Imagem de um homem mostrando informações em uma lousa para uma mulher

Uma gestão de pessoas assertiva e eficiente é um dos maiores desafios de qualquer organização, pois envolve variáveis subjetivas, como a motivação, as emoções e a personalidade de cada colaborador, que podem ser totalmente diferentes dentro de um mesmo ambiente de trabalho.

Precisamos ter em mente que o capital humano é um dos principais bens de uma empresa e, caso o colaborador não seja valorizado, respeitado e não tenha acesso às melhores condições de trabalho, estes fatores podem ser responsáveis pela queda na produtividade, alto índice de erros e, consequentemente, prejuízo para a empresa.

Em outras palavras, são as pessoas que garantem o sucesso de uma empresa, já que são elas que transformam horas trabalhadas em valor, entregando produtos e serviços, solucionando problemas, aceitando desafios e oferecendo experiência e conhecimento nos mais diversos campos.

Sendo assim, o caráter indispensável da satisfação dos colaboradores é capaz de justificar o investimento contínuo na gestão dos recursos humanos. Trata-se de uma área vital para qualquer empresa e demanda um perfil específico e muito bem preparado de profissional na liderança. Para gerir pessoas, é preciso capacidade de se relacionar bem nos mais diversos níveis hierárquicos e inteligência emocional para lidar com situações complexas, urgentes, e que impactam diretamente o trabalho dos colaboradores. O gestor de pessoal é uma peça estratégica essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa.

Fica fácil perceber, então, como o investimento em gestão de pessoas vai além da satisfação individual e se relaciona muito mais  com a visão, as metas e os resultados do trabalho, tendo influência direta na produtividade e nos resultados finais. É exatamente por isso que esse investimento não pode ser desconsiderado ou minimizado – os impactos são imediatos.

Para entender as principais razões para se investir na gestão de pessoas, nós, da Metadados- empresa que desenvolve sistema para a gestão de RH - vamos discutir algumas das principais vantagens que um departamento bem estruturado e eficiente pode trazer para a sua organização.

Processo de contratação mais eficaz

Uma equipe especializada e preparada para a gestão de pessoas tem todos os recursos para otimizar os processos de contratação, encontrando talentos cujo perfil tem tudo a ver com o cargo e com a cultura da empresa. Um investimento nesse processo garante que todas as etapas de contratação, desde a divulgação de vagas até a entrevista final, sejam realizadas de forma eficiente e bem direcionada. Isso significa que a equipe responsável será capaz de encontrar e utilizar as melhores ferramentas para recrutar colaboradores, o que se traduz em um ganho imensurável para a empresa.

A importância de um time capacitado e talentoso é inquestionável e o primeiro passo para alcançar isso é garantir que os responsáveis pelas contratações tenham as melhores condições de trabalho e know-how.

Treinamento da força de trabalho

Um dos principais diferenciais de uma boa equipe de gestão de pessoas é a sua capacidade única de perceber os pontos críticos da equipe, quais são as suas fragilidades e o que precisa ser otimizado para trazer melhores resultados para a empresa. Os gestores de pessoal possuem conhecimento e técnicas avançadas para avaliar o desempenho, seja da equipe ou de determinado colaborador, e sabem exatamente como transformar essas análises em estratégias de desenvolvimento.

Garantir que alguém se responsabilize pelo treinamento adequado da força de trabalho é uma decisão que espelha a maturidade e o potencial de um gestor, já que faz com que o treinamento seja elaborado de acordo com as características individuais de cada colaborador e adaptado para as necessidades de um cargo específico. Deixar de lado o treinamento dos colaboradores e das equipes, é um dos principais erros da Gestão de Pessoas.

Motivação e produtividade

A relação entre motivação e produtividade é direta e tem muito poder para influenciar os resultados de uma organização. Pesquisas como a State of the Global Workplace, realizada pela empresa americana, Gallup, mostram que colaboradores motivados são muito mais produtivos e, consequentemente, valiosos para qualquer empresa. Ao analisar 25 milhões de empregados, em 195 países e 70 idiomas, verificou-se que com equipes motivadas há uma redução de 37% no absenteísmo, 65% no turnover e 41% nos defeitos de qualidade, em contrapartida de aumentos de 10% na conquista de clientes, 21% na produtividade e 22% na rentabilidade das empresas.

Por isso, investir em um departamento que seja responsável pela gestão das pessoas, acompanhando o seu rendimento e seus índices de motivação, é tão importante. Profissionais de recursos humanos especializados e treinados em gestão podem identificar as questões que precisam ser otimizadas no ambiente de trabalho para, a partir de então, implementar ações transformadoras e inspiradoras.

Quando um colaborador sente que suas questões e opiniões são valorizadas e levadas em conta dentro de uma estrutura organizacional, a sua relação com a empresa e o trabalho tende a melhorar bastante, se aproximando do ponto ótimo de rendimento desejável.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é um patrimônio imaterial de toda instituição – ela que reúne os valores,  hábitos, crenças e comportamentos de uma empresa e de todos que compõem a equipe. Uma cultura coerente, forte e consolidada pode fazer com que a percepção do colaborador sobre a empresa seja muito positiva e ele se sinta, de fato, parte importante daquele processo. Fica claro que o relacionamento das pessoas com a organização que as emprega tem tudo a ver com a forma como a cultura é construída, disseminada e percebida. Por isso, é essencial construir um ambiente que seja inspirador e que pregue o otimismo, a valorização do trabalho, o respeito e o reconhecimento.

E, claro, quem melhor para executar essa função do que um gestor especializado nos recursos humanos? Pessoas que entendem e que lidam com pessoas podem entender as expectativas  e os principais incentivos para transformar qualquer organização num excelente espaço para se trabalhar. Acredite: você vai querer que sua empresa seja assim – isso fortalece a marca, atrai talentos e garante que os seus melhores colaboradores planejem contribuir com a empresa por muito tempo.

Num mercado competitivo e dinâmico como o atual, é preciso encontrar estratégias e ferramentas para se diferenciar e posicionar a sua marca como um player relevante e influente no mercado. É claro que entregar serviços e produtos de qualidade, com preço competitivo e atendimento impecável é o caminho para o sucesso, mas precisamos nos lembrar que isso só acontece quando a equipe responsável por todas essas etapas é qualificada, talentosa e trabalha com satisfação.

Muito se discute sobre a importância da gestão de pessoas, e até o papel da tecnologia no desenvolvimento dos colaboradores, nos dias de hoje e ela já pode ser considerada um dos pilares da boa administração: um time preparado e assistido com qualidade por uma boa equipe de recursos humanos é um diferencial valioso no mercado. Cuide da sua equipe e se surpreenda com o desenvolvimento da sua empresa e as melhorias nos seus resultados.