que a concorrência capture seus talentos.

Tenha jogo de cintura:

A flexibilidade está entre as maiores vantagens de uma posição de trabalho, principalmente entre os profissionais das gerações mais recentes.

Fique bem na foto:

Estabeleça estratégias que valorizem a imagem da sua organização em relação ao mercado. Todo mundo deseja fazer parte de empresas conceituadas e bem faladas.

O papel das lideranças

As lideranças de cada área precisam sempre destacar a importância da retenção de talentos em suas organizações. Desta forma, os resultados e as estratégias de crescimento a longo prazo serão ainda mais palpáveis e viáveis.

Sabemos que trabalhar com uma equipe desfalcada ou carente em alguma função, pode resultar em atrasos e prejuízos, além de impactar outros setores que, muitas vezes, dependem uns dos outros.

Ou seja, não ter condições de reter talentos e perdê-los com certa frequência, principalmente em momentos cruciais, pode gerar um efeito dominó difícil de reverter em alguns casos.

Portanto, acredite nas estratégias de atração e retenção de talentos. Sem dúvida sua empresa e a carreira de seus colaboradores será fortalecida, criando uma relação mais duradoura e contínua, capaz de plantar ações consistentes e colher resultados expressivos!

Uma ação importante, como vimos, é a estruturação de um bom plano de carreira. Se você quer saber mais, temos um artigo que ensina o passo a passo do plano de carreira.