Quem é o profissional de DP: confira pesquisa exclusiva da Metadados
Estudo traça o perfil do Departamento Pessoal no país. Confira!

O profissional de Departamento Pessoal (DP) é uma peça-chave para o funcionamento das empresas brasileiras de todos os portes. Mas qual é o perfil, os desafios e as perspectivas desse profissional? Foi para responder a essas perguntas que a Metadados – especialista em softwares para o RH e o DP – realizou uma pesquisa inédita.
O estudo revelou um perfil qualificado e experiente. O DP está conectado à tecnologia e, ao mesmo tempo, atento para manter a segurança jurídica das empresas nas áreas trabalhista e previdenciária.
Quer saber mais? Confira os dados nesse artigo em que apresentamos os resultados do levantamento realizado entre 3 de outubro e 2 de novembro de 2025.
No período, 302 profissionais de DP responderam a um questionário com 22 perguntas direcionadas a traçar o retrato do setor no país.
Boa leitura!

Quem é o profissional de DP? Confira pesquisa exclusiva
Perfil demográfico
A pesquisa mostra que o DP brasileiro tem rosto, idade e trajetória bem definidos. O perfil é formado majoritariamente por mulheres, que representam 79% dos profissionais da área.

A faixa etária mais representativa está entre 36 e 45 anos, seguida pela de 46 a 55 anos. Isso demonstra um perfil maduro entre os profissionais de DP.

No quesito formação, o destaque é o alto nível de qualificação: 42% têm pós-graduação completa. É um índice expressivo, que confirma o esforço contínuo em se atualizar e manter um olhar técnico sobre a legislação.

Experiência profissional
No quesito experiência profissional, o dado que mais chama atenção é o tempo de atuação no Departamento Pessoal. A cada 10 participantes da pesquisa, seis têm mais de uma década de experiência no setor.

Os cargos mais citados são de assistente ou analista de DP, funções ligadas à execução e ao controle das rotinas trabalhistas e previdenciárias. Essa concentração reflete o papel operacional ainda predominante no setor, mas também o profundo conhecimento das regras e processos do DP.

Outro destaque é a atuação generalista: 66% dos participantes afirmam exercer funções que vão além das rotinas tradicionais do DP, envolvendo também atividades de Gestão de Pessoas e RH. Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra que a maior parte das empresas opera com equipes enxutas.
Mais da metade dos entrevistados trabalha em setores com até cinco pessoas. Há também um percentual significativo de profissionais que atuam sozinhos, concentrando toda a responsabilidade das rotinas trabalhistas.

Rotina profissional
Na rotina do profissional de DP, as tarefas que mais consomem tempo seguem um perfil histórico que envolve o cumprimento de obrigações trabalhistas. Admissões, gestão do ponto e fechamento da folha são as situações que mais demandam o tempo do DP.
Quando tratam de desafios na área, os profissionais apontam que as mudanças na legislação seguem como o principal ponto, com 27% das respostas. Depois, aparecem a falta de automação (26%) e o alto volume de tarefas (24%).
Em relação à área em que sentem mais insegurança jurídica, os profissionais apontaram a interpretação de convenções e acordos coletivos.
5 aspectos que mais geram insegurança jurídica
- Convenções e acordos coletivos
- Obrigações acessórias
- Jornada e horas extras
- Contratos e vínculos
- Adicionais de insalubridade, periculosidade e noturno
Apesar das dificuldades, 37% dos profissionais se sentem preparados para lidar com as atualizações legais, enquanto 35% afirmam sentir-se parcialmente prontos. Isso mostra um equilíbrio entre confiança e cautela, reflexo do perfil metódico e responsável do setor.
Uso da Tecnologia no DP
A percepção do profissional de Departamento Pessoal sobre a tecnologia é amplamente positiva. Para 8 em cada 10, as ferramentas digitais têm alto ou muito alto impacto na redução de erros e passivos trabalhistas.
No entanto, 16% ainda não possuem nenhum processo automatizado. Entre os que têm, a folha de pagamento e o controle de ponto são as áreas mais automatizadas.
A Inteligência Artificial (IA) já chegou ao DP, mas ainda não tomou conta do setor. Dos participantes da pesquisa, 48% dizem utilizá-la. A aplicação envolve automatização de tarefas, geração de relatórios e acompanhamento de atualizações legais, por exemplo.
O levantamento também indicou as áreas em que os profissionais de DP mais querem aplicação de tecnologia nos próximos anos. As cinco primeiras colocadas se conectam com situações de alta demanda de trabalho que geram sobrecarga ao DP. Confira:
- Automação de folha
- Jornada de trabalho e ponto
- Comunicação com colaboradores
- Obrigações acessórias
- Admissão
Atualizado e estratégico
Os resultados também revelam um profissional que busca referências, estuda e se adapta às novas demandas. Entre os temas mais estudados estão atualizações legais, IA aplicada ao DP e uso estratégico de dados no setor.
Esse foco de estudos vai ao encontro das principais apostas para o futuro do DP. Os profissionais acreditam que as maiores transformações do setor nos próximos anos envolverão automatização completa das rotinas operacionais, uso intensivo de IA e uma atuação mais estratégica, analítica e consultiva.
Conclusão
A pesquisa Panorama do DP 2025/2026 revela um setor que une tradição e transformação.
O Departamento Pessoal brasileiro é formado, em sua maioria, por profissionais experientes, qualificados e altamente comprometidos com a conformidade legal. Mesmo com equipes enxutas e uma rotina intensa, o DP mostra resiliência e capacidade de adaptação, com a tecnologia ocupando espaço relevante nas rotinas.
Os resultados da pesquisa reforçam a percepção de que o futuro do Departamento Pessoal é mais digital, analítico e consultivo. No entanto, a precisão, o controle e o zelo seguem como características relevantes do profissional de DP.
Se você quer conhecer outros resultados da pesquisa e saber o que especialistas pensam sobre o cenário do DP, baixe o relatório inédito Panorama do DP 2025/2026. É grátis e você pode entender em profundidade os comportamentos, expectativas e estrutura do setor. Nele, você confere cruzamento de dados e análise de especialistas.
Clique no banner e baixe o seu de forma gratuita.
































