Imagem de um homem trabalhando em seu notebook

Quando profissionais de Recursos Humanos se colocam a pensar o papel de suas atividades num futuro próximo, conseguem perceber a necessidade de implementar inovação em suas rotinas. Esse departamento pode fazer mais e melhor sem aumentar significativamente o uso de fundos, graças a ferramentas que colocam a tecnologia na gestão de pessoas.

Contratar com eficiência, administrar os dados do seu pessoal em um ambiente seguro e aumentar a transparência de sua empresa são apenas alguns dos benefícios decorrentes do uso de software de gestão em seu RH.

Acompanhe o post de hoje produzido pela Metadados — empresa que desenvolve e fornece sistema para a gestão de RH — e veja como novidades podem tornar seu departamento mais dinâmico e qualificar a obtenção de resultados em sua empresa. Simplifique a rotina de seus colaboradores com automação e forme equipes de alta performance.

Novas tecnologias na gestão de pessoas

O departamento de Recursos Humanos não costuma ser o primeiro lugar para onde olhamos quando é mencionada a palavra inovação. Entretanto, novas tecnologias cada vez mais alteram essa percepção, tornando o processo de contratação mais eficaz, auxiliando no treinamento de sua força de trabalho e simplificando tarefas de rotina com auxílio da automatização.

Conduzir uma gestão moderna, integrar equipes e construir bases sólidas para a obtenção de resultados com o investimento em tecnologia de gestão fica mais simples. Mesmo assim, o planejamento continua sendo um passo fundamental nessa jornada. Não adianta investir em tecnologia de gestão se ela não se alinhar a sua estratégia.

Quando seus esforços fogem ao escopo do negócio ou tiram o foco de sua atividade fim, a tecnologia acaba não cumprindo o seu papel. Inovação deve ser sinônimo de facilidade e precisa deixar evidente aos membros de sua cultura organizacional que a implementação vem apenas para somar.

Mudanças na forma de trabalhar com auxílio de software potente

O principal impacto das novas tecnologias na gestão de pessoas está na forma como seu RH pode passar a atuar depois da implementação de software de gestão. Tarefas de rotina podem ser realizadas pelo próprio software, de forma automatizada, liberando os profissionais de seu RH para desafios maiores. Com isso, você também ganha em agilidade e confiabilidade.

Tenha menos tarefas repetitivas e não se esqueça de reforçar junto a seus colaboradores a ideia de que a tecnologia está ali para facilitar suas vidas.

Descentralização de informações

Conceder acesso à informação é algo complicado em sua estrutura atual? Invista em tecnologia e informatize! Oferecer um canal corporativo por meio do qual seus colaboradores possam editar informações pessoais, consultar a própria folha de pagamento e imprimir comprovação relevante para seus arquivos pessoais é uma das grandes vantagens da informatização.

Ofereça acesso detalhado a líderes e gestores para que eles possam entender melhor os recursos disponíveis e também realizar processos de forma mais ágil. Invista em treinamento para que estes membros de sua equipe possam tomar decisões cada vez melhores e mais ágeis com as ferramentas de que dispõe.

Imagine organizar de vez as avaliações de desempenho de seus muitos profissionais, com segurança e acessibilidade? Dê a seus colaboradores ferramentas para investir no próprio talento explorando estratégias para personalizar seu software de gestão.

Aumento da eficiência com sistemas informatizados

Grande aliado das empresas, sistemas automatizados tornam a condução de processos fundamentais ao seu departamento de RH mais eficiente, sem significar um aumento de custos. Pelo contrário: essas ferramentas contribuem para redução de gastos, possibilitando a obtenção de resultados de qualidade com muito menos esforço.

Além de significar menos horas de trabalho para seus colaboradores, na seleção manual de currículos ao longo de um processo seletivo, por exemplo, a automatização deixa essa responsabilidade por conta do software. Outros tantos processos são facilitados com um sistema informatizado, como o controle de necessidades de treinamento e capacitações realizadas, gerenciamento de avaliações de desempenho, controle e gestão de EPI’s, entre outros. É possível notar menor incidência de erros logo no início da implementação de soluções como essas.

Qualificação do seu processo seletivo com software de gestão

Cruzar dados com eficiência é um dos principais benefícios que um software de gestão traz para seu processo de contratação. A própria ferramenta leva em consideração os requisitos definidos como fundamentais a uma determinada posição e filtra os currículos que atendem à expectativa da vaga dentro de seu banco de talentos. Outro grande benefício é o fato do cadastro dos currículos estar em único local e formato, garantindo maior controle e acesso dos próprios candidatos.

Formar equipes fica mais simples e contratar é um procedimento ágil depois de implementar tecnologia na gestão de pessoas. Da mesma forma, o histórico de toda seleção fica disponível para facilitar o trabalho com futuras oportunidades.

Acessibilidade e transparência

O departamento de RH deve ser acessível aos profissionais da empresa e disponibilizar com transparência as informações de seu interesse. Com um software de gestão, organizar e tornar acessíveis os dados de seus colaboradores fica muito mais fácil.

Organização das suas contratações atuais

Existem várias formas de vincular um profissional ao seu quadro e organizar os diferentes tipos de contratos praticados por sua empresa de forma de mais eficiente. Um software de gestão te ajuda a obter essas informações sobre um contratado em alguns segundos, tornando a revisão de seus benefícios ou a mudança de termos em seu contrato um processo bem mais ágil.

Comunicação institucional melhorada

Comunicação institucional é parte fundamental do trabalho de seu departamento de Recursos Humanos, que ganha muito ao dar feedback para candidatos que já passaram por seu processo seletivo, por exemplo. Automatizar a execução desse tipo de procedimento permite melhorar a forma como sua empresa se relaciona com a comunidade sem exigir grandes esforços de sua equipe.

Com um software de gestão, dar retorno sobre um processo seletivo é algo que pode ser feito em alguns minutos.

Atuação dos Recursos Humanos nas redes sociais

A área de Recursos Humanos assume cada vez mais atribuições importantes dentro das corporações. Para se adaptar, é preciso estar atento ao impacto que a tecnologia terá no seu futuro. Auxiliar sua empresa a ser bem percebida nas redes sociais é um dos papéis da área, que deve trabalhar sempre com objetivo de manter sua empresa atrativa para potenciais novas contratações.

Usando as redes sociais, é possível qualificar a percepção do seu negócio e manter as portas abertas para novos talentos.

Integração com outros softwares

O investimento em ferramentas de Business Intelligence, software para ERP, APIs e plataformas capazes de administrar sua folha de pagamento e oferecer uma visualização compreensiva da infraestrutura atual, precisa ser feito com foco em integração.

As ferramentas devem ser escolhidas tendo em mente a necessidade de trabalhar juntas, para oferecer informação mais precisa e realmente fazer a diferença na tomada de decisões.

Banner Newsletter.