O que fazer com o resultado da Avaliação de Desempenho?
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O que fazer com o resultado da avaliação de desempenho?

avaliação de desempenho é um processo estratégico do RH, fundamental para garantir o sucesso da corporação no mercado.

Por meio dela é possível que os colaboradores possam se conscientizar dos pontos positivos e negativos da sua postura no trabalho.

Porém, é comum que os gestores saibam coletar dados, mas não tenham noção do que fazer com os eles. Por isso, preparamos este artigo especialmente para que você saiba o que fazer com o resultado da avaliação de desempenho.

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Qual a importância da avaliação de desempenho para a empresa?

Conhecer a equipe é fundamental para desenvolver boas estratégias para o negócio progredir. A avaliação de desempenho favorece não só este processo, mas permite também que os colaboradores possam se autoconhecer. Com ela você realiza um diagnóstico que possibilita que o time possa ver seus pontos positivos e negativos para promover melhorias.

A análise da performance estimula a conscientização dos profissionais e o estabelecimento de metas de crescimento. Além disso, ela propicia também um momento em que os gestores podem receber um feedback do time sobre a empresa.

Como criar planos de ação a partir do resultado da avaliação de desempenho?

Ao realizar uma avaliação, é fundamental que você saiba trabalhar com seus os resultados. Veja a seguir como realizar esse processo:

  • Trabalhe os dados com um feedback direto

Fornecer um feedback direto da avaliação de desempenho é fundamental para que o profissional se conscientize sobre os seus pontos fortes e fracos. Não basta coletar dados e analisar o desempenho do trabalhador, é preciso dar um retorno para que ele possa compreender como foi o estudo, perceber seus erros e acertos e desenvolver estratégias para melhorar cada vez mais.

Sem o feedback, a análise da performance se torna um processo sem funcionalidade e que não propicia nenhuma chance de crescimento. Porém ao dar um retorno ao trabalhador, você oferece a ele a chance de se aprimorar no trabalho, o que beneficia tanto a carreira dele quanto a sua empresa.

  • Trace um plano de metas

Uma forma de apoiar o colaborador em seu processo de melhoria após o recebimento do resultado da avaliação de desempenho é ajudá-lo a traçar um plano de metas. A proposta é de que ele possa melhorar as falhas apontadas e manter os aspectos positivos em sua conduta no trabalho.

Vocês podem traçar em conjunto um plano com uma média de 3 objetivos que estejam dentro da possibilidade do profissional. Não adianta estipular alvos inalcançáveis.

A ideia é construir metas sólidas, que sejam desafiadoras, mas que também respeitem os limites do trabalhador. Assim, o colaborador pode ter uma referência no seu cotidiano para saber em que patamar ele deseja chegar e o que é preciso ser feito para alcançar isso.

Outras dicas

  • Receba devolutivas sobre o ambiente de trabalho

Ao conversar com o profissional sobre a análise, é fundamental que você abra espaço para que ele possa falar. Muitas vezes, diversos processos na corporação podem afetar o seu time e gerar efeitos sobre o resultado da avaliação de desempenho.

Pense em um exemplo: a lentidão nas atividades pode estar ocorrendo porque os computadores estão com defeito e não por falha da equipe. Assim, ouça as críticas dos profissionais, registre e observe o que se repete no discurso do grupo. Procure se responsabilizar pelos problemas do empreendimento, buscando formas de solucionar essas questões.

Ou seja: na avaliação de desempenho não só o colaborador recebe uma devolutiva. É preciso que o gestor esteja aberto a escutar os profissionais.

  • Faça um acompanhamento contínuo

A avaliação de desempenho não deve ser realizada uma única vez. É preciso que ela seja periódica e contínua. Os resultados do processo devem ser analisados ao longo do tempo para verificar se as questões apontadas estão sendo solucionadas.

Na reunião de feedback, você apontou alguns pontos negativos e positivos da performance do colaborador e traçou metas de crescimento junto a ele. Depois dessa etapa, é importante observar se o profissional buscou melhorar as questões apontadas e se os objetivos elaborados estão realmente norteando as atitudes dele no trabalho.

Além disso, você teve a oportunidade de receber devolutivas da sua equipe sobre a empresa. Você buscou resolver os problemas indicados? As medidas realizadas contribuíram efetivamente para o cotidiano do seu time? Dê atenção a essas questões para que a avaliação de desempenho possa realmente gerar mudanças positivas no empreendimento.

Informatizar é fundamental 

Contar com ferramentas tecnológicas permite a você ter muito mais facilidade e efetividade na execução de tarefas. Isso é evidente tanto nos pequenos times quanto nas equipes numerosas. Com o uso de tecnologia, você pode gerenciar os resultados de forma mais ágil e prática, tendo acesso aos dados em tempo real na reunião de feedback com o funcionário.

Além disso, você pode acompanhar os avanços do colaborador ao longo do tempo ao utilizar as informações registradas no computador. Dessa forma, você evita a necessidade de consultar arquivos e pastas impressos, o que seria pouco efetivo e muitas vezes inviável.

Aplicar a tecnologia para a análise dos registros da avaliação de desempenho também favorece a realização de um estudo sobre o perfil da sua equipe. Esse conhecimento possibilita que você planeje medidas para o aperfeiçoamento, correção de problemas e para a manutenção dos pontos positivos do time.

A avaliação de desempenho é fundamental para o desenvolvimento da organização, pois ela permite que o colaborador fique ciente de como está sua performance. Mas ela não se esgota na coleta de dados, é importante trabalhar com os resultados do processo.

Para isso, você pode elaborar, juntamente com o profissional, um plano individual de metas, de forma que ele tenha um direcionamento para buscar o aprimoramento continuamente. Além disso, é importante receber um retorno sobre a corporação, pois muitos problemas de trabalho podem ter uma origem sistêmica.

Outro passo fundamental é fazer essas análises de forma contínua e também buscar informatizar os procedimentos. Isso porque a tecnologia torna as atividades mais ágeis e facilita o acompanhamento das melhorias ao longo do tempo.