Avaliação de Desempenho: organização e colaboradores crescem!
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Avaliação de Desempenho: organização e colaboradores crescem!

Acompanhar de perto o trabalho do colaborador, observar seu comportamento, ouvir o que ele tem a dizer, valorizar suas iniciativas… Estes são alguns dos muitos pontos analisados no processo de Avaliação de Desempenho.

Mas afinal, o que significa Avaliação de Desempenho nas organizações?

A avaliação de desempenho mede a atuação das pessoas frente às atribuições que possuem, verificando o nível de alinhamento de sua performance com os resultados esperados pela empresa. Trata-se de um processo sistemático, periódico e documentado que mensura os pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos.

Mas todo esse processo precisa ser adequadamente estruturado, com regras e critérios claros, servindo como instrumento complementar para o processo de gestão das pessoas, uma vez que implica diretamente, entre outras coisas, nos processos de desenvolvimento. Para isso, é essencial que ele esteja integrado às diretrizes estratégicas da organização, aos seus valores e aos seus objetivos.

A metodologia e os critérios da avaliação de desempenho podem variar conforme a organização. O importante é que as regras sejam claras para todos. Neste processo, o gestor precisa estar atento, buscando evidenciar os pontos fortes, identificar os pontos de melhoria e as necessidades de treinamento, entre outros fatores. Assim, pode equilibrar as metas estabelecidas pela empresa com as expectativas do próprio colaborador, a fim de manter o sistema funcionando em harmonia. O acompanhamento contínuo do líder com a sua equipe e o envolvimento dos colaboradores no processo como um todo são fatores essenciais para o alcance dos objetivos propostos pela avaliação.

A avaliação de desempenho não deve ser um processo periódico de ajuste de contas. É por isso que, em paralelo com a avaliação de desempenho (processo formal e documentado), há outra prática muito importante que, às vezes, é confundida com a avaliação de desempenho: o feedback. Ele ocorre de maneira informal, sem a necessidade de documentação ou de periodicidade, e se recomenda que seja constante.

O feedback permite o estabelecimento de uma relação de confiança entre o líder e o liderado, ele faz com que os avaliados queiram investir ainda mais em seu desenvolvimento, melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para si mesmos e para a organização.

A avaliação de desempenho e o feedback podem trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas de uma organização, seja qual for o seu tamanho. Com ela o gestor pode modificar o clima de trabalho, investir em treinamentos, desenvolvimentos e melhorar a produtividade.

Conheça as vantagens da avaliação de desempenho

– Clarifica os resultados esperados dos colaboradores;

– Orienta os colaboradores constantemente sobre o seu desempenho, buscando desenvolver as suas competências;

– Possibilita o levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento, assim como a identificação de novos talentos dentro da empresa;

– Aprimora o relacionamento entre gestores e colaboradores;

– Transmite transparência nas ações;

– Contribui para a melhoria no clima de trabalho.