Departamento Pessoal20 de fevereiro de 2025

Tendências de DP: o que esperar do futuro do setor

Conhecimento sobre dados, tecnologia e habilidades interpessoais são destaques em pesquisa exclusiva da Metadados

Tendências de DP: o que esperar do futuro do setor

Uma pesquisa exclusiva da Metadados mostra como os profissionais de Departamento Pessoal (DP) projetam o futuro do setor. Intitulada Tendências de DP, ela foi realizada entre 8 e 28 de outubro de 2024. Ao total, foram 19 questões respondidas por centenas participantes de forma anônima. O levantamento contou com quatro perguntas elaboradas para traçar o perfil profissional dos respondentes:

  • Você atua ou já atuou na área de Departamento Pessoal?

  • Cargo;

  • Tempo de experiência no DP;

  • Faixa de funcionários da empresa em que atua.

Outras 14 afirmações podiam ser respondidas conforme a Escala de Likert, com cinco possibilidades:

  • Discordo totalmente;

  • Discordo parcialmente;

  • Nem concordo nem discordo;

  • Concordo parcialmente;

  • Concordo totalmente.

A última questão era uma pergunta aberta para que os participantes indicassem quais competências consideram essenciais para o futuro profissional de DP.

Perfil dos participantes

A maior parte dos participantes da pesquisa está em cargos de assistente ou analista, seguidos por de coordenador ou supervisor. Em terceiro lugar, estão gerentes ou diretores. Por fim, situam-se os que não trabalham atualmente.

Pesquisa de Departamento Pessoal: perfil dos participantes

Outro aspecto relevante é que a maioria dos respondentes tem forte experiência na área. A maior parte deles tem mais de 10 anos de atuação no Departamento Pessoal. Em seguida, estão os profissionais com 5 a 10 anos de trabalho no DP. Depois, vêm os que têm experiência de 1 a 5 anos. Por fim, estão aqueles com até 1 ano na função.

Tempo de experiência no Departamento Pessoal

Quando a análise leva em consideração o número de colaboradores nas empresas em que os participantes da pesquisa atuam, o quadro com maior número de respostas é acima de 600 trabalhadores. A seguir, estão as com menos de 70 colaboradores. Empresas com 300 a 600 colaboradores aparecem quase empatadas com as que têm entre 100 e 200 funcionários. Em quinto lugar, estão as que têm entre 200 e 300 colaboradores. Por fim, aparecem aquelas que empregam entre 70 e 100 funcionários.

Quantidade de colaboradores em Departamento Pessoal

Cenário atual do DP

A pesquisa buscou compreender qual é a influência da tecnologia nos principais processos Departamento Pessoal. As respostas indicaram que o DP continua enfrentando dificuldades em algumas rotinas:

  • 80% dos participantes apontaram que o fechamento da folha ainda é propenso a erros, apesar dos avanços tecnológicos;

  • 89% entendem que o controle do ponto, a gestão de jornadas e o banco de horas são desafios recorrentes para o DP, apesar da digitalização.

Os profissionais de DP também responderam sobre a gestão de benefícios e o fechamento de rotinas anuais, como o 13º salário. Quer saber o posicionamento deles a respeito do assunto? Acesse o nosso report exclusivo e completo com as tendências e visão de especialistas sobre o futuro do DP! Cadastre-se agora para recebê-lo no seu e-mail.

Report: previsões e tendências para o Departamento Pessoal. Acesse!

Tendências para o futuro do DP

Uma das avaliações preponderantes é de que há uma mudança em curso nas atribuições do DP. O entendimento é de que os profissionais da área deixam de ter uma função meramente operacional e passam a ser cada vez mais estratégicos.

A habilidade de extrair e analisar de dados é um apontamento comum de especialistas para que o DP tenha essa característica estratégica. A pesquisa buscou compreender qual é a visão dos profissionais acerca da habilidade de trabalhar com dados e métricas nos próximos anos. As respostas indicam um alinhamento com a percepção dos especialistas de que esse será um fator relevante para o Departamento Pessoal.

O gráfico mostra o percentual de respostas para a seguinte afirmativa: “A demanda por conhecimentos em análise de dados e métricas de desempenho será cada vez mais importante para os profissionais de DP”:

Opiniões da pesquisa de Departamento Pessoal

As mudanças nas leis trabalhistas e a adaptação à tecnologia aparecem como desafios para a maioria dos respondentes. Mesmo assim, a maior parte está confiante na capacidade de continuar a desempenhar as próprias funções de maneira eficaz nos próximos 5 anos.

Assista ao vídeo com os principais insights da pesquisa Tendências de DP!

Acesse o vídeo do futuro do Departamento Pessoal!

Competências para o DP do futuro

A pesquisa foi elaborada com uma pergunta aberta para que os participantes listassem quais competências consideram essenciais para o futuro do DP. As que mais apareceram foram as soft skills. Algumas delas foram as seguintes:

  • Proatividade;

  • Adaptabilidade;

  • Aprendizagem contínua;

  • Inteligência emocional e comportamental;

  • Resiliência;

  • Clareza na comunicação;

  • Relacionamento interpessoal;

  • Capacidade de negociação;

  • Gestão de demandas e de tempo;

  • Ética.

Nas hard skills, alguns destaques foram:

  • Análise e inteligência de dados;

  • Programação de softwares e robôs;

  • Conhecimento sobre legislação trabalhista e previdenciária;

  • Gestão de processos;

  • Controladoria;

  • Domínio de Inteligência Artificial;

  • Raciocínio lógico.

Um dos respondentes sintetizou a expectativa a respeito dos profissionais do DP no futuro: “Este profissional terá que ser um analista de dados, gestor de projetos e ainda ter um pouco de psicologia organizacional”.

Outro destacou que o uso da tecnologia não elimina a necessidade do conhecimento humano: “Mesmo chegando tecnologias, continuará sendo necessário o profissional com amplo conhecimento para acompanhar, analisar, corrigir o que será feito. Afinal, IA ou outras tecnologias farão o que de fato estiver programado para fazer. Se configuramos a folha de pagamento de forma equivocada, será feito errado... Precisamos ter o conhecimento e atualização legislativas para acompanhar todo o processo e os resultados”.

Conclusão

A análise de dados e de métricas de desempenho, o conhecimento a respeito da legislação e a capacidade de se adaptar (inclusive às novas tecnologias) são três aspectos importantes para o futuro do DP na análise dos profissionais da área. Junto a isso, aparecem variadas habilidades interpessoais, as chamadas soft skills. É o que mostrou a pesquisa Tendências de DP, feita pela Metadados.

Os resultados apontam ainda que, mesmo com o avanço tecnológico, os profissionais de DP ainda enfrentam dificuldades em rotinas básicas. É o caso do fechamento da folha de pagamento, considerada muito suscetível a erros. Porém, com o avanço tecnológico, a expectativa é de que esses processos melhorem. Com isso, o DP deve passar a ter uma função mais estratégica dentro das organizações.

Se você já procura uma solução confiável para as suas rotinas, você precisa conhecer o Flow! A solução da Metadados para o Departamento Pessoal fornece uma experiência única, com fluidez e segurança para os seus processos de trabalho.

Banner do Flow, a solução de Departamento Pessoal para o RH!

Conheça quem escreveu o artigo

  • Flavia Noal
    Flavia Noal

    Flavia é jornalista com 15 anos de experiência em reportagem, produção de programas de rádio e assessoria de imprensa. Atualmente, é produtora de conteúdo da Metadados com atuação voltada aos diversos assuntos da área de Recursos Humanos.

Conteúdos que
você vai gostar