Você sabe criar treinamentos eficazes para sua equipe?
Assim como o desenvolvimento da equipe, os treinamentos são estratégias de mercado importantes para promover melhorias nas empresas. Saiba mais!

Treinamentos eficazes nas empresas são fundamentais para aprimorar a qualidade do trabalho e auxiliar os colaboradores a crescerem cada vez mais.
Assim como o desenvolvimento da equipe, os treinamentos são estratégias de mercado importantes para promover melhorias nas empresas e podem ser realizados de muitas maneiras.
Saber criar treinamentos eficazes é muito importante e envolve várias etapas, desde o diagnóstico de problemas até a avaliação final e a análise dos resultados.
Além disso, há alguns processos que o profissional de RH pode realizar antes mesmo da criação desse plano para alinhá-lo às expectativas estratégicas da empresa.
Ficou interessado em saber mais sobre como criar treinamentos que vão otimizar a qualidade do trabalho da sua equipe? Confira mais nesse conteúdo produzido pela Metadados, empresa que desenvolve sistemas 360 para RH.
Como criar treinamentos eficazes?
O processo de treinamento inclui várias etapas importantes, que devem ser realizadas progressivamente para o alcance dos resultados desejados.
Planejando bem, o processo tem mais chances de ser bem-sucedido e trazer um bom retorno.
O processo mais tradicional de treinamento e desenvolvimento, consolidado pela ISO 10.015, que desenha as etapas de Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), Planejamento, Execução e Avaliação.
Porém, existem algumas ferramentas de design que estão em ascensão e oferecem novos métodos para criar soluções educacionais, conforme veremos ao longo deste texto.
Principais modelos de treinamento
Existem muitas formas de aplicar um programa de treinamento na sua empresa. Um modelo muito conhecido, por exemplo, é o modelo de avaliação de Donald Kirkpatrick, que separa para o processo nas seguintes etapas:
- Avaliação de Reação;
- Avaliação de Aprendizagem;
- Avaliação de Comportamento;
- Avaliação de Resultados.
Independentemente do método utilizado, o profissional responsável pelo treinamento precisa fazer com que a ação agregue um valor real para o indivíduo e para a organização.
Quer saber mais sobre esses métodos e como aplicá-los? Leia agora nosso artigo sobre Treinamento e Desenvolvimento nas empresas.
Dicas para aplicar um treinamento eficaz nas empresas
Para que o treinamento se torne de fato uma atividade que traga bons resultados, é possível seguir algumas recomendações. A seguir, listamos 5 dicas que poderão ajudar!
Pergunte-se se essa é a solução correta
Nem sempre treinar e desenvolver é a melhor forma de atingir um resultado.
Por isso, é fundamental que o profissional faça uma análise completa dos conhecimentos e habilidades para determinar os objetivos e os resultados esperados pelas equipes.
Verifique se o que você está procurando para os colaboradores ou se os problemas que deseja resolver são problemas que podem ser solucionados por meio de treinamento, ou se existem outras soluções mais adequadas.
Esclareça os motivos e objetivos do treinamento
Mais do que ser induzido a um treinamento e desenvolvimento, o colaborador precisa entender o motivo pelo qual estará realizando estas atividades. Por isso, explique aos colaboradores por que as novas habilidades e o aprimoramento são importantes.
Além disso, certifique-se de que o colaborador entenda o vínculo entre o treinamento e seu dia a dia.
Ao entender o objetivo do treinamento, o colaborador tem uma maior consciência da sua contribuição para o negócio da organização.

Faça treinamentos específicos
Entender quais as habilidades cada um dos colaboradores precisará aprender é fundamental. De nada adiantará treinar diversos conhecimentos se, na prática, ele executará apenas alguns deles.
Por isso, personalize os treinos individualmente, de acordo com o que a empresa quer que o colaborador aprenda efetivamente. E, sempre que possível, conecte o treinamento do colaborador ao trabalho e às suas atividades.
Reforce o papel do líder no processo
A participação dos líderes, coordenadores e gerentes é extremamente necessária em qualquer processo de treinamento e desenvolvimento.
O ideal é que, além de entenderem sobre seus papéis no processo, as lideranças conversem com os colaboradores sobre as preocupações e anseios com o seu desenvolvimento.
Após escolher qual método de aprendizagem é mais apropriada e será utilizada para atingir os objetivos citados acima, é hora de dar o próximo passo: o planejamento.
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Quais são os melhores métodos de aprendizagem?
Há vários métodos de aprendizagem, e conhecê-los pode ajudar você a encontrar as melhores estratégias para aplicar na sua corporação. Conheça!
1. Benchmarking
O benchmarking é a observação das melhores medidas de outra empresa do mercado, bem como a inserção desse tipo de estratégia na própria corporação.
Você pode comparar produtos, tipos de serviços, estratégias de funcionamento e metodologias de gestão de pessoas, por exemplo.
Essa prática envolve a aprendizagem de novas táticas por toda a equipe. Contudo, o benchmarking deve ser realizado com cuidado, para que a organização não perca sua originalidade.
2. Coaching
É uma forma de desenvolvimento que busca liberar o potencial de crescimento dos profissionais e levar ao alcance de resultados de forma rápida e satisfatória.
É baseado em vários conhecimentos científicos, como psicologia, administração, sociologia e neurociências.
Na prática, o coaching facilita a definição de metas e a mobilização para alcançá-las, e é importante que seja conduzido por um profissional capacitado nesta metodologia.
3. Mentoria
Mentoria é um processo de compartilhamento de experiências, em que os profissionais mais experientes da empresa passam a orientar os novatos.
Os mentores e os jovens colaboradores se reúnem periodicamente e discutem estratégias, regras do trabalho, formas de lidar com desafios e a exigência de desempenho sobre o principiante.
Assim, o mentor, além de oferecer orientação, busca transmitir seus conhecimentos e experiências ao mentorado. Este faz uso desse compartilhamento para desenvolver suas habilidades e otimizar sua performance.
4. Cursos
Possui uma dinâmica parecida com a da aula expositiva, com um profissional capacitado que transmite o conteúdo enquanto a equipe assiste.
Nesse modelo de aprendizagem, o ideal é oferecer materiais didáticos, como textos, apostilas e exercícios, além de esclarecer as dúvidas que surgirem.
5. Grupos de estudo
São grupos destinados aos colaboradores para discutir questões complexas relacionadas ao negócio, frequentemente apoiados por referências teóricas e estudos de caso.
Esse é um investimento de tempo altamente vantajoso, pois pesquisas mostram que aprender em grupo é mais eficaz.
Isso porque encontros regulares para debater e aprofundar temas em comum elevam o nível de conhecimento, promovem um ambiente colaborativo e fortalecem a capacitação dos profissionais para enfrentar os desafios abordados.
Conclusão
Como vimos, os treinamentos são capacitações temporárias focadas em promover aprendizados de curto prazo para aprimorar o desempenho dos profissionais.
Para garantir resultados efetivos, os treinamentos devem estar alinhados às metas organizacionais e podem ser aplicados por meio de diferentes formatos.
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